Krakow 7s Challenger Series 2025: LA e taça no bolso dos Lobos
Portugal vai estar na última etapa dos 7s com a oportunidade de subir para as World Series, isto depois de ter conquistado o torneio do Krako 7s Challenger Series 2025 conseguindo quatro vitórias numa fim-de-semana de grandes exibições destes Lobos dos 7s.
RESUMO DOS ACONTECIMENTOS
Portugal sabia que tinha uma tarefa intensa pela frente num grupo onde iria ter de defrontar Japão, Madagáscar e Canadá, sendo necessário duas vitórias para garantir o acesso não só às meias-finais como chegar ao torneio final de Los Angeles. Contra o conjunto nipónico, os Lobos dos 7s conseguiram garantir logo uma vitória ‘gorda’ por 28-10, com Manuel Vareiro e Guilherme Vasconcelos a dedilhar um jogo inteligente e intenso, com uma ajuda enorme de Frederico Couto, Fábio Conceição (espetaculares exibições) e Vasco Câmara. Seguiu-se nova vitória frente ao Madagáscar num jogo mais extremamente intenso mas que os Lobos conseguiram dar a volta na segunda parte. Contudo, no encontro de encerramento da fase-de-grupos, Portugal acabaria por consentir uma derrota frente ao Canadá por 10-17, num choque de vontades e em que a formação da América do Norte foi mais forte nos detalhes. Qualificados para as meias-finais, a selecção das Quinas marcou encontro com a Alemanha, tendo sido talvez o melhor jogo de toda a etapa do Krakow 7s.
Os germânicos começaram melhor com Max Roddick a conseguir dois ensaios, seguindo-se uma boa resposta dos Lobos após o intervalo, com Fábio Conceição a conseguir chegar à área-de-ensaio por duas ocasiões. O ponta fecharia o hat-trick pouco depois, mas o rival europeu conseguiu igual o resultado em 17 pontos. Com a ameaça de prolongamento a chegar, surgiu Manuel Fati bem lançado para chegar ao ensaio da vitória quando o gongo já tinha tocado. Final garantida e agora era a Samoa no caminho de Portugal.
Aí, Portugal foi largamente superior na primeira parte garantindo uma vantagem de 19-07, até que a Samoa recuperou e igualou com poucos minutos para o fim… quando tudo parecia adivinhar um prolongamento no derradeiro jogo do Krakow 7s, Fábio Conceição escapou à defesa samoana e colocou a oval dentro da linha-de-ensaio, dando a taça aos Lobos com apenas uns segundos para se jogar. Depois de um desalentador 2024, Portugal foi enorme em 2025 e a conquista do Krakow 7s garantiu o 1º lugar também nas World Rugby HSBC Sevens Challenger Series.
DESTAQUES INDIVIDUAIS
Manuel Vareiro foi um mágico que deu outra velocidade e capacidade de aceleração dos Lobos 7s, desenhando diversas boas jogadas que foram sendo bem aproveitadas pelos seus companheiros de equipa. No total, assistiu para cinco dos 16 ensaios marcados por atletas portugueses, estando no início de outras sete jogadas que deram outra expressão ofensiva à selecção nacional.
Frederico Couto foi uma viga que arrancou várias boas placagens, tendo sido fundamental para a vitória frente à Alemanha nas meias-finais. Pode não ter somado tantos minutos como no passado, mas foi importante em diversos momentos.
Fábio Conceição foi enorme em todas as medidas e deu uma dose de letalidade ao ataque luso, somando 7 ensaios nestes Krakow 7s! Fisicamente um portento de alta categoria, Conceição conseguiu explorar bem a ponta para encontrar o caminho do ensaio, dando outra expansão e profundidade à selecção comandada por Frederico Sousa. Bons pormenores técnicos, aquele ensaio contra a Samoa ficou na retina pelo engenho de conseguir manter a bola viva mesmo com pouco espaço.
What a way to win 😮💨
Portugal take the title in Krakow 🔥#7sChallengerSeries pic.twitter.com/fSXq8EAnZT
— HSBC SVNS (@SVNSSeries) April 12, 2025
O QUE SE SEGUE?
Los Angeles, com Uruguai, Irlanda, Estados Unidos da América e Estados Unidos da América vão ser os adversários que vêm das World Series, enquanto Alemanha, Canada e Samoa vêm também das Challenger Series. Em teoria, as quatro melhores selecções sobem/mantêm-se nas World Series, porém as últimas novidades não são positivas. Rumores apontam que as World Series vão ser cortadas para 8 equipas residentes, sendo que as restantes quatro vão rodando, dependo da performance do ano anterior. Isto são para já rumores, mas o seleccionador da Alemanha praticamente confirmou esta informação publicamente.
Nothing in it 🤏
Check out the final standings for the Men's HSBC #7sChallengerSeries 🏉 pic.twitter.com/qG3m91A8NH
— HSBC SVNS (@SVNSSeries) April 12, 2025