Paris 2024 – Primeiras vagas no Voleibol

Thiago MacielOutubro 16, 20236min0

Paris 2024 – Primeiras vagas no Voleibol

Thiago MacielOutubro 16, 20236min0
Conhecemos no mês passado os primeiros classificados para as Olimpíadas de 2024. Me acompanha neste artigo que você fica sabendo todos os detalhes.

Estão de malas prontas para os Jogos Olímpicos de Paris as seleções de Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Japão, Polônia e Canadá através do Pré-olímpico de vôlei masculino. E República Dominicana, Sérvia, Turquia, Brasil, Estados Unidos e Polônia no naipe feminino.

Pré – Olímpico Feminino

Grupo A

Era o grupo da morte no Pré-olímpico feminino de vôlei, com favoritismo para Sérvia e China, mas com rivais capazes de aprontar. Dito e feito. A República Dominicana terminou na primeira posição, com o Canadá, em terceiro, com campanha muito semelhante da vice-líder Sérvia. As dominicanas, dirigidas pelo brasileiro Marcos Kwiek, abriram a campanha perdendo para a República Tcheca.  Parecia um fim da linha antecipado. Mas daí para frente foram seis vitórias. Neste Pré-olímpico, elas foram bem mais fortes mentalmente do que em outros momentos. A maior decepção  do Pré-olímpico em Ningbo foi a China. O time da casa sentiu falta de Ting Zhu.

Grupo B

No grupo B, Turquia e Brasil carregavam um favoritismo maior do que o Japão. E, após sete rodadas, turcas e brasileiras carimbaram o passaporte para a França. A Turquia, embalada pelos títulos da VNL e do Europeu, passou de forma invicta pelo Pré-olímpico. O time com Daniele Santarelli parece que aprendeu a ganhar e chegará forte na Olimpíada. O time incorporou uma filosofia vencedora com a chegada de Melissa Vargas. Apesar de alguns tropeços o Brasil vai para Paris. A seleção verde amarela se complicou com a fraca Bulgária e foi quase fatal para a conquista da vaga. Entrou em quadra abalado diante das turcas após a morte de Walewska e perdeu. Mas no confronto final e direto com o Japão, conquistou a vaga para Paris.

Grupo C

O grupo C do Pré-olímpico feminino, em Lodz, terminou com festa das donas da casa. A Polônia carimbou o passaporte para Paris 2024 com uma vitória de virada sobre a Itália por 3 sets a 1. O confronto direto definiu a última das seis vagas disponíveis no Pré-olímpico. Os Estados Unidos também se garantiram, com vitória sobre Alemanha por 3 a 1.

Não foi uma atuação de encher os olhos, mas as atuais campeãs olímpicas, levaram a melhor sobre as valentes alemãs. Já a Itália paga o preço pela conturbada preparação, a saída de Paola Egonu e uma renovação imposta por Davide Mazzanti que está sendo muito contestada. Terá agora que se manter entre as tops até a próxima VNL para se garantir em Paris via ranking.

Pré–Olímpico Masculino

Grupo A

Com uma rodada de antecedência, a Alemanha garantiu a vaga para as Olimpíadas de Paris, a 37ª edição do maior evento esportivo do planeta. Enquanto isso, no Maracanãzinho com muita festa verde e amarela, a Seleção Brasileira fechou a sua participação no Pré-olímpico com vaga ao bater a poderosa Itália.

O resultado colocou o Brasil em segundo lugar na classificação, com 15 pontos, atrás apenas da Alemanha. O brasileiro pode respirar aliviado porque não terá que viver o sufoco de torcer para a sua nação conseguir o seu espaço nas Olimpíadas através do ranking mundial. Enquanto isso, Itália, Cuba, Ucrânia, República Tcheca, Irã e Catar não conseguiram batalhar pelo espaço.

Grupo B

O grupo B, com sede em Tóquio, sequer precisou esperar pela sétima e última rodada do qualificatório para definir os dois classificados à Paris. Os Estados Unidos, tricampeão olímpico, fecharam a sua participação com 18 pontos ao vencer seis dos sete confrontos. Já o Japão, anfitrião, terminou na segunda posição com 15 pontos, com uma derrota para os americanos. Confiante, o elenco se prepara para disputar as Olimpíadas em busca da segunda medalha de ouro, campeão em 1972.Eslovênia, Sérvia, Turquia, Egito, Finlândia e Tunísia terão que brigar no ranking mundial.

Grupo C

Atual campeão da Liga das Nações e do Campeonato Europeu de vôlei masculino, a Polônia se classificou para as Olimpíadas de Paris, apenas confirmando o favoritismo que lhe foi atribuído durante a abertura do torneio realizado na cidade chinesa de Xi’An.

Com sete vitórias, a Polônia fechou a sua participação com 100% de aproveitamento, a melhor campanha da competição com 19 pontos e seis sets perdidos entre os desafios que teve em quadra.

A Bélgica ficou em segundo lugar com 14 pontos, somados em cinco vitórias e duas derrotas. Já Canadá, Argentina, Bulgária, Holanda, China e México não se classificaram.

Foto: Olympics

Demais Vagas

Ao todo teremos 12 equipes, em cada naipe, nos jogos olímpicos. A França recebeu a primeira vaga por ser anfitriã do evento. Outros seis times se classificaram através do Pré-olímpico. Restarão, portanto, cinco vagas para as seleções que ainda não tenham conseguido a classificação até o fim deste mês. Essas vagas serão ofertadas pelo Ranking Mundial da FIVB, primeiramente serão ofertadas para continentes sem representantes. E após, pela classificação do Ranking atualizado após a Liga das Nações de 2024.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS