Finalmente, Tsitsipas!
Seria sempre uma questão de tempo. A dúvida sobre quando Stefanos Tsitsipas iria ganhar o primeiro Grand Slam era se seria ainda em 2018 ou apenas em 2019. A resposta chegou em Estocolmo, este domingo. E com ela tornou-se o primeiro grego a conquistar um torneio ATP.
Aos 20 anos de idade Tsitsipas já não é uma promessa. É uma certeza. Ao vencer Ernests Gulbis (duplo 6-4) na final do ATP 250 Estocolmo, El Greco colocou a cereja no topo do bolo de uma grande temporada. E bem se pode dizer que à terceira foi mesmo de vez. Recorde-se que o grego havia sido finalista vencido no Canadá e em Barcelona. Em ambas perdeu para Rafael Nadal.
Esta foi, de resto, uma semana de sonho para Tsitsipas. Para chegar à final deixou para trás John Millman (6-4, 3-6 e 6-3), Philipp Kohlschreiber (6-3 e 7-6) e Fabio Fognini (6-3 e 6-2). Nesse período apenas perdeu um set. Contra Gulbis converteu dois break points e confirmou 83% dos pontos disputados com o primeiro serviço.
Gulbis, vencedor de seis títulos ATP na sua carreira, continua o jejum que perdura desde 2014. Talvez se esperasse mais de John Isner. Número 9 mundial era um dos principais favoritos à sucessão de Del Potro na galeria de vencedores. O argentino, recorde-se, encontra-se a recuperar de uma lesão contraída em Xangai e só deverá regressar aos courts em 2019. Isner eliminou os compatriotas Bradley Klahn e Tennys Sandgren, mas acabou afastado por Ernests Gulbis nas semi-finais: 1-6, 6-3 e 6-3.
Tsitsipas regista a sua melhor classificação
Com esta vitória Tsitsipas saltará quatro posições no ranking mundial a partir desta segunda-feira. Será o 16º do mundo, um lugar acima do melhor desempenho na carreira, registado em 13 de agosto de 2018.
Classificado para o ATP Next Gen Finals em Milão, Tsistipas ainda joga no ATP 500 da Basileia nesta semana, onde estreia contra o francês Jeremy Chardy.
Tsitispas conquistou assim o seu primeiro título ATP