Top 3: captando os melhores jogadores de Agosto pela CBF

Rafael RibeiroSetembro 8, 20205min0

Top 3: captando os melhores jogadores de Agosto pela CBF

Rafael RibeiroSetembro 8, 20205min0
Neste ano teremos a novidade da eleição dos melhores jogadores do Brasileirão a cada mês, escolhidos por 35 jornalistas espalhados pelo Brasil, e o Fair Play analisa detalhes do Top 3 de Agosto!

O Brasileirão de 2020 teve seu início em Agosto e para este ano a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) lançou o prêmio de melhor jogador do mês, que será dado por votação de 35 jornalistas escolhidos pelo Brasil. A divulgação mensal conta com os votos de 1º, 2º e 3º colocados para cada, até que se defina a ordem dos mais votados. O Fair Play pega carona nesta lista e analisa cada um dos três primeiros colocados, quem são e o que fizeram de importante para suas equipas neste mês.

Thiago Galhardo (Internacional)

Idade: 31 anos (20/07/1989)
Posição: Médio ofensivo/Avançado
Valor: 1 milhão de euros (Transfermarkt)

Thiago Galhardo, improvisado no ataque, é líder em golos (6) no Brasileirão (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)

Sem dúvidas, Thiago Galhardo merece a primeira colocação, por sua versatilidade e rendimento. O Internacional é líder do Brasileirão neste momento e graças aos golos (6, artilheiro até agora) e assistências (3, também líder ao lado de Marinho do Santos e Fernando Sobral do Ceará) do jogador. E estes números citados aparecem em um momento importante para o jogador, já que o Internacional perdeu seu principal jogador, Paolo Guerrero, que sofreu uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito, e ele teve que ser improvisado do meio campo para o ataque.

Sendo a referência nos jogos para companheiros que se estabilizaram no meio de campo colorado, como Boschilia, Patrick, Edenílson e Rodrigo Lindoso, Galhardo rendeu não apenas em golos mas também em posicionamento. Bem servido de meio campistas, com a presença de luxo de D’Alessandro entrando ao decorrer das partidas e sem um jogador encaixado no ataque (Peglow, Yuri Alberto e Marcos Guilherme ou não estiverem bem ou não são exatamente da posição), o Inter conquistou cinco vitórias, e apenas uma derrota no mês.

Marinho (Santos)

Idade: 30 anos (29/05/1990)
Posição: Extremo
Valor: 1,3 milhões de euros (Transfermarkt)

Marinho também teve destaque, e aparece na segunda colocação no mês. A colocação também faz jus aos 4 golos na competição, e 3 assistências, mesmo que sua equipa tenha alternado bons e maus momentos (o Santos é o sétimo colocado, obtendo em Agosto duas vitórias, um empate e três derrotas). Marinho forma o trio de destaque do Santos ao lado de Soteldo (extremo habilidoso) e João Paulo, a revelação santista em sua meta, sendo muito exigido e tendo correspondido com boas defesas.

Infelizmente, vale destacar também o episódio de racismo ocorrido com Marinho neste início de Brasileirão, por parte de um integrante de uma rádio brasileira (que já foi demitido) mas que acabou dando mais destaque ao jogador. Aqui, será lembrado pelo seu bom futebol, mas também por não se calar diante de uma luta constante. Marinho, que ficou conhecido por sua boa passagem no Vitória, foi à China, no Changchun Yatai (por 5 milhões de euros) retornou ao Grêmio e, após instabilidades, retornou ao melhor momento pelas beiradas do relvado no Santos.

Marinho segue sendo o homem mais eficaz do Santos (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Germán Cano (Vasco da Gama)

Idade: 32 anos (02/01/1988)
Posição: Avançado
Valor: 2,6 milhões de euros (Transfermarkt)

Cano é a boa surpresa do Vasco neste início de Brasileirão. O jogador, que chegou neste ano ao Brasil, vestiu a camisola 14 e assinou um contrato de duas épocas, teve o ápice de seu valor de mercado em 3,3 milhões de euros, quando no Independiente Medellín (ARG), até 2019, mas chegou à custo zero para o Vasco depois do término de seu vínculo. Uma excelente aquisição para um jogador aguerrido, que se doa em campo, mas que também exibe técnica no momento do arremate.

O Vasco chegou a liderar a competição em Agosto, mas hoje está na quarta colocação, nada tão mal como as previsões diriam. Em Agosto, foram três vitórias, um empate e uma derrota, além da participação já nas fases iniciais da Copa do Brasil, eliminando o Goiás. Para Germán, são cinco golos no Campeonato Brasileiro, vice artilheiro atrás de Galhardo, o que rendeu inclusive menção do jogador no Twitter da FIFA (veja abaixo). Cano é desses avançados que recentemente se mostram em falta no Brasil, a não ser pelos mais experientes que ainda estão por aqui (como Fred, Diego Tardelli, Ricardo Oliveira, Jô).

As menções honrosas ficam também para Nene, meio campista do Fluminense, e a dupla de defensores Leandro Castán (central do Vasco) e Diego Alves (guarda redes do Flamengo) por serem os primeiros deste setor do campo na votação, quinto e sexto colocado respectivamente. Para entende a votação, os jogadores recebem votos para primeiro, segundo e terceiro colocados, sendo que ao receber o voto para primeiro, recebe 5 pontos. Se segundo, recebe 3 pontos, e se for escolhido como terceiro, recebe 1 ponto. Galhardo recebeu 31 dos 35 votos para primeiro, e por isto liderou com 165 pontos. Quais serão os jogadores escolhidos para os próximos meses? O Fair Play continuará acompanhando.

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter