Um ‘adeus’ ao gigante Francisco Fernandes
Na próxima Sexta-Feira marcará o fim de uma era para o AS Béziers-Hérault, ProD2 e o rugby português, pois será o último jogo de Francisco Fernandes, o pilar que representou Portugal em mais de 50 ocasiões e que serviu o seu clube em 326 encontros ao longo de catorze anos. Francisco ‘Chico’ Fernandes é um dos maiores ícones dos Lobos, alguém que esteve em diversos momentos e eras da oval nacional, mostrando sempre um carinho especial pelo país em que nasceu e que decidiu representar.
Realizou o seu primeiro jogo em 2005, representando o Tyrosse na ProD2 com apenas 19 anos e permaneceu neste clube até o ano de 2011, altura em que assinou pelo AS Béziers-Hérault. De 2011 até 2025, o pilar cumpriu 316 jogos ao serviço de um clube que passou por momentos difíceis e de grande sucesso, conseguindo em 2024 chegar ao playoff de subida ao Top14. Entre o início e o fim, realizou diversas e grandes exibições ao serviço de ambos clubes, recebendo diversas distinções pelo Midi Olympique e outros meios de comunicação social desportiva francesa que sempre lhe reconheceram a sua qualidade na primeira-linha. Jogou ao lado de diversos atletas de alto nível, partilhou o balneário com atletas portugueses e elevou a bandeira nacional na ProD2 a um expoente máximo.
Em 2010 estreou-se pela selecção nacional portuguesa num encontro em que Portugal lutou para ganhar à Rússia (10-14), conseguindo realizar uma prestação que ficou na memória de todos os adeptos nacionais ao ponto que abriu a porta para outros atletas luso-franceses se juntarem a este grupo, como André Silva tinha-lo feito no passado. Depois da estreia foi somando diversas internacionalizações, jogando em encontros históricos para Portugal como a derrota frente à Itália no Estádio do Restelo, a vitória contra as Fiji no Mundial de Rugby 2023 e o primeiro jogo de sempre ante a super campeã do Mundo África do Sul no Verão de 2024. Marcou dois ensaios, o último dos quais numa vitória frente à Espanha em 2021, tendo feito parte da equipa que voltou a levar os Lobos ao principal palco da modalidade. Aquela enorme placagem frente às Fiji que permitiu que Portugal não sofresse um ensaio na segunda-parte é uma imagem que perdurará na memória do rugby nacional e internacional.
Apesar de não ter conseguido ultrapassar Joël Koffi como o atleta com mais jogos na Pro D2 (320), Francisco Fernandes consolidou o seu lugar como um dos melhores jogadores pertencentes a uma selecção ‘emergente’, sendo igualmente considerado como um dos melhores pilares que passou por esta segunda divisão do rugby francês. Aos 39 anos de idade, ‘Chico’ Fernandes será relembrado como um profundo apaixonado por Portugal e que não permitiu que vozes alheias tentassem encurtar o seu carinho pelo país que amou desde sempre. Um obrigado sentido a alguém que sempre tão bem representou Portugal.
It seems the great Francisco 'Chico' Fernandes is going to retire at the end of this season
Twenty years as a senior player
More than 325 games for @ASBHOfficiel
51 caps for Portugal
And a gazillion of scrums, offloads, and tacklesObrigado, monsieur pic.twitter.com/Bcotzt6Nwi
— Francisco Isaac (@francisaac87) January 21, 2025