O Big Deal à Fair Play: Daley Blind regressa a “casa”

Fair PlayJulho 19, 20183min0

O Big Deal à Fair Play: Daley Blind regressa a “casa”

Fair PlayJulho 19, 20183min0
O central/lateral holandês é para já o grande reforço da Eredivisie assinando pelo Ajax a troco de uns bons milhões. É para ti um grande reforço?

DALEY BLIND (MANCHESTER UNITED -» AJAX)

Nome: Daley Blind

Idade: 28 anos

Nacionalidade: Holandesa

Épocas na Europa: Dez anos

Temporada 17/18: 17 jogos e 1 golo

Valor de Mercado: 18 milhões de euros

Valor da Transferência: 16 milhões de euros

Daley Blind é um produto da formação do Ajax que volta a casa. Depois de ter dado o salto para o Machester United, no verão de 2014, por 17,5 milhões de euros, o holandês decidiu relançar a carreira, no sítio onde a começou.

O filho de Danny Blind, teve poucas oportunidades nos red devils, somando 141 jogos nas 4 épocas que esteve em Inglaterra. O defesa-esquerdo nunca se conseguiu impor no clube inglês e agarrar a titularidade, seja com o seu compatriota, Louis van Gaal, ou com José Mourinho.

Esta nova etapa é favorável, tanto para Daley Blind, como para o Ajax. O jogador de, agora, 28 anos quer jogar mais; quer mostrar porque, de facto, foi para o Manchester United; quer atingir um nível mais alto, e só vai conseguir atingir isso, se tiver mais tempo de jogo; mais motivação; e confiança do treinador.

De referir que o Ajax concretiza aqui um bom negócio, primeiramente, porque é um jogador da casa, que conhece o clube, a língua e o país e, portanto, a sua adaptação será muito mais fácil. Seguidamente, mencionar que não o compraram por um valor muito elevado. Foram 16 milhões de euros que podem atingir os 20,5, num contrato de 4 temporadas, o que, tendo em conta, o jogador que é, foram bem gastos.

Blind pode jogar num par de posições, o que pode ser muito benéfico para o Ajax. Pode jogar no centro da defesa e onde o vimos jogar mais vezes foi num sistema de 3 centrais, no United.

Contudo, a posição que mais se lhe adequa e onde se sente mais confortável é a lateral esquerdo, a fazer todo o corredor. Foi a jogar aí que convenceu os responsáveis ingleses e é aí que nos pode voltar a mostrar o seu melhor futebol.

A luta pela titularidade vai ser intensa, mas Blind tem vários pontos a seu favor, que lhe podem dar alguma vantagem sobre os seus companheiros.

Esta nova etapa só pode ser benigna para Daley Blind, ele que já conta com 54 internacionalizações pela Laranja Mecânica e só a somar minutos, fim de semana, após fim de semana, é que vai conseguir manter o seu estatuto na seleção.

Aludir ainda para o facto de chegar ao Ajax como um jogador diferente. Jogou 4 temporadas no “Teatro dos Sonhos” – ele que, quando foi oficializada a transferência, referiu que vai “ter saudades” – e vem mais experiente e com outro saber, para ajudar o histórico holandês em mais uma luta pelo título.

É, também, importante mencionar a postura que o defesa-esquerdo tem, dentro e fora das 4 linhas. Isto porque, à saída foi muito elogiado por José Mourinho, a este nível. O timoneiro português afirmou que “em 18 anos como treinador, foi um dos jogadores mais profissionais com quem tive o prazer de me cruzar”, enaltecendo a personalidade e a maturidade de Blind.

Para alguns pode não significar muito, mas para outros um elogio pessoal e de profissionalismo, vale mais do que qualquer outro tipo de elogio. A maneira de estar na vida é muitas vezes superior à qualidade técnica e isso pode ser muito relevante numa equipa. Blind é a prova disso mesmo, jogou poucas vezes, mas manteve a integridade e ajudou a equipa sempre e como pôde.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter