Fair Play Twitterverse: do penálti-estátua ao Ouro de Fernando Pimenta

Nuno CanossaAgosto 22, 20226min0

Fair Play Twitterverse: do penálti-estátua ao Ouro de Fernando Pimenta

Nuno CanossaAgosto 22, 20226min0
Os Campeonatos Europeus já foram e Fernando Pimenta foi um dos grandes vencedores, com Nuno Canossa a partilhar os tweets de alto quilate dos últimos dias

Após mais um fim-de-semana recheado de jogos e eventos das demais competições e modalidades, onde o português Fernando Pimenta levantou uma medalha de ouro nos Campeonatos Europeus, ficam alguns momentos dos últimos tempos que valem a pena recordar, recolhidos do Universo do Twitter! Qual o teu tweet favorito e momento? E qual o impacto dos números de Fernando Pimenta para ti?

O penálti-estátua, por Jardel

A criatividade do jogador guineense tanto deu frutos, como foi a sentença da equipa de Santa Maria da Feira na busca pela vitória. É que aos 90+6 minutos, e recriando o 1º penálti a régua e esquadro, Quentin Beurnardeau (guarda-redes do Leixões) não permitiu que Jardel voltasse a sorrir, assegurando assim um ponto para a equipa de Matosinhos.

O guarda-redes sem luvas, por Pedro Porro

No 1º clássico da temporada, FC Porto levou a melhor (3-0) sobre um Sporting CP que, a dada altura, contou com dois guarda-redes em campo. Após cabeceamento de Wenderson Galeno, que entrou no jogo para o sentenciar, Pedro Porro, sem que Adán estivesse por perto e percebendo que o golo do luso-brasileiro seria inevitável, não resistiu a colocar a mão na bola para impedir que a mesma entrasse.

Expulso de forma imediata, o espanhol viu Uribe carimbar o 2-0 da marca de penálti, onde o protagonista Galeno faria, mais tarde, o 3-0. Sem que o resultado demonstre o clássico bem-disputado e equilibrado desta 3ª jornada, em muito devido à brilhante performance de Diogo Costa, a partida só não findou em 4-0, porque Gabriel Veron viu o seu 1º golo pela equipa portista ser anulado. Quanto ao Sporting, boas oportunidades de Morita, Trincão ou Inácio poderiam ter resultado num regresso a Lisboa mais animador.

A formação de prestígio, por Sport Lisboa e Benfica

Após a conquista da última edição da UEFA Youth League, o Benfica garantiu o acesso à 1ª edição da Taça Intercontinental sub-20 que teve lugar no passado dia 21 de Agosto no Uruguai. E foi em frente de 40 mil fãs caseiros, que a equipa lisboeta se superiorizou ao Peñarol por 1-0. Luís Semedo, num canto batido por Cher Ndour e naquele que foi o seu 1º toque no jogo, fez o golo que entregou a 1ª Taça Intercontinental aos encarnados. Fica assim assinalado mais um capítulo de sucesso da formação do Benfica, numa geração de jogadores que promete dar que falar.

O início perfeito, por Paris Saint-Germain

O que dizer deste começo de jogo dos parisienses? Numa partida em que Mbappé assinalou um hat-trick e em que o PSG venceu por 7 golos na casa do Lille, a questão que se impõe é só uma: será Christophe Galtier o treinador capaz de traduzir o fortíssimo plantel francês em sucesso na Europa?

A remontada, por Werder Bremen

Seis minutos (compilados em 30 segundos) de futebol no seu estado mais puro.

O ouro, por Fernando Pimenta

Naquela que foi a 8º medalha do Europeu, com as restantes a serem conquistadas pelo próprio, Pablo Pichardo, Auriol Dongmo, Iúri Leitão e Kevin Santos, Fernando Pimenta volta a colocar o nome de Portugal no topo do mundo da canoagem, chegando às 121 medalhas no seu registo individual. Mais uma competição de alto nível do canoísta português, Fernando Pimenta!

O reinado sem férias, por LeBron James

Jamal Crawford, antiga estrela da NBA e fundador de uma liga amadora em Seattle, garantiu a presença de LeBron James, Jayson Tatum, Dejounte Murray, Paolo Banchero, Chet Holmgren, Isaiah Thomas e outros protagonistas da principal liga norte-americana naquele que viria a ser um dia inesquecível para a TheCrawsOver. No entanto, o evento ficou algo comprometido pela incapacidade do pavilhão em acolher tantos fãs, com o jogo a ser suspenso pelo próprio Jamal Crawford de forma a proteger os atletas.

O apuramento, pela Selecção Nacional Sub16 Femininos

Após vitórias convincentes sobre Letónia (79-58) e Polónia (56-53), a selecção feminina de basquetebol apenas perdeu o confronto com a Bélgica, por uns singelos 2 pontos (53-51). Desta feita, as atletas sub16 apuraram-se para os oitavos de final da prova, em 2º lugar no grupo, e terão agora pela frente a República Checa na próxima terça-feira pelas 20:45. De notar que, em caso de vitória, a selecção nacional garante automaticamente a manutenção na Divisão A.

A surpresa, por Borna Coric

É complicado resumir aquilo que o tenista croata conseguiu na última semana. Desde já, Coric tornou-se no jogador com ranking mais baixo a conquistar um Masters 1000 em toda a história da categoria. Se é verdade que o tenista de 25 anos já esteve no top15 do mesmo, é também importante referir que vinha de uma complicadíssima lesão no ombro e que, pelo caminho, eliminou Musetti, Nadal, Bautista Agut, Auger-Aliassime, Norrie e Tsitsipas, números 30, 3, 18, 8, 9 e 5 do ranking mundial. Alcançando o seu 1º título Masters 1000, Borna Coric vai saltar do 152º lugar para o 29º, garantindo desde já o estatuto de cabeça-de-série na próxima edição do US Open. O número 29 que marca também o número de anos que distam os feitos do croata e o de Mikael Pernfors: os dois únicos jogadores a arrecadarem títulos Challenger e Masters 1000 na mesma temporada. E depois de apresentar o ténis mais consistente da sua carreira durante a última semana, resta agora saber se Coric (25 anos), que em tempos fora considerado um dos maiores prodígios do ténis, conseguirá dar seguimento ao excelente momento de forma.

Não há duas sem três, por Francesco Bagnaia

Francesco Bagnaia, piloto da Ducati, conquistou o 3º GP consecutivo garantindo assim o 7º triunfo da equipa na temporada. Fabio Quartaro, o líder isolado do campeonato e campeão em título, partiu do 5º posto mas terminou na 2ª posição impedindo uma dobradinha da Ducati, com Jack Miller a arrecadar o último lugar do pódio. Já o português Miguel Oliveira não foi além do 12º lugar, continuando com os mesmos 85 pontos de Maverick Viñales no 10º posto do campeonato de pilotos.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS