Diaz Acosta: do Wildcard ao título em Buenos Aires

André Dias PereiraFevereiro 24, 20243min0

Diaz Acosta: do Wildcard ao título em Buenos Aires

André Dias PereiraFevereiro 24, 20243min0
Aos 23 anos Diaz Acosta conquistou o seu primeiro título ATP e logo no seu país natal.

Facundo Diaz Acosta é o tenista do momento na argentina. Aos 23 anos ele tornou-se a grande história do ATP Buenos Aires. Diaz venceu o torneio argentino, exatamente no mesmo palco onde se estreou, há quatro anos, como profissional.

A verdade, porém, é que poucos apostavam numa vitória de Diaz Acosta neste torneio. De resto, o argentino só entrou neste ATP Buenos Aires com convite Wild Card. E não fez por menos. Tornou-se apenas o terceiros tenista, fora do top-80, com Wild Card, a vencer um título ATP sem ceder qualquer set. Os outros foram Nicolas Escudé (Doah, 2004) e Guillermo Cañas (Costa do Sauipe, 2007) .

O grande favorito era, aliás, o espanhol Carlos Alcaraz, eliminado nas meias-finais pelo outro finalista Nicolas Jerry. Diaz acabou por vencer a final pelos parciais 6-3 e 6-4. “Ainda não consigo acreditar, há muito tempo que sonho com este momento” disse.

O torneio contava, este ano, também com nomes como Alcaraz, Laslo Djere, Stan Wawrinka, Diego Schwatrzman, Dusan Lajovic, ou Barnabé Miralles. Para chegar à final, o argentino deixou para trás o compatriota Francisco Cerundolo (7-6, 6-0), Dusan Lajovic (6-4, 6-3) e Federico Coria (6-2 e 6-3).

A grande desilusão terá sido Carlos Alcaraz. O tenista espanhol, regressado de lesão, acabou por falhar a final, perdendo nas semis para Nicolas Jarry (7-6, 6-3). Ainda assim, Alcaraz era o cabeça de série e tinha obrigação de mais.  O chileno buscava o seu quarto título ATP, depois de em 2023 ter ganho em Genebra e Santiago. Quem também desiludiu foi Diego Schwartzman. O argentino foi afastado logo na ronda inaugural diante do colombiano Daniel Galan (2-6, 6-1 e 6-4).

Facundo Diaz sucede assim a Carlos Alcaraz como campeão do torneio. O ATP Buenos Aires joga-se desde 1968, apesar de alguns interregnos. Entre os campeões constam nomes como Roy Emerson, Guillermo Villas, Ivan Lendl, Carlos Moya, Gustavo Kuerten, Diego Schwarzman, Casper Ruud, Rafael Nadal ou Dominic Thiem.

Quem é Facundo Diaz

Facundo Diaz é uma estrela em ascensão na Argentina, país profícuo em talento no ténis. O seu primeiro contato com uma raquete foi aos 3 anos de idade, sob supervisão dos seus avós. A partir de então o ténis tornou-se muito mais que um desporto para si.

Não deixa de ser curioso, de resto, o fato de ter conquistado o seu primeiro título, no seu país de origem, justamente no torneio onde o seu percurso profissional iniciou, em 2020. O argentino teve também algum sucesso nos torneios Challenger, com 5 títulos. O seu maior raking até ao momento foi 59, porém, é acreditar que possa evoluir para posições mais cimeiras, até atendendo à sua idade e margem de evolução.

Com um torneio ATP já conquistado, Diaz não esconde a admiração e influência que Nadal tem para o seu jogo, e que gostaria ainda de o ter como adversário. Apesar de a temporada ainda estar na sua fase inicial, Acosta é um nome a seguir nos próximos meses.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS