22 Mai, 2018

Rugby Scouting – As novas estrelas do Rugby Mundial pt.1

João OliveiraDezembro 21, 20175min0

Rugby Scouting – As novas estrelas do Rugby Mundial pt.1

João OliveiraDezembro 21, 20175min0
Este é o primeiro Rugby Scouting do Fair Play e fomos à descoberta de "pérolas" de todo o Mundo! Os primeiros 5 nomes de 15 jogadores... conhecias todos?

Artigo de João Pedro Oliveira

Época após época são vários os valores a emergir no rugby mundial, o Fair Play meteu o seu departamento de scouting a trabalhar e foi em busca das novas estrelas da modalidade.

As escolhas dão para todos os gostos, desde os “mágicos” com a bola nas mãos que metem a equipa a jogar como verdadeiros maestros da orquestra até ao jogador implacável defensivamente.

Como manda a regra de jogo para esta escolha entram 15 jovens jogadores de altíssima qualidade, sendo que muitos outros ficaram em “stand-bye” e são nomes a ter em conta. Nesta 1º artigo escolhemos os primeiros cinco jovens prodígios.

Richie Mo´Unga

Idade: 23 Anos / Altura: 1,76 cm / Peso: 86 kg / Posição: médio de abertura (fly half)

Richie Mo´Unga é o típico desequilibrador neozelandês, um verdadeiro mágico com um instinto ofensivo por natureza.

Fez uma estrondosa época 2017 ao serviço dos Canterbury, onde foi o melhor marcador da ITM Cup com 160 pontos alcançados em apenas 10 jogos, batendo o recorde de maior número de pontos registados numa final da competição, com 25 pontos (2 ensaios, 3 conversões e 3 penalidades), sendo declarado o Man of the Match.

Mo´Unga fez acreditar os adeptos dos Crusaders que a eterna camisola número 10 de Dan Carter está em boas mãos, após passagens de Colin Slade e Tom Taylor. Richie conduziu a equipa de Christchurch para o 8º título do Super Rugby e foi justamente convocado para os All Blacks na digressão à Europa em Novembro. O seu principal desafio para a sua posição, têm um nome Beauden Barrett, apenas e só o melhor jogador do mundo na atualidade.

Sam Hunderhill

Idade: 21 Anos / Altura: 1,86 cm / Peso: 103 kg / Posição: Asa (flanker)

É caso para dizer que o selecionador inglês Eddie Jones, apostou e ganhou, quando chamou para a seleção da rosa, Sam Hunderhill. Jogador de uma raça e disponibilidade ao jogo tremenda, que com apenas 3 internacionalizações deu garantias de uma carreira internacional promissora.

Tem como principais armas o jogo no breakdown com vários turnovers a beneficiar a sua equipa e a dura placagem que imprime nos seus adversários. Alinha pelo Bath de Inglaterra, depois de experiências no Gloucester e Ospreys.

Izaia Perese

Idade: 20 Anos / Altura: 1,80 / Peso: 91kg / Posição: Ponta (wing)

Izaia Perese é sem dúvida um dos valores emergentes do rugby australiano. Fez toda a sua formação na academia dos Queensland Reds até realizar a sua estreia na equipa principal em 2017 sendo uma das principais revelações do Super Rugby. O seu andamento competitivo fez com que fosse o principal protagonista e melhor marcador dos sub-20 australianos no The World Rugby Championship deste ano na Georgia.

Parece fácil a forma como perfura as defesas e todo o seu poder de embate, não menosprezando a dureza das suas placagens, um nome a ter em conta e que já foi chamado por Michael Cheika para a Seleção Wallabie.

Marcus Smith

Idade: 18 anos / Altura: 1,75 cm / Peso: 82 kg / Posição: Médio de abertura (fly half)

Uma das grandes revelações do ano é Marcus Smith, este jovem talento nascido nas Filipinas é quem pauta o ritmo de jogo dos Harlequins de Londres na Premiership. Na presente época é o segundo melhor marcador da prova com 91 pontos em 10 jogos.

Jogador da rosa em todos os escalões de formação, Smith é imprevisível em todas as suas ações dentro de campo, as suas fintas de passe e sidesteps são uma dor de cabeça constante e Eddie Jones já o chamou para seleção principal de Inglaterra. O próprio australiano disse: “O que eu gosto em Marcus Smith é a sua sensação dentro de campo, só ele entende o que vai fazer”.

Juarno Augustus

Idade: 19 anos / Altura: 1,88 cm / Peso: 108 kg / Posição: Nº 8 (back row)

Para a maioria dos nossos leitores este nome é desconhecido, mas estamos perante o jovem que foi eleito o melhor jogador da World Rugby U20 Championship 2017. Juarno Augustus é uma das grandes promessas dos Stormers e do rugby sul-africano. Se há uma palavra que o define é potência.

Tal como aconteceu com Cruden, Julian Savea, Ford, Serfontein e Pollard após serem vencedores da distinção “The Best Player U20”, também a elite do rugby mundial espera por ver Augustus nos grandes palcos.

Foto: Getty Images

Nota: Esta é uma rubrica semanal/mensal dedicada ao Scouting do Mundo do Rugby, em breve publicaremos a 2ª parte, onde poderá ver as restantes estrelas que estão a despontar no rugby mundial.

De salientar que nomes como Maro Itoje, Rieko Ioane, Malcom Marx, Anthony Watson, Pablo Matera, Anton Lienert-Brown, Jan Serfontein, Gael Fickou, Damian Mckenzie, Huw Jones, entre muitos outros não foram considerados para esta listagem por já serem valores confirmados e indiscutíveis nos seus clubes e respetivas seleções.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter