19 Fev, 2018

A Ligue 1 e o Mercado de Verão

Fair PlaySetembro 12, 20175min0

A Ligue 1 e o Mercado de Verão

Fair PlaySetembro 12, 20175min0
Uma análise ao que mais de pertinente aconteceu no defeso da principal competição de clubes francesa

TOP-10 TRANSFERÊNCIAS

  1. Neymar (Barcelona → PSG) [222 Milhões de Euros]
  2. Mbappé (AS Mónaco → PSG) [180 Milhões de Euros]*
  3. Benjamin Mendy (AS Mónaco → Manchester City) [57.5 Milhões de Euros]
  4. Alexandre Lacazette (Lyon → Arsenal) [53 Milhões de Euros]
  5. Bernardo Silva (AS Mónaco → Manchester City) [50 Milhões de Euros]
  6. Corentin Tolisso  (Lyon → Bayern Munique) [41.5 Milhões de Euros]
  7. Tiemoué Bakayoko (AS Mónaco → Chelsea) [40 Milhões de Euros]
  8. Keita Baldé (Lazio → AS Mónaco) [30 Milhões de Euros]
  9. Youri Tielemans (Anderlecht → AS Mónaco) [25 Milhões de Euros]
  10. Serge Aurier (PSG → Tottenham) [24 Milhões de Euros]

*A pagar no próximo Verão

EQUIPA +

AS MÓNACO

Sem alinhar em loucuras semelhantes às do PSG, o AS Mónaco garantiu soluções interessantes para preencher as lacunas deixadas. No ataque, para além da “estrela maior” Kylian Mbappé, viu Bernardo Silva partir, acompanhado por ValèreGermain, mas encontrou soluções na juventude de Keita Baldé (ex-Lazio) e Jordi Mboula (ex-Barcelona). Aos 27 anos, o montenegrino Stevan Jovetic também chega ao Principado à procura da estabilidade necessária para poder relançar a carreira ao mais alto nível. Importa não esquecer uma solução encontrada internamente: Rony Lopes, português que tem sido opção para Leonardo Jardim no início desta temporada.

Consumada a saída de Tiemoué Bakayoko para o Chelsea, movimentação “anunciada” desde o final da época 2016/17, os responsáveis da equipa monegasca prontificaram-se a garantir os serviços de Youri Tielemans, médio belga que se estreou na equipa sénior do Anderlecht aos 16 anos. Terence Kongolo, terceiro reforço mais caro da equipa monegasca, aumenta o leque de opções para o eixo, embora possa jogar mais subido no terreno. De resto, Diego Benaglio e Rachid Ghezzal foram duas boas oportunidades de negócio, dado que chegaram ao clube a custo zero.

EQUIPA –

PSG

Ser o comprador envolvido na maior transferência da história não é suficiente para considerar que a abordagem ao mercado foi a mais correta. O “capricho” de ter Neymar – jogador de inquestionável talento, diga-se – obrigou a equipa parisiense a um investimento de 222 milhões de euros que poderia muito bem ter sido aplicado no reforço do plantel em setores onde carece de soluções. O ataque raras vezes foi um problema para o PSG, conjunto que necessita de alternativas para o meio-campo – ainda para mais com a saída de um habitual titular como Matuidi -, podia ter mais alguém para o eixo defensivo bem como um guarda-redes. Nota positiva para a contratação de Dani Alves, uma boa oportunidade de negócio.

No último dia de mercado, a megalomania de Nasser Al-Kheilaifi traduziu-se na contratação de Kylian Mbappé ao AS Mónaco – os 180 milhões de euros só serão pagos no próximo verão. Uma postura questionável, atendendo ao desequilíbrio que se verifica no plantel.

AS MELHORES TRANSFERÊNCIAS

Neymar (Barcelona → PSG) [222 Milhões de Euros]

Neymar chegou, viu e venceu, aumentando a qualidade de um setor ofensivo parisiense que já era bastante bom. A chegada do astro brasileiro à capital francesa provoca um aumentono mediatismo do principal escalão gaulês e funciona como “bandeira” para as pretensões de Nasser Al-Khelaifi: tudo para conquistar a tão ambicionada “orelhuda”. A chegada de Mbappé implicará uma divisão de protagonismo com o “wonderkid” monegasco, mas não há duvidas de que o brasileiro é a principal figura deste PSG versão 2017/18, detentor de um ataque demolidor.

Youri Tielemans (Anderlecht → AS Mónaco) [25 Milhões de Euros]

A “coqueluche” do Anderlecht ao longo dos últimos anos saiu na altura certa e para o lugar certo. Tielemans tem um perfil que Leonardo Jardim aprecia e “dá o salto” em boa hora, transferindo-se para uma realidade em que terá espaço para jogar e mostrar todo o seu talento. Se conseguir impor o seu futebol no Principado, tornar-se-á uma peça fundamental para o equilíbrio da equipa, uma vez que é um jogador muito interessante em termos coletivos.

Dani Alves (Juventus → PSG) [custo zero]

Jogador de créditos firmados, continua a demonstrar que tem condições para jogar ao mais alto nível e acrescenta experiência a um PSG com ambições europeias. O facto de ter chegado a custo zero torna a movimentação ainda mais interessante para o emblema francês e é foi a aquisição mais inteligente do PSG, dado que chega para preencher um setor que efetivamente necessita de mais e melhores soluções. Após ter deixado a Juventus “de costas voltadas” com a direção, resta saber que influência (positiva ou negativa) poderá surtir a sua presença no balneário do PSG.

A TRANSFERÊNCIA MAIS DIFÍCIL DE EXPLICAR

Mbappé (AS Mónaco → PSG)

A excentricidade parisiense não se resumiu à contratação recordista de Neymar Jr. Usando e abusando do seu poderio financeiro – e recorrendo a um método de pagamento que permitiu contornar as normas da UEFA relativas ao fair-play financeiro -, o PSG prontificou-se o wonderkid monegasco por um preço elevadíssimo. O potencial do jogador é inquestionável e, sendo certo que num mercado louco é difícil definir a justiça de um preço, Kylian Mbappé tem imenso para provar e chega a uma equipa recheada de estrelas na frente de ataque. Mais uma vez, o PSG reforçou aquele que é indiscutivelmente o seu sector mais forte, negligenciados os restantes.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS




Newsletter


Categorias


newsletter