Navigators e a oportunidade para saborear o país dos Springboks
Quantas oportunidades é que um jogador em idade jovem tem para ir à África do Sul, descobrir e treinar junto de algumas das principais equipas do País do Arco Íris e ainda assistir a um par de jogos dos Springboks, um deles frente aos Lobos? Bem, neste Julho de 2024, trinta jogadores entre os 15 e 17 anos poderão ter essa oportunidade de embarcar rumo a uma das principais nações da modalidade, fazendo parte da equipa dos Navigators que vão estar num tour de duas semanas no qual não só jogarão frente aos Blue Bulls e Natal Sharks, como irão incorporar nos treinos destas duas federações locais, aprimorando técnicas e outros apetrechos que lhes permitam se tornar jogadores de outro calibre.
Claro que isto é a melhor desculpa para jovens jogadores se ocuparem com algo durante as férias… porém, esse algo é uma experiência única e com capacidade para ser memorável. Quantos milhares de atletas do rugby português das últimas décadas gostariam de ter tido esta chance de embarcar rumo a África do Sul, coleccionar uma série de treinos e jogos e ainda poder estar presente em dois jogos espectaculares entre a selecção da casa e a Irlanda e, claro, Portugal.
Agora vem a parte mais chata: a explicação da importância deste tipo de iniciativas. Se o leitor for miúdo, e não tiver paciência, aconselho a saltar para o parágrafo seguinte. Não olhando para o que se faz em Inglaterra, França, Itália, Escócia, etc, países como a Espanha ou Estados Unidos da América têm realizado este tipo de acções desde meados da primeira década do século XXI, apostando num desenvolvimento diferente nos seus atletas, com vários nomes a terem se destacado em tours às principais nações da modalidade. É algo que tem os seus custos, e que até pode ser visto como um luxo, todavia, é só através de acções de especialização que poderemos ter mais surpresas na esfera de qualquer modalidade, e a Sports Ventures está a procurar construir pontes nesse sentido.
Voltando à parte mais crocante e interactiva do artigo, o facto de poderem ingressar nas academias que formaram atletas como Kurt-Lee Arendse, Vincent Koch, Marco van Staden, Tendai Mtawarira, Patrick Lambie, entre outros tantos campeões do Mundo que cresceram nestes centros de treino, evoluindo e atingindo o topo ao fim de vários anos de trabalho. O contacto com este mundo da excelência do Planeta da Oval pode ser o empurrão que muitos necessitem para se afirmarem neste desporto, não sendo necessário que comecem logo a pensar “ah, e será que vou me tornar jogador profissional?”, pois o objectivo é viajar, conhecer e estabelecer um contacto com esta realidade.
O tour dos Navigators ao baluarte dos Springboks arranca no dia 11 de julho e vai até ao 22 do mesmo mês, sendo a melhor forma de darem uso às férias escolares e prometerem que vão ter melhores notas no ano que vem. Para os encarregados de educação, é uma boa oportunidade para ganharem férias dos mais novos e lhes proporcionarem a viajem de uma vida, podendo ver os Lobos a jogar frente aos tetra campeões do Mundo!
P. S.: Se quiserem acompanhar os vossos rebentos, também poderão, já que o tour tem essa variante. Os miúdos talvez não gostem muito, mas eles só têm é de agradecer.
Caso tenham interesse, contactem: [email protected] / e visitem o website oficial: navigatorstours.com