As equipas que estão a surpreender a Europa

Pedro SousaOutubro 26, 20195min0

As equipas que estão a surpreender a Europa

Pedro SousaOutubro 26, 20195min0
Todos os anos há surpresas nos grandes campeonatos europeus e este ano não é exceção! Mas que equipas estão a surprender? Descobre tudo aqui!

Pedro Sousa é autor do projeto Bola na Relva e colaborador do Fair Play!


As fases iniciais das épocas trazem sempre formações que surpreendem tudo e todos. Contudo, e depois da primeira fase do campeonato completa, estas surpresas começam a ganhar forma e a ficar cada vez mais sustentadas.

Liga NOS: FC Famalicão é líder na classificação e respira bom futebol

É o caso mais surpreendente de toda a Europa. O Futebol Clube de Famalicão subiu de divisão e ocupou-se de imediato no primeiro lugar. O emblema famalicense está revigorado – andou pelos distritais há cerca de 10 anos – e está a espantar os adeptos do futebol português.

Assente num futebol positivo e dominante, João Pedro Sousa, na sua estreia como treinador principal, está a fazer uma etapa inicial fantástica. Sem nunca mexer muito no onze inicial, o ex-adjunto de Marco Silva montou uma equipa forte e que consegue implementar o seu futebol em qualquer campo.

Fábio Martins é uma das surpresas desta Liga NOS (Foto: FC Famalicão)

Ainda não perdeu esta temporada no campeonato e, este fim de semana, vai enfrentar o FC Porto fora de casa. Com Nehuén Pérez a mandar na defesa, Gustavo Assunção a controlar o meio campo e com Fábio Martins e Rúben Lameiras a espalharem magia nas alas do ataque, o Vila Nova é um caso sério no campeonato português.

Premier League: Leicester quer intrometer-se pela Europa

Toda a gente aponta sempre para os mesmo no campeonato inglês. Os Big-Six são sempre os favoritos para ficarem nos seis primeiros lugares e dificilmente há lugar para mais alguém. Porém, esta temporada, existe alguém que quer andar no meio deles.

Depois de surpreender o mundo do futebol em 2015/2016 com o título inglês, o Leicester, com Brendan Rodgers ao leme, está a protagonizar um excelente arranque. A raposa está no 3º lugar e tem jogado um futebol bastante atrativo, que já faz sonhar os adeptos com uma possível qualificação europeia. Repetir o que Ranieri fez parece-me impossível, mas andar pelo top-6 é algo bem possível, isto depois de um triunfo categórico por 9-0 em casa do Southampton.

Wilfred Ndidi é um dos pilares deste novo Leicester (Foto: Brila)

Organizados e sempre muito competentes defensivamente, apesar da saída de Harry Maguire, o Leicester tem em James Maddison a principal estrela. Nas laterais, Ricardo Pereira tem exibido todo o seu potencial e até já foi considerado o melhor defesa do mês da Premier League. Na frente, Jamie Vardy tem estado com a pontaria afinada. Contudo, a maior surpresa, para mim, está no centro do terreno. A jogar atrás de Maddison, Wilfred Ndidi tem-se destacado no posicionamento e na energia que dá ao meio campo do Leicester. Uma equipa bem estruturada por Brendan Rodgers.

La Liga: Granada entra na primeira divisão como uma bomba

Subiu e está a intrometer-se nos lugares cimeiros. A equipa do Granada está na terceira posição, ainda só perdeu em duas ocasiões e logo frente a Sevilla e Real Madrid. Porém, o emblema espanhol tem protagonizado um arranque fulgurante e está na 3ª posição da La Liga.

Com dois portugueses a comandar a defesa – Rui Silva na baliza e Domingos Duarte no centro da defesa -, o grande destaque deste arranque tem sido Puertas. O camisola 10 tem feito um arranque impressionante e é o melhor marcador da formação, mesmo não sendo avançado. Totalista no emblema da Andaluzia, o jogador de 27 anos está a mostrar todo o seu futebol no emblema que se tem destacado na La Liga.

Uma agradável surpresa numa La Liga previsível (Foto: La Liga)

No entanto, a consistência defensiva tem sido algo crucial para esta formação. Para isso, o desempenho da dupla portuguesa referida em cima tem sido fundamental. Apenas os quatro golos sofridos no Bernabeu destoam da média. Uma equipa montada por Diego Martinez que promete dar luta e, no mínimo, garantir a manutenção.

Bundesliga: Wolfsburg a recuperar e instalado na liderança partilhada

A equipa do Wolfsburg tem andado a recuperar nos últimos anos. Há duas temporadas enfrentou um play-off de despromoção e na época transata conseguiu qualificar-se para a Liga Europa.  Este ano, em partilha com Borussia M´gladbach, está na liderança do campeonato à 8ª jornada.

Até onde poderá chegar este Wolfsburg? (Foto: Alemanha FC)

O antigo campeão alemão quer superar as dificuldades vividas nos anos anteriores e afirmar-se de vez no futebol alemão. Com Arnold no comando das operações, o holandês Wout Weghorst é o goleador de serviço. Não acredito que tenha equipa suficiente para lutar pelo título, mas pode alcançar um lugar na próxima edição da Liga dos Campeões.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter