Tudor Nazaré Big Wave Challenge 2024, que show!

Palex FerreiraJaneiro 28, 20242min0

Tudor Nazaré Big Wave Challenge 2024, que show!

Palex FerreiraJaneiro 28, 20242min0
Palex Ferreira esteve no Tudor Nazaré Big Wave Challenge 2024 e relata o que de espetacular aconteceu na competição

Este mês aconteceu o evento da World Surf League, o “TUDOR NAZARÉ Big Wave Challenge” na Nazaré, com ondas grandes, mas não gigantes (como todos estão habituados) e os surfistas a surfarem aquelas ondas, como se de ondas pequenas se tratasse.

A quem teve a oportunidade de acompanhar in loco e ao vivo, viu altas performances destes surfistas, muito bem preparados para a adrenalina, sim porque o mar grande significa muita força e muito tempo debaixo de água quando caiem.

Mas o nível de atletas como Pedro Scooby e Lucas Chianca “Chumbinho” do Brasil e dos nossos atletas locais como António Silva, Toni Laureano, Nicolau Von Rupp e João Macedo, foi de elevado nível, com aéreos, BackFlips, tubos, curvas, pauladas, até fizeram parecer que afinal o mar estava pequenino, mas vinham ondas entre os 4 metros (um prédio de 3/4  andares para fazer a escala)  a muitos mais metros seguramente mais de 10 metros algumas delas, as quedas são impressionantes e o controlo deste tipo de atletas é de salutar, são uns gladiadores da era moderna, aguentam longos períodos de tempo debaixo de água.

Também de congratular a Laura Crane, Maya Gabeira e Michelle des Bouillons a marcarem presença no quadro feminino e numa competição mista, sem divisões.

Ótima estrutura na zona de competição, com Iko Teixeira e Francisco Spínola ao leme deste tipo de eventos da WSL em Portugal e que estrutura quer na praia, quer no Livestream, sempre a dinamizarem o nome de Portugal pelos 4 cantos do mundo (apesar de o planeta ser redondo (risos)).

Parabéns a todos os envolvidos, e que espectáculo que foi neste evento de confronto contra a natureza poderosa do Oceano Atlnntico no Sítio da Nazaré.

No entanto devido à destreza dos atletas houve quem falasse que com esse tamanho seria possível faze rum evento na remada, ou seja, sem o apoio das motos de água que os puxavam para as ondas, o surf na remada seria mais espetacular, ninguém sabe, mesmo numa competição de Tow In Surfing (rebocados por motos da agua para as ondas) as duplas fizeram um grande show de surf na Nazaré 2024, com as ondas surfadas, com as quedas mega aparatosas, os “savamentos”, foi de facto um belo evento.

Certamente que continuará no futuro, quer pela natureza das ondas naquela zona, quer pela economia da zona, que já recebe muitos milhares de pessoas anualmente devido às maiores ondas do mundo, quer para observar os surfistas a deslizaram em montanhas de água.

Os destaques do Dia –
Team Lucas Chianca e Pedro Scooby
Melhor masculino  – Lucas Chianca
Melhor feminino – Maya Gabeira

Obrigado a todos, aos surfistas em primeiro lugar!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS