Brasileirão Feminino chega à fase decisiva e Corinthians perde força
O Brasileirão Feminino 2022 encerrou a fase preliminar da competição. Após 15 longas e cansativas jornadas, chegamos à fase final. Classificaram-se oito equipas que agora irão disputar os quartos de final em jogos de duas mãos. Também definiram-se as equipas rebaixadas à Serie A2 em 2023.
A Zona da Degola
Em 13o lugar, as meninas do São José, que já foi a principal força nacional do futebol feminino, não conseguiram obter pontuação suficiente pra manter a Águia do Vale na elite do futebol feminino do Brasil. Na décima quarta posição, o ESMAC é a equipa que fará companhia ao São José. O ESMAC fez uma péssima campanha e não conseguiu se manter na divisão principal. Aliás, das quatro equipas rebaixadas, três vieram da Série A2 na época passada, ou seja, não conseguiram montar times suficientemente fortes para permanecer na elite. Assim, a próxima rebaixada da lista é o Bragantino, que também subiu no ano passado com o título do certame, mas não conseguiu fazer uma boa campanha. Finaliza o quadro dos rebaixados a equipa do Cresspom, de Brasília.
Dos que subiram no ano passado, somente a equipa do Atlético Mineiro conseguiu ficar na Série A1, mas não obteve pontuação pra disputar a fase final da competição.
Os Classificados para os Quartos de Final
A briga pelo oitavo lugar, que só foi definido na última jornada da primeira fase, foi eletrizante. Na cidade de Gravataí, no Rio Grande do Sul, o Grêmio empatou a partida contra o já classificado Corinthians com um gol de Laís aos 85 minutos de jogo. O resultado foi 2-2 e com isso o Santos foi eliminado, o que garantiu o lugar à equipa gaúcha. O Grêmio agora vai enfrentar o líder Palmeiras, que somou 37 pontos e fez a melhor campanha da primeira fase. O sétimo lugar ficou com a Ferroviária, que aplicou uma sonora goleada no até então já rebaixado Cresspom por 5-0.
As outras seis equipas já entraram na última jornada com a classificação garantida e apenas lutavam por uma posição melhor na tabela e a vantagem de decidir a segunda mão em casa. O São Paulo confirmou a vice liderança ao ganhar do São José por 3-1. O Internacional obteve a terceira posição, mesmo com a derrota para o Avaí Kindermann em Santa Catarina. Real Brasília e Flamengo entraram na última jornada apenas para decidir quem ficaria com o quinto e o sexto lugares. O Real Brasília chegou na frente e garantiu a quinta posição.
Corinthians, a Decepção
Quem decepcionou foi o Corinthians. As Brabas ficaram em quarto lugar na classificação geral e, embora tenham conseguido a vantagem da segunda mão em casa, esperava-se mais do atual campeão e maior equipa do futebol feminino do país. O Timão só empatou com o Grêmio e perdeu a chance de subir mais uma posição na tabela. Ao mesmo tempo, o Corinthians observa a ascenção do atual vice-campeão, o Palmeiras.
Assim, os confrontos dos quartos de final definiram-se como:
Palmeiras* x Grêmio
São Paulo* x Ferroviária
Internacional* x Flamengo
Corinthians* x Real Brasília
* decidem a segunda mão em casa
Os jogos da primeira mão irão ocorrer nos dias 13 e 14 de agosto, em horários a serem definidos de acordo com as grades de programação das televisões.
Quem vai dominar o cenário?
Até alguns anos atrás, Corinthians e Ferroviária dominavam o panorama do futebol feminino nacional. No entanto, novas equipas surgiram e se fortaleceram. As Brabas ficaram em quarto lugar e a Ferroviária só conseguiu a vaga na última rodada. Palmeiras, Internacional e São Paulo surgem como futuras potências do futebol das meninas. As Palestrinas são as atuais vice campeãs brasileiras e o São Paulo o atual vice campeão paulista. A hegemonia corintiana, ao que tudo indica, está com os dias contados.
Novas Competições
O Paulistão Feminino 2022 vai começar nesta semana, e terá jogos intercalados com as fases finais do Brasileirão. Melhor para o Santos, que perdeu a vaga no Brasileiro e só terá o campeonato paulista pela frente. Além disso, Corinthians, Palmeiras e Ferroviária irão disputar a Libertadores no mês de outubro. As Brabas são as atuais campeãs, e por isso garantiram uma vaga no certame. Palmeiras e Ferroviária se classificaram após chegarem em segundo e terceiro lugares, respectivamente, no Brasileirão 21.
Como se vê, o futebol feminino promete fortes emoções aos seus adeptos nos próximos meses. Enquanto os campeonatos masculinos se afunilam, as equipas femininas se preparam para o ápice da jornada.
Meu palpite? As equipas paulistas vão tomar conta de tudo. Corinthians, São Paulo e Palmeiras, não necessariamente nessa ordem, vão dominar o cenário não só na atual época, mas também nos anos vindouros.