Alguns nomes que brilharam no Mundial 2023
Terminou mais um Campeonato do Mundo. Terminaram cerca de 8 semanas onde 20 equipas se gladiaram no maior palco do rugby internacional, e onde muitos craques se afirmaram. Neste artigo, trazemos 5 elementos que mereceram o destaque maior em várias categorias, desde pontos marcados, passando por placagens, até às quebras de linha deste Mundial 2023.
Marcos Kremer – Melhor Placador
Foram 92 placagens em 7 jogos para o gigante terceira linha argentino que recentemente assinou pelo Clermont Auvergne. Do alto dos 2 metros, e com os seus imponentes 116 kg, Kremer foi absolutamente fundamental para a campanha dos Pumas, que terminaram num honroso 4º lugar.
A este número assombroso de placagens, Kremer juntou ainda 59 iniciativas com bola, o segundo avançado com mais, atrás de Ben Earl. Com apenas 26 anos, não terá sido a última aparição de Kremer num campeonato do mundo.
Ardie Savea – jogador com mais iniciativas com bola
Neste capítulo, houve claramente dois destaques que têm de ser mencionados.
Ardie Savea foi o elemento com mais iniciativas com bola, com oitenta e duas neste Mundial 2023. No entanto, apesar do super mundial do número 8 dos All Blacks, que muitas vezes levou o pack neo-zelandês às costas com a suas iniciativas, temos de destacar também Bundee Aki, o primeiro centro da Irlanda.
Com menos um jogo que Ardie, Aki teve apenas menos uma iniciativa com bola, tendo de se mencionar também as 10 quebras de linha, sendo que apenas dois elementos fizeram mais.
Damian Penaud – jogador com mais quebras de linha
O ponta francês foi provavelmente o melhor jogador da seleção francesa neste Mundial 2023, onde somou umas impressionantes 13 quebras de linha, e muitas dores de cabeça para os adversários.
Um autêntico perigo à solta, Penaud usa de forma eximia a sua elevada estatura, juntando uma velocidade e agilidade impressionantes aos seus 96 kg e 192 centímetros.
Apesar da saída da França nos quartos de final, Penaud foi ainda um dos melhores marcadores de ensaios, com 6. Na próxima época, vai vestir a camisola do Bordeaux Bégles, depois de 8 anos e 56 ensaios pelo Clermont.
Owen Farrell – melhor marcador.
O capitão inglês é dos jogadores mais odiados do mundo da oval (por vezes é pouco leal nas placagens aos adversários), mas ninguém pode argumentar contra a sua qualidade.
Exímio a ler o jogo, é dos jogadores mais completos no que toca ao jogo ao pé, tanto em jogo corrido como nos pontapés aos postes, é ainda altamente fiável do ponto de vista defensivo.
No seu terceiro mundial aos 31 anos, foram 75 pontos marcados, em mais uma masterclass de como jogar rugby, seja como médio de abertura ou como primeiro centro.
Will Jordan – melhor marcador de ensaios,
O rapidíssimo ponta neo-zelandês de 25 anos juntou-se a um clube de elite de craques ao marcar 8 ensaios num campeonato do mundo, igualando lendas como Jonah Lomu, Bryan Habana e o seu compatriota Julian Savea, todos com 8 ensaios marcados numa edição de campeonato do mundo.
Para alem dos ensaios, Jordan destacou-se pela assertividade em praticamente todas as ações em campo, com constantes acelerações e tentativas de se associar em zonas mais centrais do campo.
Jordan, que é quase sempre defesa nos seus Crusaders, tem sido sempre ponta na seleção. Com Beauden Barrett na curva descendente, poderá Jordan ser o próximo número 15 dos All Blacks?