45 jogadores em final de contrato – os negócios mais apetecíveis pt.1
O Mercado de Transferências de Verão está prestes a abrir e nada melhor que contratar um grande jogador a custo-zero. O Fair Play apresenta 45 jogadores em final de contrato e que podem ser anunciados como reforços já na abertura do período de transferências!
As três listas disponibilizadas apresentam-se sem um ranking por valor de mercado, com uma mistura de atletas de “alto”, “médio” e “baixo” interesse! Nesta 1ª parte, apresentamos 4 jogadores interessantes… todos com um feitio e comportamento desafiante (no mínimo).
OS ALVOS MAIS INTERESSANTES
ADRIEN RABIOT
Idade: 24
2018/2019: 20 jogos / 2 golos / 2 assistências
Rumores: FC Barcelona/AC Milan/Manchester United
Foi uma das novelas mais complicadas e intensas do último ano em França, com Adrien Rabiot a entrar em rota de colisão com a administração do clube parisiense. O jogador nunca pareceu interessado em renovar pelos campeões franceses, apesar das tentativas do departamento de futebol do Paris-Saint Germain em chegar acordo com o internacional gaulês.
Troca de acusações, em que Antero Henrique criticou a postura de Rabiot, e este respondeu sempre com um par de “pedras na mão”… conclusão, saída à vista a custo-zero, com os rumores a apontarem para o Barcelona, Inter de Mião, Juventus, Arsenal e mais uns quantos clubes de topo europeu. Com um valor de mercado nos 35M€, é daqueles jogadores que promete muito mas que ainda não foi capaz de explodir e talvez isto se deva à sua arrogância e postura estranha para com colegas de equipa e não só.
O talento está lá, as qualidades também… quem vai oferecer um grande contrato a Adrien Rabiot?
MARIO BALOTELLI
Idade: 28
2018/2019: 24 jogos / 8 golos / 1 assistência
Rumores: Olympique Lyon/Genova FC/West Ham/Valencia CF
O ponta-de-lança italiano gosta de viver numa montanha-russa de emoções e a qualidade exibicional está sempre associada a este pequeno-grande pormenor, ficando bem evidente isso na qualidade exibicional demonstrada nesta temporada. Balotelli não é um goleador nato (nunca foi), apesar de ter vivido no OG Nice o seu melhor período em termos de furar as redes com 43 golos em 76 jogos, o que lhe permitiu regressar à Squadra Azzurra em 2018.
Contudo, neste momento é uma aposta de risco para os clubes de dimensão titânica, sendo uma boa aquisição para os de médio calibre como o Lyon (seria uma punhalada nas costas do Nice, mas os lioneses oferecem valores superiores de acordo com os rumores), Atalanta (possível regresso a Itália para ajudar o emblema do norte de Itália na sua primeira experiência na Liga dos Campeões), West Ham e mais uns quantos emblemas que estão a lutar para a Europa ou já apurados para algumas das competições internacionais do Velho Continente.
28 anos, mas com um comportamento de miúdo veremos qual vai ser a nova casa-de-brincar do internacional italiano.
ANGEL GONZÁLEZ
Idade: 25
2018/2019: 25 jogos / 6 golos / 1 assistência
Rumores: San Lorenzo/DIM/Santos
Do Godoy Cruz chega-nos um dos extremos mais interessantes e que pode estar a caminho de um emblema de maior calibre dentro do país das Pampas ou até emigrar para o Brasil, uma vez que Jorge Sampaoli, treinador do Santos, está interessado em tê-lo junto de si. Afirmou-se nas duas últimas épocas como um desequilibrador nato, com poder para mudar de faixas e manter a mesma intensidade, raça e profundidade de jogo.
Não é um atleta caro e não está no radar da maioria dos clubes europeus e a isto se deve ao facto de jogar no Godoy Cruz, um emblema que luta constantemente para evitar a descida de divisão, não oferecendo assim um palanque elevado a jogadores do talento e capacidade de Angel González.
Argentino com guelra de velocista, de futebol persistente e de um estilo muito característico que pode conferir uma solução séria e capaz a plantéis que precisem de jogadores menos referenciados mas com capacidade de fazer a diferença.
HATEM BEN ARFA
Idade: 32
2018/2019: 41 jogos / 9 golos / 6 assistências
Rumores: Getafe CF/Norwich Utd/Atalanta BC
Outro jogador que facilmente entra no top-5 de estrelas com sérios problemas com direcções, treinadores, colegas de equipa e agentes, é Hatem Ben Arfa e, agora em 2019, volta a estar disponível para assinar por qualquer equipa depois de um regresso aos relvados. Lembrar que o internacional francês esteve na temporada de 2017/2018 completamente parado no que toca à prática profissional, resultado de um conflito problemático com a direcção do PSG.
Contudo, e quando tudo apontava para o fim da carreira do fantasista francês, o Stade Rennais FC estendeu a mão e ofereceu-lhe a possibilidade de regressar aos relvados da Ligue1… não desiludiu e acabou por ser um elemento importante para a conquista da manutenção dos Rouges et Noirs, fechando a temporada com quase uma dezena de golos e 6 assistências, para além de ter imposto toda aquela magia à lá Ben Arfa.
Não houve ainda anúncio para a renovação e fala-se de uma possível mudança para a Major League Soccer ou Chinese Super League, o que seria aos 32 anos uma boa solução para um dos atletas mais inconformados e complicados do futebol francês.