O Dragão à procura do “penta” com um novo comandante

Bernardo GalanteJulho 25, 20236min0

O Dragão à procura do “penta” com um novo comandante

Bernardo GalanteJulho 25, 20236min0
Oito títulos depois, Magnus Andersson sai de cena e Carlos Resende é o seu substituto? O Dragão à procura do “penta” em 23/24

Em cinco épocas a representar o Futebol Clube do Porto, o sueco Magnus Andersson conquistou quatro campeonatos nacional, levando os Dragões a um domínio (quase) total do andebol nacional. No entanto, no início desta época, eis que a direção do FC Porto nos presenteia com uma ‘bomba’: a troca de figuras no leme da equipa tetracampeã nacional.

Sai Magnus, entra Resende

Sai Magnus Andersson, entra Carlos Resende. Tudo isto começou de uma inesperada, fruto de rumores na comunicação social e do ‘dia para a noite’ tudo se consumou. Resende, como treinador, possui dois campeonatos nacionais e um deles é mesmo ao serviço do FC Porto na época 08/09 frente ao SL Benfica, numa altura em que o campeonato era decidido em formato play-off. À data, os Dragões venceram os Encarnados por 3-2.

Curiosamente, foi no Sport Lisboa e Benfica que Carlos Resende teve a última oportunidade de conquistar grandes títulos no Andebol Nacional. No entanto, desiludiu e apenas conquistou dois troféus – 1 Taça de Portugal e 1 Supertaça.

Na Luz, a expectativa era grande, visto que o técnico vinha de uma grande campanha pelo ABC de Braga, onde tinha conquistado 1 Campeonato e 1 Challenge Cup, juntando ainda à participação na EHF Champions League. Contudo, na Luz não foi feliz.

Chega agora ao Futebol Clube do Porto, após três temporadas ao leme do Futebol Clube de Gaia, onde conseguiu solidificar o projeto na primeira divisão nacional. Na primeira época ao serviço dos gaienses, Carlos Resende assegurou a 12ª posição, seguido de duas prestações no oitavo posto.

Aposta na formação: os regressos dos ‘pupilos’ de Resende

Assegurados estão os regressos à ‘casa-mãe’ de Diogo Rêma, Vasco Costa e Pedro Oliveira – todos eles atletas de Carlos Resende, na época transata, ao serviço do Futebol Clube de Gaia e pedras basilares no percurso sólido realizado.

Vasco Sousa tem apenas 17 anos e conta com um ano extremamente positivo no Campeonato Placard Andebol1, tendo participado em 25 encontros e anotado 129 golos. Atuando a Lateral Esquerdo e com a capacidade de também fazer a posição de central, o jovem de 1,96m revela-se numa das maiores promessas do andebol português, juntando-se a um leque que começa a crescer nos três grandes.

Eleito o melhor ponta-esquerda do Europeu sub-21, Pedro Oliveira também está de volta ao Dragão Arena. O atleta de 21 anos esteve cedido ao FC Gaia, juntamente com Vasco Costa e Diogo Rêma, tendo sido orientado por Carlos Resende e, na temporada transata, foi um dos destaques do campeonato. Em 26 partidas disputadas, anotou 118 golos, sendo um dos principais artilheiros da turma gaiense.

Diogo Rêma, outro atleta que Carlos Resende bem conhece e o futuro das balizas portugueses, terá a difícil missão de sucumbir a vaga deixada por Sebastian Frandsen que reforçou os dinamarqueses do Fredericia HK. Aos meios oficiais do clube, reforçou que “regressa com mais experiência”, após uma temporada com extrema importância na equipa do FC Gaia, que ficou na 8ª posição do Campeonato Placard Andebol1.

Diogo Oliveira (cedido ao Dunkerque [FRA] em 22/23) e Ricardo Brandão (cedido ao FC Gaia [POR] em 22/23) também estão de volta, sendo que integram os trabalhos de pré-época da equipa principal do FC Porto.

Contratações com ‘mucho salero’: Antonio Martínez e David Fernández são Dragões!

Antonio Martínez, internacional jovem espanhol de 20 anos, chega proveniente do Ademar León, onde passou toda a formação. Com presença no Europeu de Sub-20 em 2022 e no Mundial de Sub-21 2023, Martínez é considerado um dos andebolistas mais promissores em território espanhol.

Na temporada passada, em 36 encontros disputados pelo Ademar León, anotou 211 golos, sendo presença assídua e importante no plantel de León desde 2021/22. Chega para sucumbir a vaga deixada por Miguel Alves, que foi cedido ao AA Águas Santas.

Contudo, Martínez não é o único atleta proveniente do Ademar León. David Fernández chega ao Dragão para colmatar a vaga de Jack Thurin – que saiu para o Aalborg, após o clube dinamarquês ter pago a cláusula.

O lateral-direito de 27 anos, teve uma primeira passagem pela turma de León em 2016, tendo durado até ao verão de 2020. No entanto, na época 20/21 assinou pelos polacos do Wisla Plock, tendo sido emprestado aos espanhóis na época transata. Na Liga ASOBAL, ao serviço do Ademar, David anotou 144 golos em 35 encontros realizados.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS