CONMEBOL define datas e horários para volta da Libertadores 2020

Renato SalgadoAgosto 27, 20207min0

CONMEBOL define datas e horários para volta da Libertadores 2020

Renato SalgadoAgosto 27, 20207min0
Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo, Internacional, Grêmio e Athletico estão na competição. A Conmebol definiu a volta da Copa Libertadores, com reinício previsto para o dia 15 de setembro. Todas as partidas serão com portões fechados.

Após quase quatro meses paralisada, a Libertadores já tem uma data para retornar. Após uma reunião por videoconferência, a Conmebol definiu que a bola voltará a rolar a partir do dia 15 de setembro. Além disso, também foi decidido que a Sul-Americana volta em 27 de outubro. Com isso, as finais de ambos os torneios devem atravessar a temporada de 2020 e ocorrer apenas no início de 2021, assim como o Campeonato Brasileiro. O palco da decisão da Libertadores, que estava previsto para ser o Maracanã, ainda será avaliado conforme o decorrer da pandemia.

Ainda faltam 11 datas para que a maior competição de clubes da América se encerre. Até o momento, apenas duas rodadas da fase do grupos foram disputadas. Já a Sul-Americana tem pela frente nove datas. Portanto, o calendário brasileiro, que já estava mais apertado com a nova definição da CBF, passa a ficar ainda mais corrido para os times que disputam as competições internacionais. Há apenas 11 datas livres para a realização dos jogos sul-americanos.

Sete clubes brasileiros lutam para avançar às oitavas de final. A competição foi suspensa em março, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). O Athletico-PR fará o jogo de reabertura fora de casa, na altitude Cochabamba (Bolívia), contra a equipe do Jorge Wilstermann, no estádio Félix Capriles. O Santos entra em campo na mesma data: o Peixe receberá o Olímpia (Paraguai), na Vila Belmiro, às 21h30. No dia 16 de setembro serão mais três confrontos de equipe nacionais: a partir das 19h15, o Internacional encara o América de Cali (Colômbia), no Beira Rio. Na sequência, às 21h30, o Grêmio encara fora de casa o Universidad Católica (Chile), no San Carlos de Apoquindo. Enquanto o Palmeiras duela contra o Bolívar (Bolívia), no Hernando Siles.

São Paulo e Flamengo serão os últimos a retornarem à competição continental. No Morumbi, o Tricolor Paulista joga contra River Plate (Argentina), às 19h. E, por fim, o Flamengo enfrenta o Independiente del Valle (Equador), a partir das 21h, no Olímpico de Atahualpa. As outras três rodadas da Fase de Grupos também foram detalhadas. Esta etapa prossegue até 22 de outubro. Já a Copa Sul-Americana, também organizada pela Conmebol, tem retorno previsto para 27 de outubro. O torneio foi suspenso junto com a Libertadores, quando seria disputada a Segunda Fase. O sorteio dos confrontos, por enquanto, não foi realizado. Dois clubes brasileiros prosseguem na busca pelo título: Bahia e Vasco

Veja os jogos dos brasileiros (horários de Brasília):

Athletico
15/09 – Jorge Wilstermann x Athletico (19h15)
23/09 – Athletico x Colo Colo (19h15)
29/09 – Athletico x Jorge Wilstermann (21h30)
20/10 – Peñarol x Athletico (21h30)

Flamengo
17/09 – Independiente del Valle x Flamengo (21h)
22/09 – Barcelona x Flamengo (19h15)
30/09 – Flamengo x Independiente del Valle (21h30)
21/10 – Flamengo x Junior (21h30)

Grêmio
16/09 – Universidad Católica x Grêmio (21h30)
23/09 – Internacional x Grêmio (21h30)
29/09 – Grêmio x Universidad Católica (19h15)
22/10 – Grêmio x América de Calli (21h30)

Internacional
16/09 – Internacional x América de Cali (19h15)
23/09 – Internacional x Grêmio (21h30)
29/09 – América de Cali x Internacional (21h30)
22/10 – Universidad Católica x Internacional (21h30)

Palmeiras
16/09 – Bolívar x Palmeiras (21h30
23/09 – Guaraní x Palmeiras (21h30)
30/09 – Palmeiras x Bolivar (19h15)
21/10 – Palmeiras x Tigre (21h30)

Santos
15/09 – Santos x Olímpia (21h30)
24/09 – Delfin x Santos (23h)
01/10 – Olímpia x Santos (19h)
20/10 – Santos x Defensa y Justicia (19h15)

São Paulo
17/09 – São Paulo x River Plate (19h)
22/09 – LDU x São Paulo (21h30)
30/09 – River Plate x São Paulo (21h30)
20/10 – São Paulo x Binacional (21h30)

Conmebol busca interessados na Libertadores após Globo pedir rescisão de contrato

A Conmebol corre contra o tempo para evitar que vários jogos da Copa Libertadores, inclusive de times brasileiros, não tenham transmissão para o País. A competição voltará a ser disputada em 15 de setembro e, por enquanto, apenas o canal Fox Sports vai exibir as partidas, mas não todas. A TV Globo pediu rescisão de contrato por causa da crise financeira em razão do novo coronavírus, assim como a DAZN fez com o acordo pela Copa Sul-Americana.

Tanto Globo como DAZN alegaram que os valores pagos anteriormente para a Conmebol são inviáveis no momento, já que a receita de ambos despencou nos últimos meses. Assim, a entidade que administra o futebol sul-americano decidiu oferecer a transmissão dos jogos para diversos canais e meios de comunicação. A própria Globo é uma das que negociam. Caso aconteça um acerto, os valores sem bem menores o que o contrato anterior. Paralelamente, a Conmebol conversa também com outros canais da TV aberta e com a ESPN Brasil, que em razão da parceria com a Fox Sports – após a compra da Fox pela Disney – deve passar alguns jogos.

O Estadão apurou que existe um interesse mútuo entre Globo e Conmebol para que o acordo seja refeito. Entretanto, a entidade espera que outros interessados apareçam com valores maiores para pressionar a emissora carioca. Até o momento, a Turner, responsável pelo canal TNT, não demonstrou interesse em entrar na disputa. De todas as emissoras de sinal aberto, quem mais demonstrou interesse foi a Rede TV!. A Conmebol também conversa com o Facebook, que já passa um jogo por rodada, nas quintas-feiras, e poderia aumentar o número de transmissões.

A tendência é que aconteça um acerto da Globo com a Conmebol, mas outras emissoras podem passar a fazer transmissão também. Com o fim da exclusividade, a tendência é que a disputa pela audiência seja ainda maior. Vale ressaltar que os direitos de transmissão da Copa Libertadores nada tem a ver com a Medida Provisória 984, que determina que os direitos de transmissão dos jogos passem a ser dos times mandantes. Essa decisão tem validade apenas para jogos de competições nacionais.

COPA SUL-AMERICANA – A indefinição sobre a transmissão da Libertadores afeta também a Copa Sul-Americana. O torneio tem exibição exclusiva da DAZN, mas se realmente o canal de streaming não conseguir manter o acordo, é possível que não tenha transmissão dos jogos para o Brasil. Mas como o torneio voltará a ser realizado apenas em outubro, a pressa é um pouco menor. De qualquer forma, o torneio também tem sido usado como “barganha” pela Conmebol para tentar conseguir fechar um acordo visando a Libertadores.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter