Santos ainda luta e Portuguesa agoniza no Paulista 2023
O Paulista 2023 chega à sua última jornada da primeira fase e o Trio de Ferro (Corinthians, Palmeiras e São Paulo) já se garantiu nos quartos de final. Restam algumas vagas e o Santos luta com todas as forças para continuar a ter chances no certame. Por outro lado, a Portuguesa agoniza diante do iminente rebaixamento.
Vamos analisar os confrontos grupo a grupo e palpitar sobre as reais chances de cada equipa, não só ao fim da primeira fase, como também nos quartos de final, que a exemplo das épocas anteriores, será em jogo único.
Grupo A
No grupo A, Bragantino já conquistou o primeiro lugar, o que garante a decisão dos quartos de final em sua casa, a bela cidade de Bragança Paulista. A equipa mostra um futebol consistente e certamente é favorita para o confronto dos quartos, independente do adversário.
Na corrida pela outra vaga, Botafogo e Santos disputam cabeça a cabeça os últimos 3 pontos. Enquanto o Botafogo recebe o já classificado São Paulo em seus domínios, o Peixe terá que viajar para Itu, onde enfrentará o Ituano, curiosamente ameaçado e ao mesmo tempo postulante à vaga nos quartos de final.
Pelo nível de futebol que o Santos mostrou nesta época, acredito mais num resultado favorável ao Ituano e na classificação do Botafogo. Se isso ocorrer, será o quarto ano seguido sem o Peixe nas semifinais, com um agravante: a Taça do Paulista esse ano terá uma coroa em homenagem ao Rei Pelé. Mais um motivo para que o Santos mantenha-se firme na busca do troféu. Alerta vermelho na Vila Belmiro!
Grupo B
Enquanto no Grupo A a briga é por vaga, o Grupo B já definiu a classificação. A última jornada será apenas para definição dos primeiro e segundo lugares. O São Paulo vai enfrentar o Botafogo a lutar por uma vaga em Ribeirão Preto, e o Água Santa enfrentará o todo poderoso São Bernardo na cidade que dá nome à equipa. É um clássico regional, e neste jogo tudo pode acontecer. De qualquer forma, não importa quem ficará em primeiro ou em segundo, acredito numa vitória do São Paulo nos quartos de final. Um detalhe curioso é que caso o Tricolor confirme o primeiro lugar, o jogo decisivo contra o Água Santa será no Allianz Parque, por um acordo feito entre o Tricolor e o Verdão.
Grupo C
No grupo C a briga é na parte de baixo. Ituano, São Bento e Ferroviária estão com a corda no pescoço, enquanto o Corinthians já classificado navega em águas tranquilas. É o grupo mais fraco do certame. No topo, o Timão já definiiu o mando para os quartos de final. Acredito numa classificação tranquila do Alvinegro às meias finais, sem maiores problemas, independente do adversário. O técnico Fernando Lázaro parece fazer um bom trabalho à frente do Corinthians, que está em paz com sua torcida após a tumultuada saída do português Vitor Pereira.
Grupo D
Donos das duas melhores campanhas do certame, Palmeiras e São Bernardo estão a disputar de forma eletrizante o primeiro lugar não só do grupo, como também da classificação geral do campeonato. Por conta dessa briga ponto a ponto, o técnico Abel Ferreira não poupou jogadores como costumou fazer nos anos anteriores. O Verdão enfrenta o Guarani em Campinas, equipa que não luta por mais nada no campeonato, enquanto o São Bernardo terá que superar o rival regional que está a lutar pela liderança de seu grupo. Acredito não só na liderança do Palmeiras no grupo, como também na vitória do confronto decisivo pelos quartos de final.
E na parte de baixo…
Na outra ponta da tabela, a fugir do rebaixamento, São Bento, Ituano, Ferroviária e Portuguesa brigam para permanecer na elite do futebol paulista. Estas equipas mostraram um futebol pífio, violento e pouco criativo ao longo das 11 jornadas e agora terão que se esforçar muito para conseguir o mérito da permanência.
O maior destaque negativo é a Portuguesa de Desportos, que já foi considerada como time grande no passado e hoje não passa de uma doce lembrança do público paulista. A equipa surpreendeu a todos no ano passado, quando voltou à elite, mas ao que tudo indica essa ascensão meteórica durará muito pouco, pois a Lusa é séria candidata não só a volter para a Série A2, como também a ser a última colocada da competição.