Kai Havertz: o menino de ouro com o mercado à espreita

Pedro SousaSetembro 27, 20194min0

Kai Havertz: o menino de ouro com o mercado à espreita

Pedro SousaSetembro 27, 20194min0
Kai Havertz é o novo menino bonito da Bundesliga e do mercado mundial. Mas onde vai parar o médio do Bayer Leverkusen? Será que fica na Alemanha? Lê tudo aqui!

Pedro Sousa é autor do projeto Bola na Relva e colaborador do Fair Play!


O futebol alemão é conhecido por produzir jovens talentos em massa. Kai Havertz é a atual coqueluche do país germânico. O atleta do Bayer Leverkusen já se exibe ao mais alto nível desde dos 18 anos. Tem três anos de futebol de primeira e, na época passada, atingiu 20 golos marcados em 42 jogos. Não é avançado, por isso são dados a registar. A par de Jadon Sancho, Kai é o jogador mais promissor da Bundesliga.

Um canhoto multifacetado

Kai Havertz joga, preferencialmente, com o pé esquerdo. A posição em que está registado em vários sítios da internet é de médio ofensivo. Porém, a sua qualidade possibilita-o jogar em várias posições do ataque. Desde de médio centro (ofensivo) a médio ala e passando pelas alas mais ofensivas do ataque, Kai ainda pode jogar como avançado, solto, na frente.

(Foto: Bleacher Report)

A capacidade de, com 20 anos, saber entender e perceber o jogo distingue-o de outros jogadores da sua idade. Estamos perante um jogador jovem, mas que já uma certeza do futebol alemão e mundial. Joga e faz jogar os seus companheiros. O ano passado, com Julian Brandt, protagonizou uma dupla irreverente e sempre muito perigosa para as defensivas contrárias.

O companheiro fez as malas e mudou-se para Dortmund. Será que Havertz vai seguir as pisadas? Marco Reus já lançou o isco. Vamos ver se o jovem de 20 anos o amarra.

Se sair Jadon Sancho pode entrar Kai Havertz

O Borussia Dortmund quer recuperar o terreno que perdeu para o Bayern de Munique. Esta temporada, o emblema da Vestfália adquiriu jogadores de qualidade e fez regressar Mats Hummels. Deu um sinal de força no mercado e promete continuar a crescer para terminar com a hegemonia do clube de Munique. Contudo, a sua maior estrela é cada vez mais pretendida.

Jadon Sancho está na calha de sair para o futebol inglês e será uma baixa de vulto para o Dortmund. O substituto está encontrado. Kai Havertz é o alvo dos dirigentes do clube da parede amarela. É um jogador diferente de Sancho, mas de qualidade semelhante.

(Foto: Kicker)

Os cofres vão ficar recheados com a venda do internacional inglês, mas não devem ficar muito tempo assim porque Havertz deve custar tanto como Sancho. Se conseguir contratar o jogador alemão, o Borussia de Dortmund dá mais um sinal de força. Não só no futebol alemão, mas no europeu.

Bayern de Munique já de olho no “menino”

Toda a gente conhece o potencial financeiro da equipa do Bayern de Munique. Capaz de “roubar” os melhores jogadores das equipas adversárias – até dos principais rivais – a formação bávara está a deitar a vista a Kai Havertz.

Depois das saídas de Ribery – viajou até Florença para representar a Fiorentina – e de Robben – terminou a carreira… pelo menos para já -, o emblema bávaro procura manter a equipa na máxima potência. Tem Gnabry, Kingsley Coman e Coutinho, mas a entrada de Havertz é vista com muito agrado pelos responsáveis do Bayern de Munique. Apostados em “deitar a mão” à Liga dos Campeões, o plantel tem de ser competitivo. Uma aquisição que os mantinha donos e senhor do futebol alemão e cada vez mais candidatos à “Champions”.

(Foto: Getty Images)

O mercado inglês também anda à espreita

Arsenal, Liverpool, Manchester United e Chelsea foram alguns dos clubes apontados para amarrar o jovem. Os Gunners precisam de alguém para servir os homens da frente. Dani Ceballos precisa de um companheiro para o ajudar. O Liverpool pode ver em Havertz mais um elemento para potenciar o futebol Rock and Roll que Klopp tanto gosta.

O Manchester United precisa de estrelas. Precisa urgentemente de jogadores com a qualidade do jovem de 20 anos. Os blues, quando acabar o período de interdição, podem ver Havertz como potencial substituto de Hazard.

 

Só o futuro dirá onde Kai Havertz irá parar, mas qualidade não lhe falta e certamente que a irá levar para qualquer paragem do futebol europeu.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter