As melhores mentiras no Futebol: Casemiro e uma mentira decisiva

Francisco IsaacSetembro 3, 20233min0

As melhores mentiras no Futebol: Casemiro e uma mentira decisiva

Francisco IsaacSetembro 3, 20233min0
Casemiro teve de contar uma mentira para arrancar um lugar no São Paulo, com essa decisão a mudar a sua vida no futebol para sempre

Sabes de algumas maiores “tangas” perpetuadas no Desporto-Rei? Desde jogadores fictícios (Tó Madeira!), a selecções-fantasma a conversas paralelas enganadoras, fomos em busca de 5 das melhores mentiras do futebol!

UM AVANÇADO QUE VIROU TRINCO EM DOIS SEGUNDOS

Quantas mentiras contaram na vossa vida profissional de forma a retirarem algum tipo de vantagem? E em caso que tenham feito só de uma, terá essa mentira alterado o vosso destino e vida? Bem, hoje trazemos uma que realmente assenta nessa premissa, com um dos melhores trincos dos últimos dez anos a ter sido forçado a mentir para garantir que tivesse lugar no futebol, com essa decisão a ter sido decisiva para a vida de Casemiro, o internacional brasileiro que já passou por FC Porto, Real Madrid e Manchester United.

E então qual foi essa mentira? Pelos vistos, aos 12 anos, Casemiro foi a um treino de captação do São Paulo FC, concorrendo ele e mais 299 jovens atletas, que procuravam a sua oportunidade para jogar no tricolor e tentar construir uma carreira na modalidade.

Só existiam 50 lugares disponíveis no plantel, e olhando para o mar de gente que se apresentou naquele dia, começou a reflectir se teria ou não oportunidade para encaixar dentro de um dos maiores emblemas do futebol da América do Sul e Mundo. Na altura, Casemiro era ponta-de-lança, já que apresentava um físico forte, “alto” e uma finalização positiva, destacando-se especialmente pela sua vertente física, algo que naquela idade podia fazer a diferença.

Porém, quando chegou a hora da verdade, acabou por mentir e dizer que era trinco… porquê? Quando o treinador destacado para dividir os jogadores por posição perguntou ‘quem era avançado’, Casemiro reparou que mais de 40 colegas de treino levantaram a mão, o que criava um problema largo para se afirmar… deixando a mão para baixo, só a ergueu quando chegou aos médios-defensivos, com apenas sete concorrentes a se mostrarem disponíveis/confortáveis nessa posição. Imediatamente levantou o braço e disse que ele era também um trinco.

Apesar das dúvidas do treinador presente, Casemiro acabou mesmo por ficar no grupo dos trincos e a carreira acabou por levar um toque decisivo para a frente, nunca voltando mais a jogar como avançado ou ponta-de-lança.

Um mentira que na altura podia lhe ter custado caro, e que acabou por ser o momento de viragem para um dos médios-defensivos mais titulados dos últimos anos.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS