Supertaça Ibérica: como foi a pré-época dos representantes portugueses?
No dia 2 de setembro tem lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo a segunda edição da Supertaça Ibérica, após a primeira ter sido conquistada pelo Fútbol Club Barcelona e eis que, esta temporada, o ‘alvo’ a abater é o mesmo… o próprio FC Barcelona.
Numa competição em formato de Final Four, Sporting CP, FC Porto e Ciudad de Logroño procuram contornar a supremacia Blaugrana, que neste mercado viram duas das suas estrelas a deixar a cidade catalã – Luka Cindric e Ludovic Fabregas reforçaram os romenos do Dínamo de Bucaresta e os húngaros do Veszprém, respetivamente. Não bastasse isso e a sua grande aposta para a posição de Central, o jovem esloveno Domen Makuc, sofreu uma grave lesão que o deixa de fora de toda a temporada 23/24.
Contudo, vamos analisar a pré-época de Sporting Clube de Portugal e do Futebol Clube do Porto.
Leões e Dragões a todo o gás? O registo é semelhante…
Mais mudanças do lado do tetracampeão nacional, do que propriamente dos lados de Alvalade… mudou a equipa técnica, sendo que do lado dos Leões a sua pedra basilar se manteve, eis Francisco ‘Kiko’ Costa.
O Sporting Clube de Portugal defrontou equipas como a seleção da República da Coreia ou os franceses do Chartres e do Aix, respetivamente. Tendo ainda participado no Torneio Internacional de Viseu, tal como o Futebol Clube do Porto.
Em Alvalade, registaram-se três vitórias e duas derrotas, até ao momento. O início da pré-época deu-se com uma vitória frente à República da Coreia (35-26) e seguiu-se com duas derrotas em solo francês: 36-32 frente ao Chartres e 36-31 com o AIX. A chegada do Torneio Viseense deixou bons indicadores – duas vitórias em dois jogos, sobre o Bjerringbro-Silkeborg (25-33) e o CB Torrelavega (23-30), respetivamente.
Os primeiros sinais aparentam ser positivos com destaque para as exibições extremamente interessantes dos reforços João Gomes e Jan Gurri e, naturalmente, para o charme que está aliado ao regresso de Pedro Portela ao andebol português.
No Dragão, a pré-época já leva oito encontros realizados: 6 vitórias e 2 derrotas é o balanço, até ao momento. Triunfos contra República da Coreia (44-32), CB Cangas (37-28), Puente Genil (36-27), CS Dinamo de Bucareeste (35-38), Ademar León (34-40) e KIF Kolding (31-42) deixam os adeptos portistas entusiasmados para o início desta nova época.
A prestação no Torneio Internacional de Viseu foi mais negativa, no entanto, contra dois adversários de elevado calibre. No dia 18 acabaram por ser derrotados por 29-40 frente ao Bjerringbro-Silkeborg numa exibição um pouco cinzenta, mas no dia seguinte, bateram pé aos húngaros do Veszprém (34-31).
Apesar dos respetivos registos, ambos os conjuntos lusos que irão participar na Supertaça Ibérica começam a mostrar, aos poucos e poucos, o andebol de qualidade que poderão apresentar nesta temporada. E começa já dia 2 do próximo mês com a disputa do primeiro troféu oficial da época 23/24…