Touch Rugby meets RYF 2019: estás pronto para ver e jogar?

Francisco IsaacAbril 11, 20196min0

Touch Rugby meets RYF 2019: estás pronto para ver e jogar?

Francisco IsaacAbril 11, 20196min0
O RYF 2019 está aí a começar e este ano vai ter lugar uma surpresa no meio do torneio de contacto: Touch Rugby. Várias equipas, vários eventos e várias formas de participar! Estás pronto?

O Rugby Youth Festival começa já este sábado e vai até Domingo, com mais de uma centena de equipas de diferentes países e continentes a participarem num dos maiores torneios juvenis de rugby do Mundo. No meio da “confusão” animada e competitiva do RYF 2019, vai ter lugar outros pormenores interessantes do Planeta da Oval a começar por um torneio de Tag Rugby e a Taça de Portugal e dois Open Invitational, estes três últimos de Touch Rugby.

Ora, é exactamente isso… o Touch Rugby, jogo em que a oval é transportada de um lado a outro do campo mas sem qualquer placagem sendo o toque o único contacto admissível entre adversários, chega assim ao RYF e vem com três formas de “apresentar” esta variante da modalidade (a ter em atenção que o Touch Rugby originalmente veio do Rugby League e hoje em dia é uma modalidade “independente” do Rugby): a final da Taça de Portugal, um torneio de equipas e uma demonstração.

Comecemos pelo dia 13 de Abril: às 13h00 os touchers da Agrária de Coimbra descem em direcção a Lisboa para jogar frente aos rivais do Técnico Rugby, com o objectivo de conquistar a Taça de Portugal 2019 da Associação de Touch Rugby Portugal. A equipa de Coimbra derrotou todos os seus adversários da zona centro/norte para chegar a esta finalíssima da competição, enquanto que o Técnico ultrapassou todos os potenciais rivais de Lisboa, Alentejo e Algarve oferecendo assim uma boa oportunidade para ver um jogo de Touch Rugby intenso, animado e diferente.

Depois às 15h00 todos os interessados estão convidados a tirar as calças e a pôr uns calções, a calçar umas botas com pitons (cuidado que poderá chover ou o campo estar molhado… não caiam a fazer uma finta de passe porque ficará registado para sempre nas lentes dos fotógrafos e curiosos que andam pelo RYF) e entrar em campo para jogar Touch Rugby. Mesmo que não façam parte de uma equipa ou não estejam sequer registados pela Associação de Touch Rugby Portugal podem jogar e serão incluídos numa equipa para experimentarem o que  é esta variante que tira a exigência física do contacto, mas tem um dinamismo de velocidade de jogo intenso e por vezes desconcertante.

Não têm que desembolsar qualquer valor de inscrição… é só deixar os vossos filhos/sobrinhos/netos a jogar, andar um pouco até o campo e começar a envolverem-se neste torneio aberto a qualquer interessado, seja só uma pessoa ou uma equipa que nunca antes jogou.

No dia 14 de Abril é o típico Open Day, mais calmo e relaxado virado para efectivamente dar a conhecer a variante sem ter o sentido competitivo ao lado. Mais uma vez, botas, calções ou calças fato de treino, uma t-shirt e estão prontos para jogar… ah e a disponibilidade para ouvir, aprender e perceber as dinâmicas do Touch Rugby, sempre bem explicadas pelos vários vets que se tornaram apaixonados por esta nova variante.

Frederico Basto, um dos organizadores do Touch Rugby no Rugby Youth Festival respondeu-nos a algumas questões em relação ao evento,

O Touch Rugby chega ao RYF e oferece não só uma oportunidade para as pessoas verem, mas como também participarem. Como é que um individuo ou uma equipa podem jogar no sábado ou domingo?

O nosso principal objetivo do para o RYF é que o máximo numero de pessoas possa ter contacto com o Touch Rugby, como tal nada melhor que lhes permitir não apenas assistir ao melhor Touch rugby que se pratica a nivel nacional com à final da taça de Portugal, como em seguida ver e participar num ou em vários jogos dependendo da sua vontade. Muitos dos jogadores atuais começaram mais ao menos desta forma, ou porque iam assistir aos treinos dos filhos ou porque estavam a passar junto de um local onde se treinava touch rugby e quiseram experimentar, como tal no sábado iremos ter um torneio, aberto a todos, seja individualmente, onde o integraremos numa equipa existente, ou numa equipa.já formada. Domingo entramos numa vertente de treino também este aberto a todos onde ensinaremos as regras e as melhores práticas . O importante é participar e perceber que há lugar para todos sejam homens, mulheres, novos ou menos novos

O que significa para o Touch Rugby chegar a um torneio que tem as suas bases assentes no princípio de partilha, comunhão de várias comunidades da oval mundial, competição intensa e muito mais?

Para o Touch, entrar num dos maiores festivais de rugby jovem do mundo é um grande motivo de orgulho, sentir que cada vez mais chegamos a mais gente e temos o numero de jogadores e equipas a crescer a um ritmo elevado. A Move Sports tem sido 5 estrelas, estamos-lhes muito gratos. De resto os nossos princípios são os princípios do Rugby, somos filiados na FPR e acreditamos que juntos somos mais fortes

Quais é que seriam as equipas de Touch Rugby a seguir com muita atenção neste RYF?

Várias e por diferentes motivos, desde logo a equipa “Obrigada Tio Nobre” maioritariamente feminina e uma séria candidata à vitória, também as equipas da Agrária de Coimbra e do Técnico que vão primeiro disputar a final da taça de Portugal, há a Equipa do Cascás do CDUL, do Benfica ou do São Miguel que têm evoluído a olhos vistos e porque não ter atenção a uma equipa totalmente desconhecida como vão ser os “Atira Nokias” ou a qualquer outra equipa formada por membros do staff de equipas de rugby participantes no RYF

Próximos elementos da agenda do Touch Rugby e qual é a melhor forma de uma pessoa que nunca tenha jogado rugby chegar a vocês?

No fim de semana iremos distribuir flyers com os clubes atuais de Touch rugby a nivel nacional bem como dias e horários dos treinos Se for alguém que não viva numa zona onde haja Touch rugby, porque não falar com a nossa associação e criar um novo clube ou levar o Touch para um clube local ?

Estejam lá a partir das 13h00 de sábado 13 de Abril para ver a final da Taça de Portugal, caso só possam estar mais tarde apareçam pelas 15h00 para jogar ou no Domingo logo de manhã para participar no Open Day do Touch Rugby Portugal!

Foto: RYF

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter