5 equipas para o “reinventado” José Mourinho

Pedro SousaNovembro 16, 20194min0

5 equipas para o “reinventado” José Mourinho

Pedro SousaNovembro 16, 20194min0
Para onde irá José Mourinho? O Pedro Sousa do Bola na Relva mostra 5 equipas ideais para o Special One treinar nesta fase da carreira!

Pedro Sousa é autor do projeto Bola na Relva e colaborador do Fair Play!


José Mourinho está sem treinar desde que foi despedido do Manchester United. O futuro do técnico português é uma incógnita, mas existem várias notícias que o dão certo em muitos clubes. Já circularam especulações que andou a aprender alemão, que já se reuniu com pessoas do Tottenham e que tinha acordo para ir para o banco do Borussia Dortmund. Uma coisa Mourinho deixou clara: só aceita um projeto para ganhar.

Newcastle United

Foi o primeiro clube que tentou, de forma séria, chegar perto de Mourinho. O clube do norte de Inglaterra estava apostado em dar ao treinador português recursos para andar pelos lugares cimeiros. Porém, a resposta não se fez tardar e bem ao seu estilo, José Mourinho rejeitou essa possibilidade, afirmando, categoricamente, que só aceita um projeto vencedor.

Só aceita um clube que o permita andar perto dos títulos nacionais e internacionais. Mesmo podendo ter recursos generosos, o Newcastle não está estruturado, ainda, para vencer. Seria preciso Mourinho e uma estrutura com outra mentalidade e dinâmica. Acredito que com o técnico natural de Setúbal, o clube inglês conseguisse atrair jogadores de qualidade. No entanto, penso que não seria suficiente para ser um projeto ganhador já… pelo menos não para já.

(Foto: The New York Times)

Tottenham Hotspur

Mauricio Pochettino está a ter bastantes dificuldades nesta temporada. Anda em baixo na Premier League e o despedimento paira no ar. O nome de Mourinho já circulou pelo norte de Londres e pode ser um bom projeto para ele. É um clube estável, poderoso a nível financeiro e capaz de bater o pé aos grandes ingleses e europeus. Com a ajuda do treinador português, mas tendo adaptado um pouco o estilo, pode ser que o emblema azul e branco possa dar o passo que falta para se afirmar, de uma vez por todas, como um candidato regular ao título. Não seria fácil para os adeptos do Chelsea ver uma lenda do clube num rival.

Borussia Dortmund

O clube desta lista menos formatado para Mourinho. O emblema da Vestfália joga futebol extramente ofensivo, mas extremamente desequilibrado defensivamente. Um clube montado para dar espetáculo. No entanto, também dá muita barraca na defesa. Todos conhecemos o futebol de Mourinho, mas não conhecemos o futebol do “Special One” depois desta pausa.

Podia ser um ótimo teste para um treinador que tem o rótulo de ser defensivo. Em Dortmund joga-se para a frente e este tempo que Mourinho esteve fora – o próprio já o admitiu – ajudou-o a ver as coisas de maneira diferente. O futebol de Mourinho parou no tempo, é verdade, mas acredito que este desafio seria bom para ele se reinventar.

(Foto: Eurosport)

Arsenal FC

Seria mais uma machadada forte nos adeptos do Chelsea. Contudo, o Arsenal não vive dias muito auspiciosos. Unai Emery é cada vez mais fustigado e o lugar do espanhol no banco dos Gunners nunca esteve assim tão em risco. Porém, e tal como acontece com o Dortmund, Mourinho teria de se adaptar à filosofia do clube. Colocar a equipa a jogar um futebol atrativo e de ataque, mas principalmente ajudar na parte defensiva.

Aqui, o “Special One” não teria problemas. Conciliar essa parte com o futebol atrativo, mais uma vez, fica a esperança na reinvenção do futebol depois da pausa

Bayern Munique

O emblema Bávaro acabou de anunciar Hansi Flick, pelo menos, até ao Natal. O clube alemão precisa de um treinador de renome para o liderar e José Mourinho é o mais mediático dos que estão livres. Aqui, a adaptação não seria tão drástica e podia ser comparada à troca do Inter pelo Real Madrid.

Se acordar contrato com o Bayern, Mourinho ia estar num clube onde tinha de gerir muita coisa e não só as questões táticas. É um dos clubes mais importantes do mundo e vem logo a seguir a Real e a Barcelona em termos de popularidade.

(Foto: The Short Fuse)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter