As melhores mentiras no Futebol: Gregoire Akcelrod, o falso príncipe do PSG

Francisco IsaacOutubro 27, 20234min0

As melhores mentiras no Futebol: Gregoire Akcelrod, o falso príncipe do PSG

Francisco IsaacOutubro 27, 20234min0
Mentiras é com o senhor Gregoire Akcelrod, que criou um perfil falso e quase assinou pelo CSKA Sófia no ano de 2009 como conta Francisco Isaac

Sabes de algumas maiores “tangas” perpetuadas no Desporto-Rei? Desde jogadores fictícios (Tó Madeira!), a selecções-fantasma a conversas paralelas enganadoras, fomos em busca de 5 das melhores mentiras do futebol!

GREGOIRE AKCELROD E O QUASE TER IDO DOS AMADORES PARA A LIGA DOS CAMPEÕES COM UMA (VÁRIAS) MENTIRA(S)

Em 2009, o vice-campeão búlgaro CSKA de Sófia estava a preparar a temporada para jogar na Ligue Europa, e no meio dos vários reforços que foi apresentando, um deles parecia ganhar algum destaque apesar do total desconhecimento em relação à sua pessoa, origem e passagens por clubes anteriores. Quem era este jogador? Gregoire Akcelrod. Já ouviram falar? Não? Então é fácil explicar o que Gregoire Akcelrod fez: mentiu. Mas mentiu sobre o quê? Tudo, e mais alguma coisa. Desde os clubes por onde passou, onde se contava o Paris Saint-Germain, à sua formação enquanto jogador, à qualidade individual, e a todo o seu registo de carreira. Como é que Akcelrod conseguiu então ludibriar o sistema todo ao ponto de quase se estrear nas competições europeias? Bem, há poucas explicações para como é que o fez, e menos ainda para o como convenceu o CSKA Sófia a contratá-lo.

Comecemos pelo princípio. Gregoire Akcelrod nasceu e cresceu em Paris, e tinha pouco jeito para o Desporto-Rei, apresentando-se como um jogador “gago”, sem grande coordenação e que não inspirava grande confiança. De qualquer forma, o sujeito desta história acabou por jogar pelo PSG ou, melhor, pela 5ª equipa do emblema parisiense, tratando-se de uma formação amadora e sem grande hipótese de atingir outro patamar. E por aqui andou, coleccionando fotos com os equipamentos terciários do PSG, escapulindo-se para os treinos do plantel principal, tirando umas fotos com alguns jogadores e a fingir que andava lá a treinar – até ser expulso do relvado -, até ao dia que decidiu passar da teoria para a prática.

O que é que isto significa? Ora, que Gregoire Akcelrod criou um site desportivo em que surgiam lá algumas notícias e artigos de análise em relação a si, fazendo de conta que não só era um jornalista, como inventou citações de Nicolas Anelka, Jérôme Rothen, Mathieu Bodmer ou Sylvain Armand, com estes a efectuarem mil elogios às qualidades do seu ex-companheiro de equipa. Num ápice, o inventor desta fabricação foi contactado por uns quantos clubes, com o CSKA Sófia a garantir o concurso, convencendo-o a viajar até à capital búlgara para realizar uns testes com a equipa principal. Resultado? Gregoire Akcelrod cumpriu e pareceu ter ganho um lugar na equipa, materializando a sua mentira em efeitos práticos! Porém, o destino divino decidiu intervir e colocar um ponto final a tal infâmia, com uns quantos adeptos do CSKA a dirigirem-se aos seus homólogos do PSG, lançando uma série de perguntas em relação à pessoa de Gregoire Akcelrod.

Em poucas horas a mentira foi descoberta, com os fãs do emblema búlgaro a contactarem o clube, assim como o PSG, explicando que o senhor em questão nunca tinha passado por qualquer um dos clubes que estava no seu currículo. Com isto seguiu-se a rescisão, e… não foi o fim da história de Gregoire Akcelrod, pois o francês ainda teve oportunidade de se mostrar por umas quantas equipas a nível mundial, como na 4ª divisão inglesa ou 3ª francesa. Após estas “brincadeiras” em Inglaterra, ainda voou para o Canadá e Andorra, assinou contratos de semiprofissional, com o seu maior troféu a ser as mil mentiras que montou para enganar históricos emblemas europeus a abrirem-lhe a porta.

O maior destaque da carreira deste belo inventor de patranhas, é que esteve no Swindon Town da League One, marcando até dois golos num amigável, sem nunca jogar oficialmente nesta 3ª divisão inglesa, cumprindo uns quantos testes e chegou a ser entrevistado por alguns sites locais.

Ah, e para fechar em beleza esta história, sabiam que Gregoire Akcelrod é empresário e agente desportivo, com sede em Andorra e que tem levado uns quantos jogadores à segunda divisão espanhola de futebol. Esperemos é que não hajam mentiras envolvidas desta vez!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS