Trade Deadline NBA 2023: um guia

Nuno CanossaFevereiro 12, 20239min0

Trade Deadline NBA 2023: um guia

Nuno CanossaFevereiro 12, 20239min0
Muitas mexidas se registaram nestes dias antes do Trade Deadline NBA 2023 e Nuno Canossa analise o valor de cada uma destas mudanças

A semana que antecede a trade deadline da NBA é das mais frenéticas da temporada, e as últimas 48 horas foram de puro caos. Assim, para garantir que nada te escapou, deixamos-te um guia com as principais trocas efetuadas e respetivas avaliações. Quem ficou a ganhar? Quais foram os principais derrotados?

AS BLOCKBUSTER

Suns recebem: Kevin Durant, TJ Warren
Nets recebem: Mikal Bridges, Cam Johnson, Jae Crowder (trocado para Milwaukee), 4 escolhas de 1ª ronda (2023, 2025, 2027 & 2029) e troca de escolha favorável em 2028

Suns: A+

Quem tem Kevin Durant no plantel, fica automaticamente mais próximo do título. Sem ter perdido qualquer peça da rotação – Bridges e Johnson dão lugar a KD e Warren, Crowder não disputara qualquer partida esta temporada -, os Suns mantiveram o seu núcleo duro (CP3/Booker/Ayton) acrescentado um jogador top5 da liga e sem perder profundidade nas alas. Num Oeste em que tudo parece estar em aberto, esta poderá ser a melhor oportunidade possível para uns Suns que ainda se reforçaram com Darius Bazley por Dario Saric e uma escolha de 2ª ronda (Thunder).

Nets: A

Certamente já se depararam com o termo “win-win situation”. Aqui fica um exemplo prático, com os Nets a encaixarem 4 escolhas de 1ª ronda desprotegidas de uma das franquias que menos atrai free agents e com um dos planteis mais envelhecidos. Em 2027 e 2029, o mais provável é que Chris Paul e Kevin Durant já tenham pendurado as botas, e não é garantido que Devin Booker e Deandre Ayton por lá continuem. Para além disso, os Nets recebem dois dos wings mais promissores da liga que deverão ajudar a equipa a manter-se na luta pelos playoffs, um objetivo que deverá ser mantido, uma vez que a maior parte das suas próprias escolhas nos próximos anos estão nas mãos dos Houston Rockets.

Mavericks recebem: Kyrie Irving, Markieff Morris
Nets recebem: Spencer Dinwiddie, Dorian Finney-Smith, 1 escolha de 1ª ronda 2029, 2 escolhas de 2ª ronda

Mavericks: B+

O talento de Kyrie Irving dentro de campo não passa despercebido. No entanto, tê-lo no plantel não é apenas significado de maiores chances de sucesso. É também significado de instabilidade, excessiva atenção mediática e, quiçá, de uma saída precoce da equipa. Em ano de contrato, a experiência Kyrie em Dallas pode terminar já daqui a uns meses. Porém, Luka precisava de uma 2ª estrela e Jason Kidd, desejoso de trabalhar com Kyrie, consegue finalmente um 2º ballhandler que poderá ser alternativa nos momentos finais de um jogo e que tirará alguma da pressão defensiva a Luka.

Nets: A

Na altura em que a troca se deu, Kevin Durant ainda fazia parte do plantel. Se assim se mantivesse, a nota seria provavelmente inferior. Mas uma vez que o objetivo passou de ser “campeão” para “minimamente competitivo” o retorno é mais do que suficiente, sendo que a escolha de 2029 poderá revelar-se de valor elevado. Para além disso, é importante não esquecer que a personalidade, contrato e pedido de troca de Irving pioraram o seu valor de troca.

Lakers recebem: D’Angelo Russel, Malik Beasley e Jarred Vanderbilt
Jazz recebem: Russel Westbrook, Juan Toscano-Anderson, Damian Jones, 1 escolha 1ª ronda 2027 protegida (Lakers)
Wolves recebem: Mike Conley, Nickeil Alexander-Walker e 3 escolhas 2ª ronda

Lakers: A

Conseguir 3 jogadores de rotação por Russel Westbrook e apenas uma das tão desejadas picks, ainda para mais protegida no top4, demonstra o quão a troca sorriu aos fãs de LA. O regresso de D’Lo a LA oferece características diferente na posição 1, em que Russell deverá ter um maior rendimento tendo LeBron como ballhandler primário. Malik Beasley é um sniper com noites mais certeiras que outras, Vanderbilt um motor que, ao lado de AD, tornará o pintado dos Lakers difícil de quebrar. Os Lakers relançam-se na corrida pelos playoffs.

Jazz: B-

O feedback tem sido bastante mais negativo em relação à posição dos Jazz nesta troca. Na realidade há vários aspetos positivos: tornaram-se piores, o que beneficia uma melhor posição no draft deste ano; conseguem uma escolha de 1ª ronda que se cair fora da proteção é possível que seja, ainda assim, de lotaria; libertam espaço salarial aquando do fim do contrato de Russ – seja no final da temporada ou nos próximos dias por buyout.

Timberwolves: B+

Os melhores anos de produção ofensiva de Rudy Gobert foi ao lado de Mike Conley. Um veterano, cujo QI basquetebolístico é superior ao de D’Lo, e que servirá de mentor para Edwards, que beneficiará de um backcourt com um base que também não deixa nada a desejar na defesa.

AS TAPA-BURACOS

Raptors recebem: Jakob Poeltl
Spurs recebem: Khem Birch, 1 escolha de 1ª ronda protegida (2024), 2 escolhas de 2ª ronda

Raptors: C+, adiam o inevitável; arriscam trocando uma escolha de 1ª ronda; Poeltl não sobe o teto da equipa, apenas o chão; Spurs: C, fica a sensação que o retorno poderia ser um pouco melhor, pelo menos um jogador jovem em vez das escolhas de 2ª ronda.

Trail Blazers recebem: Matisse Thybulle
76ers recebem: Jalen McDaniels, 2 escolhas de 2ª ronda
Hornets recebem: Svi Mykhailiuk, 2 escolhas de 2ª ronda

Trail Blazers: B-, substituem Hart por um melhor defensor, pior no ressaltado e menos consistente no ataque ainda que num interessante momento de foram; 76rs: B+, conseguem um defensor muito competente e versátil – colmata a perda de Thybulle -, com mais qualidade e potencial ofensivo; Hornets: C-, abdicam de um bom jovem jogador em prol de duas escolhas de segunda ronda, evitam renovação por mais dinheiro.

Knicks recebem: Josh Hart
Trail Blazers recebem: Cam Reddish, Ryan Arcidiacono, escolha 1ª ronda 2023 (proteção lottery)
Knicks recebem: A, jogador às medidas do sistema de Thibs, um defensor largo e versátil que poderá entrar no 5 ou dar minutos valiosos a partir do banco

Trail Blazers: C+, arriscam em Reddish, não é uma movimentação que os torne mais competitivos, melhoram capital de picks.

Clippers recebem: Eric Gordon, Mason Plumlee, 3 escolhas de 2ª ronda
Rockets recebem: Danny Green, John Wall
Grizzlies recebem: Luke Kennard
Hornets recebem: Reggie Jackson, 1 escolha de 2ª ronda

Clippers: A, reforçam posição interior, adicionam um lançador veterano, tornam rotação ainda mais profunda e variada; Rockets: B-, troca impacta só o teto salarial, ambos os jogadores deverão ser dispensados nos próximos dias; Grizzlies: B+, adicionam um dos lançadores mais eficazes da liga a um preço barato; Hornets: B, não se poderia esperar um retorno maior por Plumlee, Jackson deverá ser dispensado.

Bucks recebem: Jae Crowder
Pacers recebem: George Hill, Serge Ibaka, Jordan Nwora, 3 escolhas de 2ª ronda
Nets recebem: 2 escolhas de 2ª ronda

Bucks: B+, Jae Crowder vem fazer o papel de PJ Tucker no ano do anel, um 3&D wing no seu melhor, um defensor competente no mínimo; Pacers: B, recebem um jovem com algum potencial no Nwora e um par de veteranos que não deverão ficar na equipa; Nets: A, Jae Crowder era redundante em Brooklyn com Bridges, Cam, O’Neale e DFS.

Clippers recebem: Bones Hyland
Nuggets recebem: 2 escolhas de 2ª ronda
Clippers: A, Bones poderá ter um papel mais reduzido nesta fase, mas é um jogador com muito potencial que conseguiram a preço de saldo; Nuggets: D, péssima gestão da situação, tiraram valor de troca do jogador com a retirada da rotação.

Pistons recebem: James Wiseman
Trail Blazers recebem: Kevin Knox, 5 escolhas de 2ª ronda
Hawks recebem: Sadiqq Bey
Warrios recebem: Gary Payton II

Piston: C+, percebe-se a tentação do potencial de Wiseman, mas com Duren, Stewart e Bagley no plantel e sendo um dos destinos mais prováveis de Wembanyama poderá ser um tiro ao lado; Trail Blazers: C-, deadline falhada da equipa de Lillard, que continua sem construir um rostes competitivo à sua volta; Hawks: B, Bey é um streaky shooter mas é uma adição interessante ao banco dos Hawks que sofrem muito com a saída de Huerter; Warriors: A, poupam algum dinheiro, fazem regressar uma das peças-chave da rotação do campeonato do último ano

AS OUTRAS

Lakers recebem: Mo Bamba
Magic recebem: Patrick Beverley, 1 escolha de 2ª ronda

Nuggets recebem: Thomas Bryant
Lakers recebem: Davon Reed, 3 escolhas de 2ª ronda

Celtics recebem: Mike Muscala
Thunder recebem: Justin Jackson, 2 escolhas 2ª ronda

Hawks recebem: Garrison Mathews, Bruno Fernando
Rockets recebem: Justin Holiday, Frank Kaminsky, 2 escolhas de 2ª ronda

Pelicans recebem: Josh Richardson
Spurs recebem: Devonte Graham, 4 escolhas de 2ª ronda


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS