Fair Play Twitterverse: Arsenal e o sonho do título
Na segunda metade do mês de janeiro, o resumo das principais ligas europeias de futebol (será que o Arsenal vai chegar ao título?), o 1º Grand Slam da época no ténis e a votação All-Star da NBA, e muito mais em mais um FP Twitterverse.
CHEIRA A TÍTULO EM LONDRES
Num confronto decisivo para as contas do título, o Arsenal recebia o clássico frente ao United, sabendo que a outra equipa de Manchester já havia vencido o seu confronto e, por isso, com a possibilidade de se aproximar dos líderes gunners. E foi mesmo através de um potente remate fora de área por Rashford que a equipa de Ten Hag colocou pressão no Arsenal ao entrar na frente na partida. No entanto, Nketiah, que viria a ser o homem decisivo na partida, igualou rapidamente o marcador ainda nos primeiros 30 minutos do jogo.
No início da 2ª parte surge outro golo de belo efeito, desta vez marcado por Saka, ao qual Martinez respondeu prontamente colocando o resultado em 2-2 com meia hora por se disputar. E foi mesmo no final, em cima do minuto 90, que Nketiah sentenciou a partida com um winner que reafirmaria a liderança do Arsenal na Premier League. Com menos 1 jogo do que todos os outros integrantes do top4, o Arsenal leva uma vantagem de 5 pontos para o Manchester City, com a distância a fixar-se agora nos 11 pontos para Newcastle e o próprio Man. United.
BUKAYO SAKAAAAAAAAAAA ???????????
??????? @premierleague | @Arsenal 2 x 1 @ManUtd
? ???????? ???: A primeira mensalidade é oferta da ELEVEN ao aderires ao passe anual
? https://t.co/7qOD0Miooh#PremierELEVEN pic.twitter.com/7xKfDGMpdY— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) January 22, 2023
O REGRESSO DA BUNDESLIGA
E que regresso, diga-se. Nas 9 partidas disputadas ao longo do fim-de-semana, as equipas germânicas contabilizaram um total de 41 golos numa média a rondar os 4.5 golos por jogo. Com 2 goleadas à antiga – 7-1 aplicados pelo Colonia ao Bremen e 6-0 pelo Wolfsburg ao Freiburg que até havia entrado em 2º para a jornada -, e um pequeno desaire do líder Bayern (1-1) em Leipzig, o destaque vai forçosamente para o jogo em Dortmund frente ao Augsburg.
Num jogo que terminou com uma vitória impressionante da equipa da casa por 4 bolas a 3, tendo a partida estado empatada em 3 ocasiões diferentes (1-1, 2-2, 3-3), o momento do jogo foi mesmo a substituição que marcou o regresso oficial de Sebastien Haller à competição depois de enfrentar um cancro testicular.
Bem-vindo de volta, Haller! ?
?? @Bundesliga_DE | @BVB 2 x 2 @FCAugsburg
? ???????? ???: A primeira mensalidade é oferta da ELEVEN ao aderires ao passe anual ? https://t.co/7qOD0Miooh#BundesligaELEVEN pic.twitter.com/gLFhuKufEG
— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) January 22, 2023
FINAL DA 1ª VOLTA DE PORTUGAL
Não é ciclismo, porém, se mantivermos a analogia, é o Benfica quem segue de camisola amarela. E foi mesmo com o equipamento alternativo amarelo que Gonçalo Guedes voltou a entrar em campo com a águia ao peito, numa vitória por 3-0 nos Açores, com o internacional português a rematar o seu regresso com o último dos golos da vitória do líder frente ao Santa Clara. E por falar em golos, o que dizer do de Simon Banza aos 90+8 que viria a significar os 3 pontos para a equipa minhota, naquele que seria um final perfeito para a melhor 1ª volta da história do Braga, iniciando a 2ª a apenas 4 pontos do 1º lugar, no 2º posto.
Também dragões e leões carimbaram vitórias complicadas. O Porto foi até Guimarães vencer o Vitória por 1-0, enquanto que o Sporting venceu o Vizela por 2-1 em Alvalade. Os azuis e brancos seguem em 3º a 5 pontos do Benfica, com a distância entre rivais da capital a ser bem maior, com 12 pontos a separá-los.
⚽ GOLO
Banza 98'
Liga Portugal bwin (#17) | Paços de Ferreira 1-2 SC Braga#LigaPortugalbwin #FCPFSCB https://t.co/USCNJm7EL2 pic.twitter.com/3zCKjXNOLI— VSPORTS (@vsports_pt) January 21, 2023
AUSTRÁLIA AO RUBRO
Para se compreender o nível de surpresas que se tem vivido no 1º Grand Slam masculino do ano, basta olhar para os últimos 8 nomes em pé no torneio. Sem grandes surpresas Novak Djokovic está presente no lote, assim como Tsitsipas e Rublev que confirmaram até então o seu favoritismo para chegar aos quartos-de-final. No entanto, há vários estreantes nesta fase, com algumas caras conhecidas mas de pouca frequência numa fase tão adiantada de 1 dos 4 maiores torneios da temporada. Primeiro, destaque para o duelo norte-americano entre Ben Shelton (apenas o 2º GS da carreira e 89º do ranking) e Tommy Paul (35º do ranking e cujo máximo num GS havia sido uma 4ª ronda) em que, um dos dois atingirá a primeira meia-final a este nível na sua carreira.
Karen Kachanov já entrou em campo e eliminou Sebastian Korda, atingindo apenas a 2ª meia-final de um GS na sua carreira, derrotando o 3º dos norte-americanos que chegaram aos quartos-de-final, também para si um recorde pessoal. Ora, resta falar da performance de Jiri Lehecka (71º do ranking) que para chegar ao embate frente a Stefanos Tsitsipas eliminou 23º, 12º e 7º classificados no ranking mundial ATP. O tenista de 20 anos nunca havia vencido uma única partida em contexto de Grand Slam.
Assim sendo, só há dois cenários possíveis para o que resta do Australian Open: o 22º título de Grand Slam para Novak Djokovic ou um novo nome a entrar para a história dos vencedores de Grand Slams. Tsitsipas foi o único outro jogador em competição a atingir uma final, curiosamente perdida em Paris (Roland Garros) para o tenista sérvio.
WHAT a way to finish the set ?
Khachanov 7-6(5) Korda
@karenkhachanov • @wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis • #AusOpen • #AO2023 pic.twitter.com/KT3yARC7mP— #AusOpen (@AustralianOpen) January 24, 2023
ALL-STAR NBA
O jogo das estrelas da NBA está aí à porta e estamos cada vez mais próximos de descobrir quais os participantes deste ano. Com os titulares a serem anunciados na próxima quinta-feira, aqui ficam os últimos resultados dos votos revelados antes da conclusão do processo de eleição.
É importante notar que os titulares são decididos através da seguinte fórmula: 50% dos votos dos fãs + 25% dos votos dos media + 25% dos votos dos próprios jogadores. Os suplentes são escolhidos pelos treinadores das equipas, não podendo eleger os próprios atletas.
LeBron James and Giannis Antetokounmpo lead their respective conferences in the third fan returns of #NBAAllStar Voting presented by AT&T.
Fans account for 50% of the vote to decide All-Star starters. NBA players and a media panel account for 25% each. pic.twitter.com/nqNZqkeVJw
— NBA Communications (@NBAPR) January 19, 2023