Seleção Nacional A ataca sonho de presença no Mundial 2023

Ana CarvalhoAbril 6, 20234min0

Seleção Nacional A ataca sonho de presença no Mundial 2023

Ana CarvalhoAbril 6, 20234min0
A selecção feminina sénior está a lutar para estar no Mundial 2023 e explicamos qual é o caminho para as atletas lusas

Realizam-se nos próximos dias 8 e 12 de Abril os jogos do play off de acesso ao Mundial 2023 que se realiza em Novembro e Dezembro deste ano na Noruega, Dinamarca e Suécia. Portugal jogará contra a seleção nacional romena, dia 6 em Pitesti na Roménia pelas 15h, e dia 12 no Multiusos de Paredes pelas 20h15.

Portugal sonha com a presença num Campeonato do Mundo da modalidade, e esta geração é aquela que até agora parece mais preparada para o conseguir. No entanto tem pela frente a poderosa seleção da Roménia, presença constante nas fases finais dos vários campeonatos internacionais, com jogadoras nos melhores clubes europeus a participar nas duas melhores competições europeias, a Liga dos Campeões e a EHF European League. As jogadoras portuguesas, incluindo as muitas que jogam no estrangeiro, não estão ainda no nível competitivo que as congéneres romenas, mas isso não as impede de treinarem e trabalharem de forma a jogarem olhos nos olhos com a seleção romena.

Portugal esteve nos últimos dias em estágio na cidade da Maia onde, comandadas pelo professor José António Silva, as atletas trabalharam essencialmente a estratégia e o estilo de jogo a aplicar contra a forte equipa do sudeste europeu, forçando essencialmente o espírito vencedor, necessário para tornar o sonho em realidade. A equipa partiu esta quinta-feira rumo à Roménia.

A seleção romena encontra-se atualmente em processo de renovação, onde atletas muito influentes como Cristina Neagu ou Crina Pintea, já nas fases finais das suas carreiras, aparecem ladeadas de novas atletas, tornando o jogo romeno mais veloz e menos físico, mas a diferença de envergadura e de força poderá ainda ser um fator decisivo nos dois jogos do paly off que se avizinha.

Portugal apresentou uma convocatória muito semelhante àquela que venceu ainda há menos de um mês o torneio internacional da Batalha, onde deixou excelentes indicadores, já que para vencer o torneio teve de vencer a poderosa Espanha, que tal como a seleção romena, está sempre presente nas grandes competições internacionais.

Portugal apresentou-se mais forte e com boas ideias de jogo, com um andebol mais assente em bons momentos defensivos e transições rápidas, um estilo de jogo que nos define e que nos caracteriza, muito mais que o jogo de ataque posicional. É nas fases rápidas de transição que temos de ser mortíferos contra seleções mais pesadas como a seleção da Roménia, pois temos de utilizar as nossas melhores armas e não deixarmos a outra equipa estar confortável no ataque posicional.

Embora saibamos que será sempre um adversário com muito mais credenciais que a nossa seleção e que sendo o primeiro jogo fora, num país que vive muito o andebol e que enche os pavilhões a puxar pelas suas equipas, temos de trazer para o nosso campo um resultado equilibrado, de forma que em casa consigamos também encher o pavilhão para ajudarmos a nossa seleção para a vitória. Ambas as partidas terão transmissão no Canal 11: o primeiro jogo será dia 8 de Abril pelas 15h na Roménia; o segundo jogo será no Pavilhão Multiusos de Paredes, no dia 12 de Abril pelas 20h15, onde a seleção feminina tem já um historial de vários jogos nos últimos tempos com memórias felizes para as atletas lusas.

Apoiem as nossas guerreiras, vejam a seleção nacional feminina de andebol e essencialmente vejam andebol.

IHF World Championship 2023 – Play Off

Calendário

08.04.2023 – 15h00 – Roménia x Portugal, Canal 11
12.04.2023 – 20h15 – Portugal x Roménia, Canal 11


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS