Reconhecimento a quem merece ser reconhecido – Alexandra Meinêdo
Voltamos ao espaço mensal de reconhecimento a quem merece ser reconhecido para falar de mais uma figura que tem marcado o nosso basquetebol em diferentes vertentes e de diferentes, Alexandra Meinêdo. Por isso venham connosco e fiquem a conhecer melhor esta nossa figura.
Raça e valores de uma figura sempre em destaque
Para a nova edição do nosso espaço de reconhecimento a quem merece ser reconhecido, vamos até ao Norte para falar de uma figura que tanto marca o nosso basquetebol: Alexandra Cerejo da Costa Meinêdo nasceu a 30 de Outubro de 1992, numa família com ligações ao desporto, a jovem acabou por ter no basquetebol a sua grande paixão e com uma ligação muito especial com o CPN. Alexandra Meinêdo começou no Clube de Propaganda e Natação, foi ai que realizou toda a sua formação, sendo um dos elementos sempre em destaque de uma geração que muito deu ao clube. De toda a sua formação ficaram títulos, amizades e muitos momentos especiais ao serviço do CPN, sendo que desde a primeira hora se percebeu que estávamos perante uma jogadora que conquistava todos os adeptos por toda a sua qualidade e pelo tanto que lutava em cada momento do jogo, além disso já era percetível que era dona de uma maneira de ver o jogo que a tornava numa líder nata e em alguém que se convertia sempre num braço direito para os treinadores dentro do campo.
Dupla de luxo no CPN, já o foram como jogadoras, agora como treinadoras. A Alexandra Meinêdo vai ser uma treinadora de alto nível, a Andreia eu realmente tenho muita curiosidade de ver mais dela como treinadora pic.twitter.com/N4uPbVjnAq
— Jose Andrade (@JoseAndrade7910) August 25, 2022
Completada a formação, viu o CPN ter um interregno no que à equipa sénior diz respeito, com isso a jogadora em 2011 teve a sua primeira saída do clube de Ermesinde, rumando por duas temporadas ao Grupo Desportivo Basquete de Leça onde continuou a mostrar a sua evolução como jogadora e cativando todos pela sua raça em cada duelo disputado. Já em 2013, mais um momento especial quando regressou à sua “casa”, o CPN para fazer parte de uma equipa que se notabilizou no nosso basquetebol e que marcou a história do emblema de Ermesinde, além disso algo ainda mais especial que foi o poder jogar ao lado de Francisca Meinêdo, sua irmã que também ela tem uma ligação forte com o CPN.
Alexandra Meinêdo esteve no CPN de 2013-2014 até 2018-2019, com apenas uma época fora da sua “casa” pelo meio quando esteve no Lousada Académico Clube com muitos rostos conhecidos deste período no CPN. Foram muitas épocas, muitas conquistas, fazendo parte de uma verdadeira “dream team” que brilhou no CPN com títulos nacionais, participações na Liga e muitos momentos que colocaram estas equipas de Ermesinde num lugar especial na história do basquetebol do CPN e do Norte, sempre com Alexandra Meinêdo a ser um dos elementos nucleares e mais preponderantes para cada um desses momentos de glória do CPN.
Como jogadora, actuou ainda no Maia Basket, onde pode assim terminar ao mais alto nível e ao lado da sua irmã Francisca, fechando assim uma carreira que nos deixou jogos emocionantes, conquistas históricas e uma jogadora que nos cativava a cada minuto em campo por toda a sua entrega e imensa qualidade. Já nesta altura se percebia que estávamos perante alguém que podia vir a ser uma futura grande treinadora. Antes de irmos à sua carreira como treinadora, falar que Alexandra Meinêdo se formou como professora, exercendo como professora de desporto e de Atividade Física e Desportiva, além de ter sido técnica de exercício físico, uma vida toda ela ligada ao desporto, aquela que é a sua grande paixão, com obviamente maior ligação ao basquetebol.
A bola laranja apaixonou cedo Alexandra Meinêdo e depois da sua carreira de sucesso como jogadora, veio então a sua carreira como treinadora que foi iniciada ainda como jogadora no “seu” CPN onde evidenciava a tal qualidade intrínseca como coach.
Dream team do CPN em 14-15 que venceu a 2ª Divisão!Equipa que contava com Andreia Caldas, Francisca Meinêdo, Sofia Almeida, Joana Ferreira, Catarina Bonito Rolo, Rita Madureira, Alexandra Meinêdo, Joana Cruz, Catarina Miranda, Joana Nora, Rita Reis, Sara Moreira e Catarina Vieira pic.twitter.com/pPlwj3SOWz
— Jose Andrade (@JoseAndrade7910) August 20, 2022
Como treinadora, além duas temporadas iniciais no CPN, esteve ainda uma época no Club5Basket onde orientou a equipa Sub14 Masculina em 2018-2019, depois disso regressou ao CPN onde está até agora. Como coach no CPN, já liderou as equipas de Mini 8, Mini 10, Mini12, Sub12 Feminino e Masculino, Sub14 Feminino e Masculino, ainda foi treinadora adjunta na equipa de Sub16 Feminina, além de ser a coordenadora do minibasquete desde 2019, tudo isto demonstra bem a qualidade e o crescimento de Alexandra Meinêdo como treinadora, ela que além disto também já foi chamada para a Seleção Nacional como uma das treinadoras convidadas mostrando que o valor como coach não passa despercebido. Assume-se como uma das treinadores de futuro com maior potencial no nosso país e alguém que poderá dar seguimento ao trabalho de Agostinho Pinto no CPN, sendo uma das “filhas” da casa que poderá levar o clube de Ermesinde cada vez mais longe.
Nova convocatória das sub14! Depois do campus de observação o 1º estágio de observação! Muitos destaques, mas o maior é Maria Caroço, jogou nas sub16 e Sub-19 do Santarém, é um talento gigante! Destaco ainda Alexandra Meinêdo, grande jogadora e jovem treinadora de muito futuro pic.twitter.com/rb5fkHiy2F
— Jose Andrade (@JoseAndrade7910) July 15, 2022
Ficamos aqui a conhecer um pouco mais sobre Alexandra Meinêdo, uma figura do nosso basquetebol que merece e muito ser reconhecida pelo seu valor e que tanto tem marcado o mundo da bola laranja nacional.