Super Rugby 2018: Quando começa e o que há de novo?

Francisco IsaacFevereiro 12, 20186min0

Super Rugby 2018: Quando começa e o que há de novo?

Francisco IsaacFevereiro 12, 20186min0
A maior prova de clubes do Hemisfério Sul começa já em Fevereiro e há muito para saber: datas, horários, modelos e participantes!

Para quem está em Portugal a partir de Fevereiro terão que acordar bem mais cedo, isto se quiserem seguir o Super Rugby 2018. A maior competição de rugby do Hemisfério Sul, vai voltar à actividade e vamos ter algumas mudanças em relação a 2017. Quais? Fiquem a saber todas neste artigo não de antevisão a toda a competição, mas de informações, horários, calendário e o modelo competitivo.

SUPER RUGBY… QUE É SUPER XV

2018 marca o regresso ao formato de 15 equipas, sendo que a formação da Western Force (Austrália), Southern Kings e Toyota Cheetahs (África do Sul) foram “cortadas” da competição, para assim dar lugar a um modelo que em tempos passados foi um sucesso. Mas dá para repetir a mesma fórmula?

Um dos objectivos para a redução de equipas passa pela ideia de dar a oportunidade da competição ficar mais “compacta”, com jogos de ida e volta dentro das conferências, o que permite ao público de cada país ter direito a ver os melhores dérbis. Até ao ano passado, não acontecia esse pormenor, já que as equipas só jogavam 6 vezes entre si a nível intenro.

Outro pormenor passa pelo facto de todas as equipas puderem jogar contra 90% das suas adversárias… ou seja, até o ano passado a competição estava dividida em 4 conferências, com algumas formações sul-africanas a não jogarem uma única vez contra uma formação neozelandesa (caso dos Lions, que só jogaram contra os kiwis a partir das meias-finais).

Por isso, agora todos jogam pelo menos 3/4 vezes com equipas fora da sua conferência. Exemplo prático: os Lions vão jogar contra todos menos os Rebels (Austrália) e os Blues (Nova Zelândia). Ou, por exemplo, no caso dos Hurricanes que não vão jogar contra Waratahs (Austrália) e Stormers (África do Sul). Deste modo todos têm o direito e o “gosto” de poder conhecer e jogar contra formações de todos países participantes do Super Rugby.

Todavia, e agora vem o whiplash deste novo modelo, já que as viagens vão aumentar de intensidade, algo que já levantou alguma polémica na Austrália. Porquê? Vejam o caso dos Waratahs, que vão ser a primeira equipa na História da competição a jogar em todos os países do Super Rugby, indo da Argentina à África do Sul, com uma breve passagem pelo Japão e Nova Zelândia.

O último aspecto a salientar é o facto nesta temporada os finalistas passam a ser apurados de uma forma mais lógica. Das três conferências serão apurados três campeões, que passam directamente para os playoff’s, sendo que há lugar para mais cinco participantes. Como são apurados esses? Pelo maior número de pontos conquistados. Ou seja, imaginem que quatro dos melhores classificados são formações da Nova Zelândia e outra da África do Sul, ficando só uma australiana apurada por ser vencedora da sua conferência.

Isto aumenta exponencialmente o facto de um país ter mais hipóteses de levantar o ceptro no final da competição, abrindo-se assim um capítulo mais justo para as equipas que melhor jogam.

Estes são as reformas a nível de modelo competitivo, com as três conferências a serem compostas da seguinte forma:

Foto: Sanzaar

Os Sunwolves passam a fazer parte da Austrália, os Jaguares da África do Sul e as formações neozelandesas a conviver só entre elas, sendo esta a grande mudança a nível competitivo. Passemos ao calendário!

QUANDO COMEÇA, OS GRANDES JOGOS E QUANDO PÁRA?

17 de Fevereiro (é um sábado) para os mais nervosos e impacientes… é essa a data que devem marcar no vosso calendário. O Super Rugby tem como jogo de abertura a ser entre Stormers e Jaguares, ficando as equipas sul-africanas com o direito de primazia em dar início ao novo Super Rugby. A hora de começo? 13h05 (horas portuguesas) e podem assistir em vários sites como o Vipbox ou Batmanstream.

Infelizmente, nesse fim-de-semana só vamos ter direito a dois jogos, ambos na sexta… se não vos agrada os Stormers, então têm sempre um intenso Lions-Sharks às 15h00. Mas, não desesperem, já que no dia 23 de Fevereiro voltam os grandes jogos logo com um Highlanders-Blues como “entrada” para o 2º fim-de-semana (que acaba por parecer a continuação do primeiro!). Para além desse encontro, destaque para um sempre complicado Crusaders-Chiefs, ou seja, um super-jogo logo a começar.

Quais os grandes jogos desta temporada? Bem, escolhemos 10 (e há muitos mais) pela sua importância, na data que calham e com as equipas que são: Reds-Brumbies a 2 de Março; Hurricanes-Crusaders a 10 de Março; Jaguares-Lions a 24 de Março; Lions-Crusaders a 1 de Abril (reedição da final de 2017); Chiefs-Blues a 7 de Abril; Sharks-Stormers a 21 de Abril; Hurricanes-Lions a 5 de Maio; Reds-Waratahs a 2 de Junho; Crusaders-Hurricanes a 6 de Julho; Sharks-Jaguares a 14 de Julho.

Para saberem mais sobre os horários e calendário propomos que tenham como marcado este link: Calendário. Agora quando pára o Super Rugby? Entre 3 a 30 de Junho, uma vez que decorre os Internacionais de Verão, abrindo-se o período para as selecções nacionais. De resto vão ter muitos fins-de-semana para ver jogos e seguir todos os encontros deste Super Rugby 2018.

(ALTERAÇÃO) VAI HAVER FANTASY DO FAIR PLAY?

Vai, sim senhora! O Fair Play optou por fazer uso da Fantasy da Fox Sports. Apesar da FoxSports ter apresentado alguns problemas de dados em relação com uma discrepância estranha em algumas prestações de jogadores caso de Agustín Creevy (de acordo com a Foxsports tinha percorrido quase 1000 metros em toda a temporada, quando só atingiu 1/3 em outras cinco OPTA’S), o Fair Play conseguiu um “acordo” de patrocinio.

O sistema da Fox Sports mantém-se igual, sendo que a competição só começa na RONDA 2, visto que na 1ª só entram em campo 4 equipas, todas da conferência sul-africana. Vai da 2ª à 19ª, possuindo um tecto salarial que não pode ser ultrapassado.

O Fair Play não se responsabiliza por erros de cáculo de pontuações da Fox Sports, mas poderá dar alguma ajuda no contacto com a marca.

Os prémios sofrem uma alteração significativa:

1º- Camisola de uma das franquias no valor de 40€ podendo ser de 2017 ou 2018 (stock limitado)
2º – Rugby 2018 PS4/XBOX
3º – Bola oficial do Super Rugby

O Top3 será todo galardoado com prémios deste modo. Os vencedores deveram contactar o site ou facebook do Fair Play (fairplay@fairplay.pt / @fplaypt)

Se quiserem participar clicar em: Fantasy Fox Sports. Código para entrar: H2XNE3VW.

O Fair Play irá fazer toda a antevisão na semana que vem, em que iremos analisar os quinze participantes do Super Rugby 2018. Fiquem à espera!

Em caso de dúvidas deitem um olho a este vídeo!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter