Clubes com História: Società Sportiva Lazio, as “águias” de Roma pt.1

João Ricardo PedroJaneiro 16, 20215min0

Clubes com História: Società Sportiva Lazio, as “águias” de Roma pt.1

João Ricardo PedroJaneiro 16, 20215min0
Roma, cidade eterna que conta com dois clubes mundialmente respeitados, a AS Roma e SS Lazio. Contamos neste artigo a história dos laziale pela "pena" de João Pedro Ricardo

A fundação (1900)

A história da Lazio começou no início do ano 1900 quando um grupo de jovens do bairro Prati se juntaram na Piazza della Libertá para formar a La Società Sportiva Lazio. O bairro está situado na margem ocidental do Tibre. Atualmente está afixada uma placa na Pizza della Libertà uma placa com os nomes dos fundadores da Lazio.

O plano inicial dos fundadores era que o clube se deveria chamar Società Podistica Romana. O nome de Lazio era um plano de reserva para evitar problemas de nomenclatura com a Societá Ginnastica Roma que havia vencido um torneio de futebol em Roma no ano anterior.

A Lazio rapidamente se tornou um clube multidesportivo, existiam as seguintes modalidades: Natação, Atletismo e Futebol – estas foram as primeiras modalidades da Lazio.

Os primeiros uniformes envergados pela Lazio eram brancos e pretos. A partir de 1904 o clube definitivamente o azul claro e o branco – as cores atuais da Lazio. Estas cores foram escolhidas em homenagem ao Reino da Grécia, a pátria dos Jogos Olímpicos. Também a águia foi escolhida como símbolo porque representa a figura de Zeus, o principal Deus grego.

1901 – 1912

A modalidade de futebol começou a ser praticada no clube desde 1901, no entanto, uma secção dedicada apenas ao futebol só foi estabelecida em Outubro de 1910. A iniciativa partiu de Bruto Seghettini que havia sido jogador do Racing Club de Paris e foi também fundador do Audace Club Podisitico, ironicamente o Audace foi um dos clubes que fez parte da fusão de vários em clubes para fundar a AS Roma em 1927.

Os primeiros jogos da Lazio foram contra o Veloce Club Podistico e o Forza e Coraggio. Os jogadores da Lazio também tiveram a oportunidade de fazer um jogo contra uma que equipa de seminaristas escoceses que por ocasião estavam na capital do Reino de Itália.

Apesar de não ter sido um jogo oficial a partida de futebol de 15 de Maio de 1904 na Piazza d’Armi contra o Club Sportivo Virtus é considerado o primeiro derby da história de Roma. O jogo terminou com uma vitória de 3-0 para a Lazio com um hattrick de Sante Ancherani. O Virtus surgiu após uma cisão na direção da Lazio.

No ano de 1907 chegou o primeiro campeão de futebol em Roma, porém ainda não oficial, Lazio e Virtus foram os finalistas e nova vitória para a Lazio.

O campeonato oficial de Roma e reconhecido pela Federazione Italiana Giuoco Calcio (FIGC) foi organizado em 1910. A Lazio cedo se mostrou como força dominante no futebol da capital. Venceu os primeiros três campeonatos entre 1910 e 1912. No entanto, apenas na temporada 1912-13 foi possível ao campeão de Roma disputar o campeonato nacional italiano. As primeiras edições somente contavam com a presença de equipas do norte do país.

Esta reformulação no futebol italiano permitiu que as equipas do centro e sul de Itália disputassem pela primeira vez pelo título de campeão de Itália. A Lazio venceu o torneio de Roma sem qualquer derrota. Na final do campeonato do sudoeste de Itália derrotou o Virtus Juventus que de Livorno, e no derradeiro acesso à final do campeonato de Itália venceu o Naples Foot-Ball Club e enfrentou na final o Pro Vercelli da região de Piemonte.

A final foi realizada na cidade de Genova e os rapazes da Lazio foram vergados por uma derrota de 6-0. Na época a equipa do Pro Vercelli dominava quase por completo o futebol italiano havia vencido quatro dos últimos cinco campeonatos.

Na época seguinte a Lazio repetiu a receita e o sucesso foi ainda maior, venceu todos os jogos até à final do campeonato. Na final do torneio do Sul derrotou na meia final o Società Per Esercizi Sportivi Livorno e na final derrotou o Unione Sportiva Internazionale Napoli.

Apesar dos melhoramentos visíveis da Lazio foram incapazes de contrariar o poderio das formações do norte de Itália. Desta feita o oponente foi o Football Club Casale da cidade de Casale Monferrato também em Piemonte. A formação da Lazio perdeu ambos os jogos da final, o primeiro fora de por 7-1 e depois em Roma a vitória foi novamente para o Casale que assim conquistou o seu primeiro e único título da sua história (atualmente jogam na Serie D).

A temporada seguinte acabou por não ser concluída devido ao início da Grande Guerra que mais tarde ficou conhecida como a Primeira Guerra Mundial. No entanto, a Lazio pela primeira vez encontrou um rival dentro de Roma, o Foot Ball Club di Roma, curiosamente foi um dos clubes que participou na fusão que deu origem a AS Roma e esta herda o equipamento do Foot Ball Club di Roma.

A Lazio terminou no segundo posto no campeonato de Roma o que foi suficiente para disputar a fase final do centro-sul juntamente com o Foot Ball Club di Roma, Pisa e Lucchese. Desta vez a Lazio voltou a recuperar o estatuo da melhor equipa de Roma e venceu a fase final. A final do Sul de Itália contra o representante da cidade de Nápoles nunca chegou a acontecer e o campeonato italiano só voltou anos mais tarde, na temporada 1919-1920.

Imagem antes do derby contra o Pro Roma (Fonte: Pininterest)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter