3 jovens promessas a seguir na temporada 2018/2019 da Ledman

Daniel CarvalhoAgosto 30, 20185min0

3 jovens promessas a seguir na temporada 2018/2019 da Ledman

Daniel CarvalhoAgosto 30, 20185min0
Neste artigo vamos conhecer um pouco melhor 3 jovens promessas da Ledman LigaPro que rapidamente deverão despontar para o futebol mundial. Conheces todas?

Após decorridas 3 jornadas da Ledman Liga Pro é possível retirar algumas conclusões prematuras. Surpreendentemente, nas extremidades da tabela encontram-se Benfica e Porto ‘B’. A fazer companhia ao FC Porto ‘B’ na zona de despromoção estão mais duas equipas ‘B’, sendo elas o Vitória Sport Clube e o SC Braga.

Apenas 3 equipas continuam invictas à 3ª ronda da competição, falamos de Académico de Viseu, SC Farense e ainda do líder Benfica ‘B’. Estas são algumas das estatísticas facilmente comprováveis quando olhamos para a tabela classificativa. Facilmente comprovável é também o talento de alguns dos jovens craques desta edição da Ledman e neste artigo o Fair Play vai tentar conhecer um pouco melhor 3 dessas pérolas que poderão despontar para o futebol mundial.

João Filipe (19 anos) – SL Benfica

Chega ao clube da Luz, em 2007, com um cartão de visita de 11 golos num só jogo pelo Ginásio Clube de Corroios quando ainda nem sequer tinha completado 11 anos de idade. Integra as escolas de formação de águia ao peito e até chegar aos juniores, não faltam histórias para contar a ‘Jota’ Filipe.

Em 2014, vem o primeiro título nacional pelos Iniciados. Os números falam por si: 22 tentos em 33 jogos. Nos juvenis a história repete-se e sagra-se campeão nacional com idade de primeiro ano, somando já algumas presenças na equipa júnior. Nos juniores, o disco girou e voltou a tocar a mesma música, isto é, João Filipe volta a sagrar-se campeão nacional. O jovem extremo do Benfica soma títulos em todos os escalões pelo clube da luz, contando ainda com o título de campeão europeu sub-17 e sub-19 pela Seleção Nacional.

A história na equipa B dos encarnados começou-se a escrever em 2016/2017, onde João Filipe realizou 14 partidas e apontou um golo, isto com apenas 17 anos. O percurso desde aí foi em crescendo, apesar da lesão, a qual atrasou um pouco a explosão do seu futebol.

Esta temporada, podemos assumir que assume o papel de ‘João Félix da temporada passada’. É a principal joia da coroa de Bruno Lage e, muito possivelmente, irá fazer a estreia pela equipa principal do Benfica já nesta edição de 2018/2019.

Ronaldo Tavares (21 anos) – Cova da Piedade

Este é um dos casos de ascensão repentina no futebol de formação. Ronaldo Tavares, por largos anos disputou o campeonato distrital de Setúbal ao serviço do Paio Pires FC, equipa nunca habituada a grandes voos, mesmo no campeonato distrital. No entanto, dentro das limitações dos planteis, sempre se destacou pela sua força, pela robustez física e pela capacidade de finalização. No final da época de 2012/2013, chamou a atenção dos olheiros do Sporting e no início da temporada seguinte, contra todas as expetativas, assina pelo clube leonino.

Dentro da sua formação em Alcochete, conta com um empréstimo ao AD Oeiras, o qual trouxe um Ronaldo mais forte e confiante. Na época seguinte, marca 23 golos em 35 jogos pelos juniores, registo esse que o catapultou automaticamente para a equipa ‘B’ de Alvalade. Ao serviço da ‘B’, marcou 8 golos em 45 jogos, sendo o ponto alto do percurso um ‘hat-trick’ frente ao FC Porto numa vitória por 3 bolas a zero.

Esta temporada, com o fim da equipa ‘B’ do Sporting viu no Cova da Piedade uma excelente oportunidade para se manter no segundo escalão do futebol português. Emprestado por uma temporada, Ronaldo conta já com um golo apontado nos 3 jogos cumpridos. Inevitavelmente, o desempenho do ponta de lança da margem sul estará diretamente dependente do sucesso da equipa de Almada. Uma boa temporada poderá ditar o regresso à equipa de Alvalade e quem sabe estaremos perante o próximo avançado dos leoninos.

Toni Gomes (19 anos) – Arouca

Esta poderá ser a grande revelação da Ledman Liga Pro edição 2018/2019. O avançado de dupla nacionalidade (Guineense e Portuguesa) está a dar ‘show’ nos encontros iniciais da temporada, tendo inclusive um golo na sua conta pessoal.

Cumpriu praticamente toda a sua formação em Inglaterra ao serviço do Liverpool onde se destacou dos demais, apesar da sua idade. Com apenas 16 anos estreou-se pela equipa sub-23 e desde então passou a ser visto como uma das jovens promessas com futuro na Premier League. Como principais caraterísticas tem a rapidez e o toque de bola invejável. Muito inteligente, apesar da idade, e decide quase sempre bem. Apesar de não ser um finalizador nato, transmite uma segurança enorme em decisões de 1 para 1 com o guarda-redes.

Nesta temporada espera-se que cumpra um conjunto alargado de encontros ao serviço dos Arouquenses e que faça o gosto ao pé outras tantas. O jovem avançado foi pedido expresso de Miguel Leal, portanto tudo indica que será aposta recorrente. Habituado ao futebol duro e rápido de Inglaterra parece-nos que este ano chegará para Toni Gomes catapultar para a montra do futebol português.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter