Quais são os portugueses em destaque no desporto motorizado em 2023?

Diogo SoaresDezembro 20, 20224min0

Quais são os portugueses em destaque no desporto motorizado em 2023?

Diogo SoaresDezembro 20, 20224min0
Diogo Soares diz-nos quem é que pode vir a estar em destaque em 2023 no desporto motorizado, com destaque para Miguel Oliveira

Após um 2022 com vários altos e baixos para os pilotos lusos no desporto motorizado, 2023 está aí à porta e promete muito para as cores nacionais. Falemos do que já se sabe!

Miguel Oliveira

Miguel Oliveira, que como já é conhecido, estará na RNF – Aprilia em 2023. Apesar de correr na equipa satélite da Aprilia, o português contará com uma moto igual à dos pilotos da equipa principal, Aleix Espargaró e Maverick Viñales, adicionando ao facto de Oliveira ser piloto oficial da construtora italiana, neste desporto motorizado.

Mas o que podemos esperar da moto?

Felizmente, podemos contar com uma moto competitiva, avaliando pela prestação em 2022 – em que terminou em 3º lugar nos construtores – e pelos testes de pós-temporada – onde os pilotos da Aprilia terminaram e 2º, 4º, 5º e 21º.

De realçar que é muito improvável que o piloto português lute pelo título em 2023. Apesar de ser piloto oficial, não correrá na equipa oficial o que dificulta imenso as contas do título, no entanto, podemos esperar que vença e esteja no pódio com alguma regularidade, em condições normais, porque, com chuva, é certo que ele vence. A Aprilia não vai ter mais concessões, fruto da evolução extraordinária que apresentaram este ano. Assim sendo, vão estar verdadeiramente em pé de igualdade, no que toca ao desenvolvimento, com as restantes marcas que compõem a MotoGP.

https://twitter.com/everythingmrace/status/1592499451217993728/photo/1

António Félix da Costa

Que grande ano de 2022 teve António Félix da Costa. O piloto de Cascais honrou as cores nacionais com a vitória em Le Mans e com o título em LMP2 no WEC. Ainda na Fórmula E, Félix Da Costa levou para casa a vitória no E-Prix de Nova Iorque e um 2º lugar no E-Prix de Marraquexe. Para 2023, o piloto manter-se-á no WEC e na FE, mas com trocas.

No WEC, subirá aos Hypercars com a Jota e com o novo Porsche 963 – a Porsche que regressa ao WEC em 2023 após a saída em 2017. Ainda não é muito certo qual será o desempenho no WEC do carro da construtora alemã, no entanto, é sabido que o objetivo será voltar a vencer em Le Mans já em 2023. Por fim, da Costa formará equipa com o britânico Will Stevens – que já foi colega do português em 2022 – e com o chinês Ye Yifei – este que pilotou no ELMS em 2022.

Na FE, António trocou a DS – Techeetah – equipa onde foi campeão do mundo em 2020 – pela Porsche. Terá ao seu lado o alemão Pascal Wehrlein. No ano em que são estreados os carros da Gen3, os mais rápidos e mais eficientes de sempre da FE, António terá de fazer uma adaptação dupla, quer ao novo carro, quer à nova equipa, porém, não podemos descartar que as qualidades individuais do piloto luso podem levar ao título mundial de FE.

Nos já realizados testes de pré-temporada, o português apenas conseguiu o 20º posto, admitindo que ainda há muito para aprender até ao primeiro E-Prix de 2023, que será na Cidade do México, a 14 de janeiro

Filipe Albuquerque

Filipe Albuquerque dividirá os seus esforços entre o IMSA e o WEC, com especial foco no campeonato norte-americano. Ele, que em 2022 falhou a conquista do campeonato IMSA após um toque com um GT que provocou o abandono em Petit Le Mans, tentará em 2023 a conquista do seu primeiro título americano ao volante do Acura ARX-06 da Wayne Taylor Racing, o piloto terá ao seu lado Ricky Taylor, Louis Delétraz e Brendon Hartley.

Nos testes realizados no início de dezembro, o Acura foi o carro mais rápido e mais fiável em pista nos dois dias de testes, o que deixou `Albuquick´ com boas sensações em relação ao que está po vir. A temporada do IMSA começa já em janeiro, nas míticas 24 horas de Daytona, prova que o piloto de Coimbra já venceu 2 vezes à geral, em 2018 e 2021

Já no WEC, a situação é diferente. Albuquerque não correrá nos Hypercars, tal como ambicionava, tendo já demonstrado tristeza pela Acura ter decidido não ir a Le Mans em 2023. Como tal, Albuquerque continua nos LMP2 pela United, mas já se sabe que não será campeão na categoria. O porquê? Como as corridas de Portimão e Monza coincidem com corridas do IMSA, o piloto decidiu que nesses fins de semana irá estar na terra do Tio Sam. No entanto, existe a ambição de voltar a vencer corridas após a dececionante temporada de 2022, na qual, o melhor resultado foi um 5º lugar em Spa. Em 2023, Filipe formará equipa com os britânicos Ben Hanley e Phil Hanson no carro 22 da equipa anglo-americana.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS