Trade Deadline NBA 2023: um guia
A semana que antecede a trade deadline da NBA é das mais frenéticas da temporada, e as últimas 48 horas foram de puro caos. Assim, para garantir que nada te escapou, deixamos-te um guia com as principais trocas efetuadas e respetivas avaliações. Quem ficou a ganhar? Quais foram os principais derrotados?
AS BLOCKBUSTER
Suns recebem: Kevin Durant, TJ Warren
Nets recebem: Mikal Bridges, Cam Johnson, Jae Crowder (trocado para Milwaukee), 4 escolhas de 1ª ronda (2023, 2025, 2027 & 2029) e troca de escolha favorável em 2028
Suns: A+
Quem tem Kevin Durant no plantel, fica automaticamente mais próximo do título. Sem ter perdido qualquer peça da rotação – Bridges e Johnson dão lugar a KD e Warren, Crowder não disputara qualquer partida esta temporada -, os Suns mantiveram o seu núcleo duro (CP3/Booker/Ayton) acrescentado um jogador top5 da liga e sem perder profundidade nas alas. Num Oeste em que tudo parece estar em aberto, esta poderá ser a melhor oportunidade possível para uns Suns que ainda se reforçaram com Darius Bazley por Dario Saric e uma escolha de 2ª ronda (Thunder).
Nets: A
Certamente já se depararam com o termo “win-win situation”. Aqui fica um exemplo prático, com os Nets a encaixarem 4 escolhas de 1ª ronda desprotegidas de uma das franquias que menos atrai free agents e com um dos planteis mais envelhecidos. Em 2027 e 2029, o mais provável é que Chris Paul e Kevin Durant já tenham pendurado as botas, e não é garantido que Devin Booker e Deandre Ayton por lá continuem. Para além disso, os Nets recebem dois dos wings mais promissores da liga que deverão ajudar a equipa a manter-se na luta pelos playoffs, um objetivo que deverá ser mantido, uma vez que a maior parte das suas próprias escolhas nos próximos anos estão nas mãos dos Houston Rockets.
BREAKING: The Phoenix Suns are nearing a blockbuster trade to acquire Brooklyn Nets star Kevin Durant, sources tell ESPN. Durant wanted move to Suns, and new owner Mat Ishbia pushing to get deal done tonight.
— Adrian Wojnarowski (@wojespn) February 9, 2023
Mavericks recebem: Kyrie Irving, Markieff Morris
Nets recebem: Spencer Dinwiddie, Dorian Finney-Smith, 1 escolha de 1ª ronda 2029, 2 escolhas de 2ª ronda
Mavericks: B+
O talento de Kyrie Irving dentro de campo não passa despercebido. No entanto, tê-lo no plantel não é apenas significado de maiores chances de sucesso. É também significado de instabilidade, excessiva atenção mediática e, quiçá, de uma saída precoce da equipa. Em ano de contrato, a experiência Kyrie em Dallas pode terminar já daqui a uns meses. Porém, Luka precisava de uma 2ª estrela e Jason Kidd, desejoso de trabalhar com Kyrie, consegue finalmente um 2º ballhandler que poderá ser alternativa nos momentos finais de um jogo e que tirará alguma da pressão defensiva a Luka.
Nets: A
Na altura em que a troca se deu, Kevin Durant ainda fazia parte do plantel. Se assim se mantivesse, a nota seria provavelmente inferior. Mas uma vez que o objetivo passou de ser “campeão” para “minimamente competitivo” o retorno é mais do que suficiente, sendo que a escolha de 2029 poderá revelar-se de valor elevado. Para além disso, é importante não esquecer que a personalidade, contrato e pedido de troca de Irving pioraram o seu valor de troca.
Kyrie Irving has been traded to the Mavericks, per @ChrisBHaynes pic.twitter.com/UD0Fp8Mmqh
— Bleacher Report (@BleacherReport) February 5, 2023
Lakers recebem: D’Angelo Russel, Malik Beasley e Jarred Vanderbilt
Jazz recebem: Russel Westbrook, Juan Toscano-Anderson, Damian Jones, 1 escolha 1ª ronda 2027 protegida (Lakers)
Wolves recebem: Mike Conley, Nickeil Alexander-Walker e 3 escolhas 2ª ronda
Lakers: A
Conseguir 3 jogadores de rotação por Russel Westbrook e apenas uma das tão desejadas picks, ainda para mais protegida no top4, demonstra o quão a troca sorriu aos fãs de LA. O regresso de D’Lo a LA oferece características diferente na posição 1, em que Russell deverá ter um maior rendimento tendo LeBron como ballhandler primário. Malik Beasley é um sniper com noites mais certeiras que outras, Vanderbilt um motor que, ao lado de AD, tornará o pintado dos Lakers difícil de quebrar. Os Lakers relançam-se na corrida pelos playoffs.
Jazz: B-
O feedback tem sido bastante mais negativo em relação à posição dos Jazz nesta troca. Na realidade há vários aspetos positivos: tornaram-se piores, o que beneficia uma melhor posição no draft deste ano; conseguem uma escolha de 1ª ronda que se cair fora da proteção é possível que seja, ainda assim, de lotaria; libertam espaço salarial aquando do fim do contrato de Russ – seja no final da temporada ou nos próximos dias por buyout.
Timberwolves: B+
Os melhores anos de produção ofensiva de Rudy Gobert foi ao lado de Mike Conley. Um veterano, cujo QI basquetebolístico é superior ao de D’Lo, e que servirá de mentor para Edwards, que beneficiará de um backcourt com um base que também não deixa nada a desejar na defesa.
ESPN story on D’Angelo Russell landing with Lakers in massive three-team trade with Jazz and Timberwolves https://t.co/3ILklfHZOa
— Adrian Wojnarowski (@wojespn) February 9, 2023
AS TAPA-BURACOS
Raptors recebem: Jakob Poeltl
Spurs recebem: Khem Birch, 1 escolha de 1ª ronda protegida (2024), 2 escolhas de 2ª ronda
Raptors: C+, adiam o inevitável; arriscam trocando uma escolha de 1ª ronda; Poeltl não sobe o teto da equipa, apenas o chão; Spurs: C, fica a sensação que o retorno poderia ser um pouco melhor, pelo menos um jogador jovem em vez das escolhas de 2ª ronda.
Trail Blazers recebem: Matisse Thybulle
76ers recebem: Jalen McDaniels, 2 escolhas de 2ª ronda
Hornets recebem: Svi Mykhailiuk, 2 escolhas de 2ª ronda
Trail Blazers: B-, substituem Hart por um melhor defensor, pior no ressaltado e menos consistente no ataque ainda que num interessante momento de foram; 76rs: B+, conseguem um defensor muito competente e versátil – colmata a perda de Thybulle -, com mais qualidade e potencial ofensivo; Hornets: C-, abdicam de um bom jovem jogador em prol de duas escolhas de segunda ronda, evitam renovação por mais dinheiro.
Knicks recebem: Josh Hart
Trail Blazers recebem: Cam Reddish, Ryan Arcidiacono, escolha 1ª ronda 2023 (proteção lottery)
Knicks recebem: A, jogador às medidas do sistema de Thibs, um defensor largo e versátil que poderá entrar no 5 ou dar minutos valiosos a partir do banco
Trail Blazers: C+, arriscam em Reddish, não é uma movimentação que os torne mais competitivos, melhoram capital de picks.
Clippers recebem: Eric Gordon, Mason Plumlee, 3 escolhas de 2ª ronda
Rockets recebem: Danny Green, John Wall
Grizzlies recebem: Luke Kennard
Hornets recebem: Reggie Jackson, 1 escolha de 2ª ronda
Clippers: A, reforçam posição interior, adicionam um lançador veterano, tornam rotação ainda mais profunda e variada; Rockets: B-, troca impacta só o teto salarial, ambos os jogadores deverão ser dispensados nos próximos dias; Grizzlies: B+, adicionam um dos lançadores mais eficazes da liga a um preço barato; Hornets: B, não se poderia esperar um retorno maior por Plumlee, Jackson deverá ser dispensado.
Paul George doesn't sound particularly excited about the Clippers' trade deadline acquisitions, saying that his team weren't the favorites before the deadline or afterhttps://t.co/YwsYTbcAGN
— Clippers Nation (@ClipperNationCP) February 11, 2023
Bucks recebem: Jae Crowder
Pacers recebem: George Hill, Serge Ibaka, Jordan Nwora, 3 escolhas de 2ª ronda
Nets recebem: 2 escolhas de 2ª ronda
Bucks: B+, Jae Crowder vem fazer o papel de PJ Tucker no ano do anel, um 3&D wing no seu melhor, um defensor competente no mínimo; Pacers: B, recebem um jovem com algum potencial no Nwora e um par de veteranos que não deverão ficar na equipa; Nets: A, Jae Crowder era redundante em Brooklyn com Bridges, Cam, O’Neale e DFS.
Clippers recebem: Bones Hyland
Nuggets recebem: 2 escolhas de 2ª ronda
Clippers: A, Bones poderá ter um papel mais reduzido nesta fase, mas é um jogador com muito potencial que conseguiram a preço de saldo; Nuggets: D, péssima gestão da situação, tiraram valor de troca do jogador com a retirada da rotação.
Pistons recebem: James Wiseman
Trail Blazers recebem: Kevin Knox, 5 escolhas de 2ª ronda
Hawks recebem: Sadiqq Bey
Warrios recebem: Gary Payton II
Piston: C+, percebe-se a tentação do potencial de Wiseman, mas com Duren, Stewart e Bagley no plantel e sendo um dos destinos mais prováveis de Wembanyama poderá ser um tiro ao lado; Trail Blazers: C-, deadline falhada da equipa de Lillard, que continua sem construir um rostes competitivo à sua volta; Hawks: B, Bey é um streaky shooter mas é uma adição interessante ao banco dos Hawks que sofrem muito com a saída de Huerter; Warriors: A, poupam algum dinheiro, fazem regressar uma das peças-chave da rotação do campeonato do último ano
AS OUTRAS
Lakers recebem: Mo Bamba
Magic recebem: Patrick Beverley, 1 escolha de 2ª ronda
Nuggets recebem: Thomas Bryant
Lakers recebem: Davon Reed, 3 escolhas de 2ª ronda
Celtics recebem: Mike Muscala
Thunder recebem: Justin Jackson, 2 escolhas 2ª ronda
Hawks recebem: Garrison Mathews, Bruno Fernando
Rockets recebem: Justin Holiday, Frank Kaminsky, 2 escolhas de 2ª ronda
Pelicans recebem: Josh Richardson
Spurs recebem: Devonte Graham, 4 escolhas de 2ª ronda
The Nuggets are trading Bones Hyland to the Clippers, source tells ESPN.
— Adrian Wojnarowski (@wojespn) February 9, 2023