Anfield Road, o Lar dos dois clubes de Liverpool


Anfield Road, o Lar dos dois clubes de Liverpool

Este domingo há dérbi de Liverpool, entre Liverpool FC e FC Everton. A Anfield Road que separa e une dois dos maiores emblemas ingleses de sempre!

Everton FC e Liverpool FC apesar de rivais têm em comum dois nomes na sua história: John Houlding e Anfield Road.

John Houlding era proprietário de hotéis, terras e de uma cervejeira e era também um membro ativo na vida política da cidade, ocupou vários cargos municipais e era membro do Partido Conservador. Em 1884 entrou para a direção do recém fundado Everton FC, por enquanto, o único clube de futebol da cidade.

Em 1879, os “Toffees” jogavam no canto sudoeste do Stanley Park. Em 1884, o Everton muda-se para o recém construído Anfield Road, cujo o proprietário era John Orrell, amigo pessoal de Houlding. No dia 28 de Setembro de 1884, o Everton estreou o Anfield Road com uma vitória de 5-0 sobre o Earlestown.

No ano seguinte, em 1885, aconteceu algo que iria mudar para sempre a história do “Derby Merseyside”, sete anos antes antes da fundação do Liverpool FC. O “self made man”, John Houlding, adquiriu os terrenos e o estádio a Orrell.

Houlding passou a ser o senhorio do estádio do Everton que continuou a pagar o aluguer do mesmo, esta situação deixou descontente alguns membros da direção do clube, e argumentavam que o presidente estava a lucrar com o Everton, esta situação levou a uma cisão entre os adeptos do Everton que mais tarde iria dar origem a fundação do Liverpool.

Na realidade Houlding, continuou a ser um dos principais financiadores do Everton, em 1885, o Everton estava em grandes dificuldades financeiras e a sua própria existência estava ameaça, e emprestou ao clube uma avultada quantia de 6 mil libras com uma taxa de juro bastante modesta de 0.66% ao ano, esta taxa foi aumentada para 4% quando o Everton entrou na primeira edição da Primeira Liga Inglesa em 1888-89. Na realidade foi o dinheiro de Houlding que permitiu ser possível a utilização do Anfield Road, no total investiu cerca de 2 mil libras para melhorar as condições do estádio.

Os investimentos de Houlding fizeram do Everton um dos melhores clubes da Liga Inglesa no seu início, na época inicial terminou na segunda posição e na época seguinte conquistou o seu primeiro título de campeão inglês.

No início da década de noventa do século XIX, a direção do Everton havia feito um ultimato a Houlding, onde estava obrigado a baixar o valor da renda do estádio de Anfield, e perderia também o privilégio de escolher os membros da comissão executiva do Everton. Houlding abandonou rejeitou a proposta e abandonou o clube.

Em resposta fundou o principal clube da cidade em 1892, o Liverpool FC, e o Anfield foi utilizado pelos “Reds” desde a sua fundação até aos dias de hoje. Já o Everton após esta cisão mudou-se para o estádio atual, o Goodison Park, os terrenos também foram comprados à família Orrell.

Marco Silva e André Gomes entram amanha para a lista de jogadores/treinadores que participaram neste dérbi mítico, que já tinha visto outros nomes lusos a fazer parte como: Abel Xavier (jogou em ambos os lados), Raul Meireles (Liverpool e até fez o gosto ao pé em 2011), Nuno Valente (Everton) e Manuel Fernandes (Everton).

Foto: Getty Images

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter