Portugal no REC sub-18/20 2024: o que se passou na 1ª ronda

Francisco IsaacNovembro 17, 20243min0

Portugal no REC sub-18/20 2024: o que se passou na 1ª ronda

Francisco IsaacNovembro 17, 20243min0
Vitória nos sub-20, derrota nos sub-18, com Portugal a sair desta 1ª ronda do Men's REC sub-18/20 com poucas razões para sorrir

Um choque tremendo foi sentido com a derrota dos tri vice-campeões europeus frente à Chéquia, numa 1ª ronda em que só a vitória dos sub-20 deixa Portugal com razões para optimismo, sendo esta a nossa análise desta 1ª ronda.

O NEGATIVO: SUB-18 CAEM COM ESTRONDO

Pouco há a dizer da pobre prestação dos sub-18 no jogo de abertura, com uma derrota por 10-14 frente à equipa da casa, a Chéquia, selecção que em 2023 ficou nos últimos lugares da competição. Diferença brutal na forma de jogar e a qualidade de jogo em comparação com o que se passou em Abril deste ano, com os jogadores a serem incapazes de jogar em equipa ou de apresentarem um plano de jogo que fosse suficientemente estável e concreto frente a uma Chéquia que lutou por cada placagem, portagem de bola, quebra-de-linha, pontapé, alinhamento ou formação-ordenada. Jogadores como Tomás Marques, Miguel Romero, Eduardo Leite ou Diogo Ferreira estiveram muito longe do seu melhor, dando a parecer que a preparação para a competição não foi a melhor. É fundamental que a Federação Portuguesa de Rugby repense seriamente nos escalões de formação, com o fim das academias nacionais a começarem a revelar danos significativos na progressão dos atletas, para além de que é inexplicável como Miguel Leal, João Uva e Pedro Vital saíram do staff nacional sem que fosse oferecido uma explicação minimamente coerente.

O POSITIVO: SUB-20 COM UMA 1ª PARTE GALVANIZADORA

Ao contrário do que se passou com os sub-18, os sub-20 conseguiram sobrepor a Chéquia e rapidamente construir um resultado que colocou um ponto final nas dúvidas em relação quem iria ser o vencedor. Manuel Vareiro, Francisco Almeida, Martim Souto, Guilherme Costa e Duarte Cardoso realizaram todos exibições de luxo, ajudando aos Lobos sub-20 a chegarem ao 59-07, com destaque ainda para Lourenço Pedras que esteve intratável à ponta. Ponto extremamente positivo também para Guilherme Vasconcelos, com o centro do SL Benfica a desenhar alguns dos melhores momentos e jogadas da equipa portuguesa. A formação-ordenada se mostrou oleada e trabalhou sempre ao mais alto nível, forçando uma onda de penalidades à equipa da casa.

A única preocupação é a falta de um plano de jogo coerente, com a equipa a ficar extremamente dependente das individualidades, algo que poderá se verificar problemático frente à Bélgica e Países Baixos. De qualquer forma, os nove ensaios marcados deram um sinal positivo aos adeptos nacionais que há qualidade e talento neste escalão, com tudo à espera de nova vitória no próximo encontro frente à selecção belga.

O MVP DA RONDA: FRANCISCO ALMEIDA (SUB-20)

Agressivo, intenso, duro, implacável e letal, Francisco Almeida mostrou o porquê de já se ter estreado pelos Lusitanos e de ser considerado um dos melhores avançados das últimas gerações, com o atleta do CDUL a galgar metros e a marcar dois ensaios, para além dos inúmeros placadores atirados para trás. A capacidade física de se agigantar nos momentos X foi importante para a selecção nacional de sub-20, que possui uma das 3ªs linhas mais físicas deste Men’s Rugby Europe Championship sub-20, com Almeida a ser decididamente um das principais armas para abrir a porta da linha-de-defesa contrária. Exibição de gala e que esperemos que se repita já no próximo encontro desta competição.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS