Brasileirão 22 encerra o primeiro turno com surpresas

Marcial CortezJulho 25, 20225min0

Brasileirão 22 encerra o primeiro turno com surpresas

Marcial CortezJulho 25, 20225min0
O Brasileirão 22 chegou na metade. Palmeiras lidera a competição após o encerramento do primeiro turno, seguido de perto por Corinthians e Fluminense. Enquanto isso, Flamengo e Atlético ainda buscam um lugar ao sol.

O Brasileirão 22 chegou à metade. O Palmeiras encerrou o primeiro turno na liderança após a vitória por 2-1 contra o Internacional no Allianz Parque, em São Paulo. E pra quem esperava equipas como Flamengo e Atlético Mineiro na sequência, vem a primeira surpresa: o top 3 do campeonato é formado por Corinthians e Fluminense, além do líder.

A briga pela vaga na Libertadores

No alto da tabela, o primeiro turno fechou com Palmeiras, Corinthians, Fluminense, Atlético Mineiro, Athletico Paranaense e Flamengo. Se o certame acabasse hoje, estas seriam as equipas classificadas para a Libertadores 2023. Quem surpreende neste primeiro pelotão é o Corinthians, cujas previsões no início do campeonato não eram das melhores. Seus adeptos já falam em conquistar o título, e para isso será primordial uma vitória contra o maior rival no returno, em duelo que já tem data marcada para o dia 13 de agosto.

Outra grata surpresa desse pelotão é o Fluminense, que terminou a primeira metade do certame à frente dos favoritos Flamengo e Galo. O time comandado por Fernando Diniz aprumou na competição e seus adeptos também estão muito confiantes no título desta época.

A decepção ficou por conta dos apontados como favoritos Flamengo e Galo (que recentemente anunciou a volta do técnico Cuca), que fecharam o primeiro turno a nove e a sete pontos do lĩder, respectivamente.

Ao que tudo indica, a briga pela vaga para a Glória Eterna em 2023 seguirá com estas equipas, com Internacional e Bragantino correndo por fora.

Corinthians surpreende e fecha o turno em segundo lugar. Foto: Rodrigo Coca / Ag Corinthians

O insosso meio da tabela

O meio da tabela mostra algumas equipas que estão a decepcionar nesta edição do Brasileirão. A primeira delas é o São Paulo, que não consegue se estabelecer nos jogos fora do Morumbi e nas últimas jornadas não conseguiu êxitos contra seus adversários mesmo ao jogar em seu próprio território. O Tricolor oscila demais e o resultado aparece na classificação. A equipa finalizou o primeiro turno na desagradável décima colocação. Conseguiu a proeza de ficar atrás do Santos, que era apontado no início do campeonato como certo para brigar contra o rebaixamento.

A equipa da Baixada Santista faz um campeonato regular dentro de suas condições técnicas e financeiras. O Peixe trocou de técnico e agora está nas mãos de Luiz Carlos Lorenzi, mais conhecido como Lisca Doido. Junto a Santos e São Paulo, o meio da tabela conta com o Botafogo e o Ceará, que se de um lado não empolgam, por outro também não decepcionam.

Botafogo não decepciona, mas também não empolga.
Foto: Vitor Silva / Botafogo

A briga pra fugir da queda

Se o meio da tabela está sem graça, a compensação vem por meio das equipas que estão a fugir do rebaixamento. Praticamente as 10 equipas, do décimo primeiro ao vigésimo lugar, correm riscos de cair este ano. A diferença de pontos entre eles é de apenas nove pontos, ou seja, em três rodadas uma equipa pode sair da lanterna para a primeira página da tabela.

A maior decepção nesse bloco, sem sombra de dúvida, é o Fortaleza. A equipa que está nos quartos de final da Copa do Brasil faz uma campanha muito ruim no Brasileirão e fechou o primeiro turno em último lugar, com apenas 15 pontos. Outras equipas que dificilmente permanecerão na elite no ano que vem compôem o bloco formado por Juventude, Atlético Goianiense e Coritiba, que fecharam o turno na zona da degola.

Mas eles não são os únicos. Cuiabá, Avaí, América e Goiás também estão a fazer campanhas bem irregulares e seus adeptos estão bem preocupados.

Fortaleza: Risco de queda iminente. Foto: Van Campos

E o futuro?

O futuro já chegou. Nessa semana vai começar o returno e assim o Brasileirão avança rumo ao seu final. Algumas equipas trocaram de técnico, outras se reforçaram na janela de transferência e outras ainda perderam jogadores importantes.

Além disso, outras competições importantes como a Copa do Brasil e a Libertadores avançam às suas fases finais e chegará o momento em que as grandes equipas terão que priorizar campeonatos. O cenário do primeiro turno é um retrato de tendências, mas não significa que irá se manter até novembro.

Meu palpite é Palmeiras campeão, Corinthians vice e as vagas para a Libertadores se manterão as mesmas. No meio da tabela também não mudará muita coisa, mas o Fortaleza escapa do rebaixamento e as equipas a cair serão Juventude, Goiás, Avaí e Coritiba.

Que comece o returno do Brasileirão 2022!

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter