Final de Temporada do voleibol de clube e início da VNL 2022

Thiago MacielJunho 4, 20225min0

Final de Temporada do voleibol de clube e início da VNL 2022

Thiago MacielJunho 4, 20225min0
Com o fim da atual temporada de de voleibol, te mostro os resultados dos principais torneios. Como detalhes do início de mais uma VNL.

Revemos como acabou a temporada de voleibol de clubes a nível mundial, que abre assim entrada para a fase dos jogos internacionais de selecções!

Champions League Masculina

Reeditando a final da Champions League masculina da temporada passada, Zaksa Kedzyerzin-Kozle e Trentino se encontraram, em Ljubjana (ESL),  para ver quem levantaria o troféu mais cobiçado do continente europeu. E assim como em 2021 os poloneses levaram a melhor e faturaram o bicampeonato consecutivo. A vitória aconteceu em sets diretos, parciais de 25-22, 25-20 e 32-30.

Com uma atuação muito consistente, o ponteiro polonês Kamil Semeniuk foi o destaque absoluto da partida marcando 27 pontos, sendo 26 em ataques. Uma atuação das mais memoráveis da carreira, garantindo ao ponteiro o prêmio de MVP da competição. Ele, possivelmente, fez sua despedida do Zaksa já que a sua ida ao Perugia, da Itália, é dada como certa.

voleibol
Na provável despedida Semeniuk foi o MVP das finais (Foto: Getty Images)

Champions League Feminina

O Vakifbank foi o campeão da Champions League feminina de voleibol pela quinta vez em sua história. Em Ljulbjana, na Eslovênia, vitória sobre o Conegliano por 3 sets a 1, parciais de 25-22, 25-21, 23-25 e 25-21.

Revanche da final da temporada passada, vencida pela equipe italiana. E confirmação de um ano espetacular do Vakif. Título em todos os torneios disputados: Campeonato, Copa e Supercopa da Turquia, Mundial de Clubes e agora a Champions.

A Confederação Europeia de Vôlei (CEV) anunciou o prêmio de MVP. E, com justiça, o prêmio ficou com a brasileira Gabi. No total, Gabi colaborou com 23 pontos, todos no ataque, incluindo o que fechou o jogo.

voleibol
Vakif, campeão de tudo (Foto: Getty Images)

Campeonato Italiano Masculino

O título do Campeonato Italiano masculino 2021/2022 é do Civitanova. Jogando em casa, o time dirigido por Gianlorenzo Blengini fechou a série em melhor de cinco das finais contra o Perugia por 3 a 1, com vitória por 3 sets a 0, parciais de 25-23, 25-16 e 25-21.

É o terceiro título consecutivo do Civitanova, que já havia levado a melhor em 2018/2019 e 2020/2021.

Lucarelli encerra sua passagem no Lube com um título italiano (Foto: Getty Images)

Campeonato Turco Feminino

O Vakifbank conquistou o título do Campeonato Turco feminino da temporada 2021/2022. Em casa, vitória incontestável sobre o Fenerbahce por 3 sets a 0, parciais de 25-23, 25-20 e 25-20, fechando a série em melhor de cinco por 3 a 2.

Em poucos momentos, o Vakifbank perdeu o controle das ações. Nos dois primeiros sets, abriu vantagem logo no início. E contou com mais um show da dupla Haak/Gabi.

VNL 2022

Em sua quarta edição a Liga das Nações de voleibol terá um novo formato a partir desta temporada. As 16 equipes de cada naipe estão divididos em dois grupos em cada uma das três semanas de disputa “regular”. A cada semana, cada seleção fará quatro jogos, totalizando 12 partidas disputadas ao final da primeira fase. Os oito melhores times da classificação avançam ao mata-mata, que este ano será disputado a partir das quartas de final. O mata-mata decisivo da competição será disputado em Bologna, na Itália entre os dias 20 e 24 de julho. Já o feminino o mata-mata decisivo da competição será disputado em Ancara, na Turquia entre os dias 13 e 17 de julho.

A Liga das Nações de Voleibol masculino terá início em 7 de junho, tendo como sedes Ottawa, no Canadá, e Brasília. Na segunda semana, que será jogada de 21 a 26 de junho, Sófia, na Bulgária, e Quezon, nas Filipinas, receberão as partidas. Terminando a primeira fase, entre 5 e 10 de julho, Osaka, no Japão, e Gdansk, na Polônia, receberão as últimas quatro partidas de cada seleção.

Em relação a VNL feminina, a mesma terá início em 31 de maio, tendo como sedes Shreveport-Bossier, nos Estados Unidos, e Ancara, na Turquia. Na segunda semana, que será jogada de 14 a 19 de junho, Brasília e Quezon, nas Filipinas, receberão as partidas. Terminando a primeira fase, entre 28 de junho e 3 de julho. Sofia, na Bulgária, e Calgary, no Canadá, receberão as últimas quatro partidas de cada seleção.

Diferente do que foi divulgado na primeira versão da tabela da Liga das Nações de Voleibol, a China, no torneio masculino, e a Bulgária, no feminino, entram nas competições em substituição a Rússia, que foi retirada dos torneios depois do início da guerra com a Ucrânia.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter