A origem da palavra soccer e a confusão com o football

Fair PlayNovembro 29, 20193min0

A origem da palavra soccer e a confusão com o football

Fair PlayNovembro 29, 20193min0
É uma daquelas discussões que poucas sabem a sua origem... é soccer ou football? E será que soccer é uma palavra derrogativa para com o football? Uma tentativa de esclarecimento da nossa parte!

Artigo de Thiago Maciel


É comum pensarmos que foram os americanos que inventaram uma palavra totalmente sem cabimento para o futebol, afinal eles chamam de soccer o que conhecemos como futebol e de football um esporte que se joga predominantemente com as mãos. Mas a verdade é que eles não tem culpa nenhuma e inclusive são fieis à história desse esporte tão amado no mundo todo.

Afinal foram os ingleses?

Ao contrário do que muita gente acredita, a palavra soccer teve sua origem no Inglês Britânico. Isso mesmo! A primeira turma a se referir ao futebol como soccer foram justamente os ingleses, criadores do esporte. Mais especificamente a elite inglesa da segunda metade do século XIX (dezenove).

O termo football naquela época era usado para se referir ao futebol como nós o conhecemos nos dias de hoje. Um belo dia em uma partida normal de futebol, um jovem de nome William Web pegou a bola com as mãos e saiu correndo em direção ao gol. O pessoal gostou da tentativa do jovem William e assim teve início o rugby football.

Para diferenciar um football do outro, a turma usava o termo association football para falar sobre o futebol jogado com os pés (o nosso futebol) e rugby football para falar do outro tipo de futebol (o rugby). O termo association football foi usado, pois na época eles vinham tentando formalizar o jogo e definir regras para padronizá-lo, era o início do que viriam a ser as associações de futebol.

Como toda garotada gosta de abreviar os nomes, logo o rugby passou a ser chamado de rugger e o association football de asoccer, o que com o tempo passou a ser somente soccer. E o que antes era uma gíria se tornou o nome do esporte em todo o mundo.

Uma dicotomia que divide o mundo (Foto: American Football International)

Porém nos Estados Unidos, o esporte continuou usando a palavra soccer para diferenciar do esporte que eles já chamavam apenas de football. O que era na verdade um rugby adaptado, que fez sucesso de imediato em território americano. Já possuindo, em 1869, regras próprias como o uso de armaduras almofadadas pelos jogadores e as interrupções constantes, mas manteve o nome de football.

Assim nos Estados Unidos foi mais interessante continuar usando o nome soccer do que criar um conflito de identidade com o futebol americano (só football pra eles). Vale acrescentar aqui que em outros países o termo soccer também é usado para diferenciar do tipo de football local: Canada, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul são exemplos. Só recentemente alguns desses países passaram a usar a palavra football no nome de suas associações para se alinharem à FIFA. Na Austrália, por exemplo, o nome mudou de Soccer Australia para Football Federation Australia apenas em 2006. No entanto, a seleção australiana ainda é carinhosamente chamada de socceroos.

Acho que é isso! Agora você já não precisa mais dizer que americano é tão louco que resolveu criar uma palavra sem noção para o futebol.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter