Top 3: jogadores surpresa no Flamengo de Jesus em 2019

Rafael RibeiroNovembro 14, 20196min0

Top 3: jogadores surpresa no Flamengo de Jesus em 2019

Rafael RibeiroNovembro 14, 20196min0
A campanha do Flamengo neste Brasileirão de 2019 já se coloca entre as melhores da competição. Mas além dos jogadores de renome, quais peças foram importantes para que a equipa se tornasse a principal candidata ao título do ano? O Fair Play monta este top 3 para mostrar surpresas comandadas por Jorge Jesus nesta época!

Se, por um lado, Jorge Jesus conta com jogadores de renome no cenário do futebol brasileiro e mundial, por outro é possível destacar nomes considerados surpresa na equipa do Flamengo sob o comando do treinador português. É fato que o guarda-redes Diego Alves (Valência), Rafinha (Bayern de Munique), Filipe Luís (Atlético de Madrid) e Gabriel Barbosa (Inter de Milão, vindo de empréstimo do Santos) compõem o plantel de estrelas rubro-negro. Até mesmo De Arrascaeta (Cruzeiro) com um valor altíssimo tem moral como esses outros, formando a espinha dorsal de uma equipa equilibrada. Mas Jesus soube lidar também com outros jogadores que, mesmo não sendo tão famosos quanto estes já citados, também contribuem para a performance acima da média no campeonato brasileiro. O Fair Play monta este top 5 para apresentar detalhes sobre as surpresas que Jesus encaixou em uma equipa que está próxima de ser campeã brasileira.

Bruno Henrique

Bruno Henrique Pinto
Idade: 28 (30/12/1990)

Posição: Ponta de lança
Valor: 4,5 milhões de euros (Transfermarkt)

Bruno Henrique é o primeiro em nossa lista por estar entre a surpresa e a constatação. Isso porque o jogador já mostrou em outros momentos da carreira que pode ser uma peça importante quando está no relvado. Ao se destacar no Goiás em 2015, teve uma passagem um pouco apagada pelo Wolfsburg (ALE) entre 2016 e 2017, mas logo retornou ao Brasil para chamar a atenção, desta vez no Santos. Já em 2019, o Flamengo o adquiriu do Santos para montar um ataque que certamente teria o desfecho que está tendo. Ao lado de Gabigol, Éverton Ribeiro e Arrascaeta, são a equipa que mais fez golos em 2019 (só no Brasileirão são 68 golos, sendo 16 de Bruno Henrique). Bruno está sendo chamado de rei dos clássicos, já que neste ano está se destacando por fazer muitos golos principalmente em jornadas contra os principais rivais do Flamengo.

Bruno Henrique é um jogador extremamente ágil, sendo uma válvula de escape pelo lado esquerdo do relvado rubro-negro. Muitas vezes trocando de posições com Gabigol, consegue confundir os zagueiros e os deixar para trás quando corta para dentro da área afim de arriscar chutes (muitos dos golos sairam assim). Suas passadas largas são outra característica fácil de se notar, junto com a profundidade ao tentar jogadas muito próximas da linha de fundo. Não é a toa que Tite já o chamou algumas vezes neste ano para servir a Seleção Brasileira, ainda mais neste momento de início de transição de jogadores na equipa canarinha.

Bruno Henrique em sua apresentação no Flamengo (Foto: Oficial/Flamengo)

Gerson

Gerson Santos da Silva
Idade: 22 (20/05/1997)
Posição: médio defensivo
Valor: 13 milhões de euros (Transfermarkt)

Gerson também tem presença garantida neste Top 3, principalmente porque sua contratação trouxe também dúvidas quanto sua capacidade. Vendido do Fluminense à Roma por 18,6 milhões de euros, o brasileiro não conseguiu mostrar seu futebol em terras italianas. Foi emprestado à Fiorentina, onde talvez tenha dado sinais de que poderia evoluir. E assim o fez com Jorge Jesus, já no Flamengo de 2019, ao ser contratado por algo em torno de 12 milhões de euros. As dúvidas deram lugar à admiração, não só pelo futebol apresentado mas também pela evolução e rápida adaptação ao estilo de jogo proposto por Jesus, onde Gerson é o equilíbrio entre defesa e ataque, fazendo a ligação de maneira rápida, objetiva e com qualidade, para os homens do ataque sempre criarem chances de golo.

Ao mesmo tempo em que atua como uma proteção aos zagueiros, Gerson hoje apresenta muitas qualidade ofensivas. Recuado no meio de campo flamenguista, Gerson consegue contribuir de maneira eficaz na saída de bola, oferecendo muito mais perigo aos rivais do que somente defendendo seu relvado. Para se ter uma ideia da importância do que está apresentando neste ano, Gerson é apontado por muitos especialistas como o principal jogador da equipa, por vezes dividindo opiniões deste protagonismo com Gabigol e Bruno Henrique. Os números discretos não mostram o que o jogador realmente faz em campo. São somente duas assistências para golo, e somente dois golos no Brasileirão. Mas ainda assim, tem uma média de 7 confrontos 1×1 ganhos por partida, 3 grandes chances criada também por jogo, e somente dois cartões amarelos em toda a competição, um número muito baixo para a posição do jogador.

Gerson tem uma média muito boa de duelos vencidos por jogo (Foto: Twitter/Flamengo)

Reinier

Reinier Jesus Carvalho
Idade: 17 (19/01/2002)
Posição: médio ofensivo
Valor: 15 milhões de euros

Reinier é o jovem destaque do Flamengo. Deste Top 3, é aquele que mais apresenta potencial (muito por sua idade) para figurar em uma grande equipa na Europa em breve. Mesmo com grande concorrência no setor ofensivo da equipa carioca, que conta com Éverton Ribeiro e Arrascaeta como principais nomes no meio de campo, quando Reinier é acionado, não deixa a desejar. São 10 jornadas pelo Brasileirão, sendo cinco como titular e outras cinco entrando ao longo da partida. Nestes jogos, já fez quatro golos e deu duas assistências, em momentos decisivos para o Fla nesta caminhada rumo ao título de 2019 (como por exemplo em jogo recente, na 32ª jornada, contra o Bahia, em um difícil jogo vencido por 3-1).

Cromo carimbado nas Seleções Brasileiras de base, foi até alvo de certa polêmica quando o Flamengo decidiu não o liberar para jogos das categorias de base do Brasil, contando que poderia auxiliar o Flamengo em jogos importantes. Com isso, aumentou ainda mais seu valor, já que ao não ir para a seleção brasileira, brilhou pelo time em vitória contra o Fortaleza, na jornada 26 do Brasileirão, por 2-1, com golo dele. Seu valor estimado está na casa dos 20, 30 milhões de euros, e apesar do Flamengo não falar de imediato em sua venda, já que acertou sua renovação de contrato até 2024, é certo que será um nome bastante falado na próxima janela de transferências. Outros nomes como da dupla de centrais Rodrigo Caio e Pablo Marí, além do outro médio defensivo Willian Arão, são nomes de destaque e que cresceram sob a orientação de Jorge Jesus.

Reinier comemora golo contra o Fortaleza, após não ser liberado para a Seleção Brasileira de base (Foto: Divulgação/Flamengo)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter