Paulo Meneses e a aventura no Nejmeh SC: aumenta a pressão

Fair PlayOutubro 15, 20237min0

Paulo Meneses e a aventura no Nejmeh SC: aumenta a pressão

Fair PlayOutubro 15, 20237min0
Paulo Meneses continua a oferecer updates da sua aventura pelo Nejmeh SC que já realizou mais um jogo para a AFC Cup

Paulo Meneses continua a oferecer a sua experiência em primeira mão ao serviço do Nejmeh SC, com mais um par de jornadas na liga do Líbano e a AFC Cup!

5ª JORNADA-  LIGA DO LIBANO

Tocava regressar à liga Libanesa, no fundo o principal objectivo do clube. Defrontavamos um clube que esteve no Play Off de campeão na temporada passada. Começamos bem o jogo a tentar desmontar o bloco baixo num sistema 1-5-4-1. Kourani abriu o placar através de um livre directo. O 1-0 era merecido porque antes ja tínhamos criado oportunidades de golo.

A meio da segunda parte, lançamento lateral junto á nossa área, recuperação de bola, e com um excelente contra ataque conduzido por Omid, deu para Embaló que deu um fantástico “nó” no Defesa Central adversário, e no 1×1 com o Guarda Redes fez o 2-0.

O 3-0 veio no inicio da 2ª parte com o capitão Kassem a fazer uma excelente recarga depois de um livre directo muito bem tirado por Safwan (lateral esquerdo Sub23) que atirou ao poste com o seu excelente pé esquerdo.

O 4-0 veio através de um livre directo. Embaló fez o “bi” através de um remate forte fora de área.

5 jogos, 5 vitorias para seguir lideres na liga.

6ª JORNADA

Tínhamos o objectivo de continuar na senda das vitorias. Íamos jogar contra o Racing. Equipa bem posicionada na tabela classificativa.

O inicio de jogo foi repartido, sem chances de golo de ambas partes. A meio da 1ª parte, através de de um lançamento longo para a nossa área, um erro da nossa parte, 1-0 para o adversário.

O objectivo seria marcar cedo, e depois gerir o jogo (porque tínhamos 3 jogos em 10 dias), e o golo sofrido foi um “revés” importante.

No intervalo tentamos corrigir alguns aspectos para a 2ª parte.

Começamos a 2ª parte muito forte, criamos varias oportunidades de golo, mas sem sermos eficazes.

A meio da segunda parte, mexemos na equipa, continuamos a criar oportunidades de golo, mas sem marcar. O nosso ponta de lança e o defesa central (capitão de equipa) eram agarrados constantemente cade vez que tínhamos cantos, e livres indirectos para a área, mas o arbitro sem “coragem” para apitar pénalti. De realçar que o nosso capitão é um dos melhores marcadores da equipa e da liga, com 4 golos. Portanto, os alvos para “parar” estavam identificados.

O golo do empate veio aos 84 minutos, por 2 jogadores que saltaram do banco (o lateral esquerdo centrou para o 2º poste, para o extremo direito cabecear dando uma boa assistência para o ponta de lança Embaló.

Nos últimos minutos tivemos varias oportunidades de golo, mas não conseguimos meter a bola na baliza adversaria.

Em 90 minutos, o adversário pouco criou para conseguir pontos, e nós criamos muitas oportunidades, controlamos e dominamos o jogo de principio ao fim, mas o futebol é assim.

AFC Cup de Ásia – 2º jogo

Viajamos para o Kuwait 3 dias antes do jogo. Encontramos um clima muito caloroso, temperaturas muito altas.

Uma boa logistica, para dar todas as condições aos jogadores, não só para recuperarem do jogo anterior e desse modo poderem prepararem-se da melhor forma para o jogo da AFC Cup.

Mas, também encontramos um ambiente “caloroso” pelos milhares de Libaneses residentes no Kuwait. Emigrantes nesse país, muitos deles adeptos do Nejmeh SC. Inclusive no hotel onde ficamos, grande parte do staff é do Líbano. De realçar o grande serviço que nos prestaram nos dias em que estivemos no hotel, grande profissionalismo e atenção.

Alguns adeptos seguiram a equipa em todos os treinos que antecederam ao jogo, e não nos deixaram faltar nada. Necessitávamos de gelo para recuperar os jogadores do jogo anterior, da viagem, e la estavam os adeptos sempre a colaborar. Esse carinho fez-se sentir ao longo dos dias e também durante todo o jogo.

Sabíamos que iríamos defrontar uma equipa recheada de bons jogadores, com um orçamento muito superior ao nosso, jogando no seu ambiente. Mas, como eu tinha dito na roda de prensa anterior ao jogo: o dinheiro não joga, e que fiz questão de frisar que estávamos ali para conquistar os 3 pontos.

O plano estava bem definido, bloco medio e compactos a defender, roubar bola para contra ataque, ou valorizar a posse de bola.

O jogo começou com a nossa equipa a criar uma oportunidade muito clara para fazer o 1-0, num ataque rápido que colocou o nosso ponta de lança Dima cara a cara com o guarda redes adversário. Dina entrou na grande área, mas descaído para a esquerda, conseguiu disparar, mas o guarda redes adversário fez um bom trabalho ao defender o remate.

No resto da 1ª parte não sofreu alterações no marcador, ao intervalo ajustamos algumas coisas, nomeadamente sermos mais frios no ataque para sermos mais eficazes.

Na segunda parte conseguimos ser compactos e organizados para parar a grande qualidade ofensiva do adversário, e conseguíamos ser perigoso cada vez que íamos à baliza adversaria, mas uma vez mais ineficazes.

Nos últimos 15 minutos refrescamos a equipa no meio campo e no ataque, metemos mais um medio centro ofensivo e trocamos o ponta de lança na procura do golo da vitória. E estivemos perto em algumas boas jogadas realizadas, mas não fomos eficazes no ultimo toque para empurrar a bola para a baliza, e também às vezes no ultimo passe, ultimo cruzamento. 

Apesar de não conseguirmos ganhar os 3 pontos, tanto equipa técnica, como jogadores, e pelo feedback da direção do clube, estávamos todos satisfeitos com a performance da equipa, porque realmente foi uma das melhores exibições da temporada.

No final do jogo, as centenas de adeptos presentes no estádio Kuwait FC estavam também satisfeitos com o desempenho da equipa, era hora de agradecer e celebrar com eles.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS