Movimentação no mercado favorece a Seleção Brasileira?

Rafael RibeiroJulho 3, 20225min0

Movimentação no mercado favorece a Seleção Brasileira?

Rafael RibeiroJulho 3, 20225min0
O mercado já revelou jogadores brasileiros encontrando novas equipas para a próxima época. Será a hora correta prestes à Copa do Mundo?

Diferentes nomes estão movimentando o mercado. Falando especificamente dos brasileiros que trocaram de equipas recentemente, e até aqueles que ainda podem fazer as malas rumo a outros destinos europeus, o que aceitar uma transferência neste mercado pode influenciar em uma possível convocação para a Copa do Mundo no Catar ao final de 2022? Tite segue atento a estes nomes: Richarlison, Gabriel Jesus e Neymar Jr. O que possuem em comum? É o que o Fair Play tentará abordar aqui.

Richarlison nos Spurs

A interessante movimentação que envolve um nome brasileiro é a de Richarlison, que deixou o Everton rumo ao Tottenham. O avançado custou aos cofres do Tottenham algo em torno de 50 milhões de libras, mais 10 milhões em possíveis bônus. O maior valor de mercado do jogador mesmo após uma época em que não conseguiu mostrar o seu melhor, e que colocou em dúvida sua titularidade tanto no antigo quanto no futuro time.

Richarlison terá de provar seu valor dentro do relvado para garantir a titularidade e, como estamos debatendo aqui, a sua convocação para a Copa do Mundo. Pombo, como é apelidado, também não tem lugar garantido, e até deixou de estar em algumas convocações, seja por lesão ou opção do treinador Tite. A principal vitrine para RIcharlison até a Copa será a Champions League, competição que disputará pela primeira vez. Ao lado dos brasileiros Emerson Royal e Lucas Moura (o primeiro também com chances de convocação), Richarlison tem plenas condições de mostrar trabalho e ser convocado.

Gabriel Jesus nos Gunners

Outro brasileiro que movimentou o mercado foi Gabriel Jesus. Após cinco épocas e meia no City, o avançado, que também vestirá a camisola 9 no Arsenal, mudou de ares ao entender que suas chances seriam diminuídas após a chegada de Haaland a Manchester. A verdade é que, mesmo após a saída de Aguero e ainda que fosse muito consistente em seus jogos, Gabriel Jesus nunca chegou a ser o principal jogador de Guardiola, tendo recentemente lutado sem muito êxito em conseguir a titularidade no esquema do treinador espanhol.

Assim como Richarlison, Jesus também terá de lutar por uma vaga como titular, e por consequência provar que deve continuar a fazer parte dos convocados por Tite. Mas diferente de seu compatriota, ele terá, no Arsenal, um status maior. Após a venda por 45 milhões de libras, Gabriel Jesus deverá ter o maior salário do plantel, e mesmo não jogando esta edição da Champions League, terá a Premier League para cravar de vez a vaga na seleção antes da Copa. Com o aumento no número de vagas para a competição de seleções, é provável que ele tenha o espaço desejado.

Gabriel Jesus deixará de usar a 9 em branco e azul para usar a 9 em vermelho (Foto: Getty Images)

Neymar Jr., Raphinha, Antony, todos de mudança?

Sem ainda se concretizarem, outras mudanças podem afetar o futuro de jogadores brasileiros, tanto em novas equipas quanto também na Seleção Brasileira. O mais midiático deles é Neymar Jr. Mesmo declarando publicamente que gostaria de permanecer em Paris para defender o PSG enquanto seu contrato é válido, e até mesmo com rumores de que ele teria ativado uma suposta cláusula que garante sua permanência, a renovação de Mbappé e sua também suposta vontade de que o brasileiro seja negociado pode pesar para que a equipa francesa desista de sua continuidade. Com isso, rumores de uma ida ao Chelsea crescem cada vez mais.

Para Neymar, estar na Premier League, em condições físicas de disputá-la, será a grande chance de voltar a ter um grande protagonismo dentro de uma época, isso somado a condução de uma excelente performance na Copa do Mundo. O melhor jogador brasileiro em atividade só perderá sua presença na Copa do Mundo por uma possível lesão. Se isso não ocorrer, a mudança para Londres e a chegada à Premier League só serão a consolidação de Neymar na melhor das prateleiras de jogadores brasileiros no velho continente. Mas será que isso vai ocorrer?

Neymar quer ficar, mas o PSG pode negociá-lo com o Chelsea (Foto: Getty Images)

Além disso, Raphinha é outro que pode rumar ao Chelsea. De saída do Leeds, o jogador brasileiro também teria mostrado interesse em defender o Barcelona. É mais um bom nome, que, aliando um bom começo de época europeia ao aumento do número de convocados para o Catar, pode estar na lista de Tite. O mesmo ocorre com Antony, que teve uma ascensão estratosférica desde sua saída do São Paulo rumo ao Ajax, e que agora interessa ao Manchester United. Também é um nome que deve ser levado em consideração a depender de continuar seu bom rendimento a medida em que o mês do Mundial chega. E você, levaria todos esses nomes para a Copa do Mundo?


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter