Paulo Meneses e a nova página do Diário com o Club Cehegín Deportivo

Fair PlaySetembro 5, 20216min0

Paulo Meneses e a nova página do Diário com o Club Cehegín Deportivo

Fair PlaySetembro 5, 20216min0
O treinador Paulo Meneses voltou a Espanha para treinar o Club Cehegín Deportivo e conta-nos o início da aventura neste Diário do Treinador

O treinador Paulo C. Meneses assinou contrato com o Club Cehegín Deportivo (divisões regional de Murcia) e fala-nos deste início de aventura em Espanha em mais uma página do Diário do Treinador do Fair Play.

Como surgiu esta oportunidade

Nos dias 1,2 e 3 de Julho fui convidado a participar nas Master Class e Conferência Javier Miñano (vencedor da Copa do Mundo de 2010 e do Europeu 2012 pela Seleção Espanhola e vencedor da Liga dos Campeões da Europa com o Real Madrid).

Foram umas conferências onde focamos vários temas, desde temas de Alto Rendimento, mas também temas do futebol de Formação. De destacar os Princípios e Valores no Desporto, em particular no Futebol, sendo nós – treinadores – responsáveis de impingi-los e transmitir -los através de exemplos do nosso comportamento.

O evento realizou-se na cidade de Cehegín, participaram treinadores de topo como Albert Celades (Ex Seleção Espanhola, ex Real Madrid e ex Valência ).

Nessas conferências, também participaram, além de companheiros e amigos, profissionais de enorme competência:

– Ricardo da Silva (ex Valencia + Real Madrid)
– Antonio Rodriguez (ex LaLiga Toronto + LaLiga Dubai)
– Daniel De Castro (Seleção de Madrid + ex Rapid Bucarest)
– Alex Meinzer ( Atlético de Madrid )
– Miguel Molina ( Arsenal)
– Izan Martin (ex-Seleção Espanhola Sub-16; ex Aizawl FC y Dinpro Ucraine)
– Juan Muñoz – Cata (Villareal).

Durante esse evento, Javier Miñano falou-me da oportunidade de treinar o clube da cidade de onde ele é natural – Cehegín. Ponderei essa opção, e aceitei o desafio para regressar a Espanha.

Foto: CJM

Peparação da Pré Temporada

A preparação da pré-temporada começou 3 semanas antes à distância, com a Planificação da mesma. Refiro -me à concepção de um Modelo de Jogo, de uma Metodologia de Trabalho, e posteriormente à distribuição dos conteúdos pelos Micro Ciclos.

De referir que os trabalhos da pré-temporada a por parte dos atletas, começaram à distância, com planos de treino individuais. Estes foram explicados por mim via WhatsApp aos capitães, para que fossem gerindo e controlando os treinos dos colegas. Foram planos de treino para as 2 semanas que antecederam o inicio da Pré temporada – 9 Agosto.

Pré Temporada

A Pré Temporada iniciou no dia 9 de Agosto. Para preparar os inícios das Pré Temporadas, costumo ir para o local uns dias antes, para conhecer o contexto, as instalações, a estrutura do clube, o funcionamento do clube e dos seus departamentos.

Gosto particularmente, conhecer os capitães de equipa antes da 1º contacto com o grupo de trabalho, através de uma reunião informal, para não só conhecer aos capitães como pessoas, mas também a sua mentalidade, ambições (suas e do grupo) – no fundo, para obter informações do grupo em geral. Desta forma também, posso dar-me a conhecer a mim e às minhas ambições e dar a conhecer um pouco a minha liderança.

Portanto, os inícios sempre são um desafio face às adaptações ao contexto (não só desportivo, mas também à cultura (ao idioma se fosse o caso). Neste caso, a adaptação é mais fácil, porque venho a Cehegín desde 2013, sendo um dos fundadores do Campus Javier Miñano. Neste caso, conheço muito bem as gentes desta cidade e desta zona, estou identificado com a sua cultura e já conhecia alguns jogadores.

Estamos a tentar implementar algumas novidades no clube, profissionalizando um pouco mais o clube, para dar mais suporte e melhores apoios à equipa. No fundo, estamos a criar alguns departamentos e melhorando os que já existem.

Estamos na segunda semana da pré-temporada. Em termos de conteúdos, na 1ª semana começamos com a Organização Defensiva + Transição Ofensiva. Terminamos o Micro Ciclo 1 com um jogo amigável, onde colocamos em prática os conteúdos trabalhados durante a 1ª semana. As sensações foram muito positivas e o resultado também: vitória por 2-0. A equipa começa a ganhar as dinâmicas requeridas dos 4 momentos do jogo do Modelo de Jogo, uma vez que na 2ª semana começamos com a Organização Ofensiva + Transição Defensiva. As intensidades em cada exercício são máximas, assim como a concentração em cada momento dos exercícios.

Estamos a instruir para que os jogadores criem a sua máxima auto exigência, para que sejam ambiciosos cada vez mais. Vamos na 3ª semana, onde começamos a dar umas pinceladas nas bolas paradas Ofensivas e Defensivas para preparar a equipa para o torneio nos dias 26 e 27 Agosto.

Resumindo, estas 3 primeiras semanas têm sido muito positivas a todos os níveis, não só porque conseguimos vencer os 2 jogos amigáveis que tivemos, mas principalmente, porque os processos propostos à equipa estão a ser assimilados de uma maneira eficiente, fruto do empenho e da grande dedicação de todos os jogadores. Penso que os resultados dos jogos amigáveis, têm sido o “resultado e o reflexo” do trabalho colectivo de todos os intervenientes, principalmente dos jogadores.

Vejo uma grande expectativa por parte das gentes da cidade, pela adesão – principalmente ao 2º jogo amigável – que quase encheram o estádio. Nesse sentido, há uma boa perspectiva no que se refere à aproximação das pessoas ao clube / equipa (e vice versa). Um nota especial ao staff de apoio – principalmente ao pessoal da manutenção do campo, que nos têm dado todas as condições para poder realizar um trabalho de excelência, adaptando-se às exigências da nova equipa técnica.

E no que diz respeito à direção, que têm tido um papel muito importante em todo o apoio que tem dado, facultando-nos todas as condições, desde o material por nós requisitado, além de disponibilizar gente para acompanhar e ajudar em todo o processo de treino, por exemplo, um técnico para gravar os treinos e respectivo material. Também tem facultado toda uma logística necessária para levar a cabo um trabalho exigente.

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter