4 potenciais reforços de Inverno brasileiros para a Liga NOS

Fair PlayJaneiro 5, 20204min0

4 potenciais reforços de Inverno brasileiros para a Liga NOS

Fair PlayJaneiro 5, 20204min0
O Mercado de Inverno já abriu e os clubes portugueses olham para o Brasil como local ideal para reforçar as equipas. Que jogadores brasileiros poderiam ser contratações de qualidade para a Liga NOS?

Artigo de Rafa Ribeiro, autor do Fair Play

O Mercado de Inverno 2020 já abriu com alguns clubes portugueses a trabalharem na direcção de reforçar os seus plantéis com alguns atletas de qualidade para os 6 meses de competição que vão definir a posição final na Liga NOS. O Fair Play foi à “caça” de alguns atletas brasileiros que podem ser contratações de qualidade para os emblemas nacionais.

Será que algum destes quatro vai ter a oportunidade de actuar em solo português?

GUSATVO SCARPA (PALMEIRAS)

Idade: 26 anos (05/01/94)
Posição: Médio Ofensivo
Valor: 8 milhões de euros (Transfermarkt)

Depois de fazer ótima época pelo Fluminense em 2017 e se desligar judicialmente da equipa, o jogador foi alvo de batalha entre Palmeiras e São Paulo para contar com seu futebol. Contratado pelo Palmeiras por 6 milhões de euros e um contrato de cinco anos, nas épocas seguintes (2018 e 2019) nunca conseguiu exercer o ótimo futebol de outros tempos, e não se firmou titular no plantel palmeirense. Com a chegada de Vanderlei Luxemburgo e o plantel ainda cheio, poderia ser hora de Scarpa tentar recuperar seu bom momento em outros ares, e uma ida à Portugal seria uma excelente oportunidade. Contudo, e apesar de estar avaliado em só 8M€ no transfermarkt, Scarpa está a ser badalado na imprensa brasileira com um valor de saída nos 20M€, um preço relativamente pesado para 98% dos clubes portugueses… terá o Benfica de Bruno Lage ou Porto de Sérgio Conceição interessados no fantasista? Contudo, o Sporting CP já apareceu como emblema também interessado no 10.

JEAN MOTA (SANTOS)

Idade: 26 anos (15/10/93)
Posição: Médio centro
Valor: 2 milhões de euros (Transfermarkt)

Jean Mota é o típico jogador polivalente no meio de campo. Junto com Sanchez e Diego Pituca, formaram um bom trio de meio campistas no Santos de Sampaoli. Apesar de um primeiro semestre de 2019 alternando a titularidade e a reserva, chegando até a ouvir que haveria a possibilidade de ser negociado no meio do ano, terminou a época em alta, e poderia dar um novo passo em sua carreira ao rumar para Portugal. Com a saída de Sampaoli e a chegada de Jesualdo, resta saber se será aproveitado na equipa do novo treinador português ou se existir uma “ponte” para a vinda do inteligente médio para o futebol português.

PEPÊ (GRÊMIO)

Idade: 22 anos (24/02/97)
Posição: Extremo esquerdo
Valor: 1 milhão de euros (Transfermarkt)

Pepê é certamente uma revelação gremista que no futuro poderá se firmar nos grandes da Europa. Usado com certa frequência por Renato Gaúcho, o jovem promissor tem contrato até 2022, mas será alvo de propostas nessa janela. Tido como o “sucessor” de Éverton”Cebolinha”, pode ser que ele saia até antes de Éverton já que sua idade é benéfica nesse sentido. Segundo o Globoesporte.com, Roma e PSG sondaram a situação de Pepê, mas Benfica e Porto foram mais a fundo. O Grêmio cita nos bastidores que deseja 15 milhões de euros pela jóia, um valor ao alcance das águias, mas não é improvável que os dragões não se lancem no concurso do velocista extremo-esquerdo.

LIZIERO (SÃO PAULO)

Idade: 21 anos (07/02/98)
Posição: Médio centro
Valor: 2,5 milhões de euros (Transfermarkt)

A safra de jovens jogadores do São Paulo foi o que salvou a equipa neste ano. Com contratações badaladas como Hernanes, Pato, Dani Alves e Juanfran, foram jogadores das categorias de base que equililbraram a equipa para que o ano não fosse jogado fora. Nomes como Antony (extremo direito), Igor Gomes (médio ofensivo) e Liziero (médio centro) deram a dinâmica necessária para os titulares. Como o São Paulo está num mau momento financeiro e precisa negociar jogadores, Liziero aparece nessa lista com um bom custo benefício para uma equipa portuguesa. SC Braga, Vitória SC ou mesmo Sporting CP podem ver no médio-centro um reforço de ampla qualidade que está na porta de saída do emblema paulista.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter