Fair Play Twitterverse: Donovan Mitchell faz história na NBA

Fair PlayJaneiro 15, 20234min0

Fair Play Twitterverse: Donovan Mitchell faz história na NBA

Fair PlayJaneiro 15, 20234min0
Nuno Canossa lança o 1º Twitterverse de 2023, com nota de destaque a ir para uma noite louca de Donovan Mitchell na NBA

Em 2023, o desporto só poderia entrar com o pé direito. Naquela que é a 1ª edição do ano do Twitterverse: o novo clube de Cristiano Ronaldo, a noite inesquecível de Donovan Mitchell, o adeus a Gareth Bale e o novo selecionador português.

CR7 despede-se da Europa

Poder-se-á afirmar que Ronaldo apreciou a sua estadia nas Arábias durante o Mundial. Afinal de contas, o estádio do seu novo clube fica a apenas 6 horas de carro dos vários em que atuou no decorrer da competição de seleções, devendo ser um trajeto consideravelmente mais rápido quando realizado num avião a jato.

Mas vamos a alguns factos sobre o clube saudita. O Al-Nassr foi fundado em 1955 e é um dos clubes mais históricos daquela zona do globo. 9 campeonatos conquistados e umas tantas taças (6 do Rei e 3 do Príncipe), tendo vencido a principal competição Premier League, desde já um nome bastante conhecido de CR7, pela última vez em 2019. A melhor prestação na Liga dos Campeões foi uma final alcançada nos já longínquos anos 90 e no plantel contam com alguns nomes bem conhecidos do futebol português e europeu: David Ospina, Álvaro Gonzalez, Ghislain Konan, Luiz Gustavo, Anderson Talisca e Vincent Aboubakar.

Sem que seja preciso enumerar o palmarés do internacional português para compreender a catastrófica diferença entre jogador e clube, Ronaldo não temeu em considerar o seu novo contrato de único (atingindo valores nunca vistos por um jogador de futebol) e confessa que já conquistou tudo pela Europa, justificando assim a sua ida para um novo continente. Com os olhos muito certamente postos em garantir a primeira Champions do clube saudita, Cristiano Ronaldo poderá mesmo fazer a sua estreia frente a Lionel Messi. No próximo dia 19 de Janeiro, o PSG viajará até à capital saudita para defrontar um onze combinado entre as principais estrelas de Al-Nassr e Al-Hilal e, ao que tudo indica, as duas das principais figuras da história do futebol estarão aptas para ir a jogo.

Donovan Mitchell faz história na NBA

No outro lado do Atlântico, Donovan Mitchell decidiu entrar para a história do basquetebol norte-americano. Não só se posicionou muito bem na lista de jogos com mais pontos num só jogo por um jogador (em 8º empatado com Elgin Baylor e David Robinson), como se tornou no primeiro jogador da história com 70+ pontos e 10+ assistências no mesmo jogo. Com a segunda melhor contribuição ofensiva de sempre – entre pontos marcados e assistidos os 99 de Mitchell só são superados pelos 104 de Wilt Chamberlain -, só 3 jogadores na história conseguiram marcar mais do que Mitchell numa partida: David Thompson, Kobe Bryant e Wilt Chamberlain. No mínimo, impressionante.

Hwyl, Gareth Bale (Adeus, Gareth Bale)

Foi nestes primeiros dias de 2023 que vimos um dos maiores ícones do futebol mundial das últimas décadas despedir-se da modalidade. Não acreditam? Deixo que o palmarés fale por si: 5 Ligas dos Campeões, 3 Supertaças Europeias, 3 Campeonatos do Mundo de Clubes, 3 La Ligas, 1 Copa do Rei, 1 Supertaça Espanhola, 1 MLS Cup e, quiçá o mais raro dos seus feitos, venceu aquela que foi a última competição conquistada pelo Tottenham Hotspur em 2008 (EFL Cup ou Taça da Liga Inglesa).

O seu contributo? Num total de 701 jogos, foram 242 golos e 164 assistências, para além de muita magia espalhada em campo que não é refletida em números. Pelo seu país, o País de Gales, Bale despede-se como o jogador com mais golos e internacionalizações da sua seleção tendo sido peça-chave na quebra de um jejum de 64 anos sem ir ao Mundial e numa caminhada histórica às meias-finais do Euro 2016, em que os galeses caíram apenas perante Portugal.

O novo selecionador português, espanhol

Atenção, o título não revelar qualquer intenção do autor em ser picuinhas por o selecionador nacional não ser português. No entanto, não mais poderemos referir-nos ao selecionador como “selecionador português”, algo que nos havíamos desabituado desde a saída de Scolari do comando técnico da seleção. Isto tudo para vos transmitir, caso só tenham entrado em 2023 duas semanas depois de ele chegar, que o selecionador de Portugal é Roberto Martinez e que poderão ler tudo sobre o técnico espanhol aqui: https://fairplay.pt/futebol/roberto-martinez-raio-x-ao-novo-seleccionador-de-portugal/


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS