Ponto de situação dos surfistas portugueses no circuito mundial

Palex FerreiraAbril 3, 20242min0

Ponto de situação dos surfistas portugueses no circuito mundial

Palex FerreiraAbril 3, 20242min0
Em que situação está Frederico Morais, Teresa Bonvalot ou Yolanda Hopkins? Palex Ferreira coloca-te a par da situação de cada um

Em que situação estão os surfistas que correm os principais circuitos mundiais de surf? Falamos de Frederico Morais, Teresa Bonvalot, Kika Veselko, Nic Von Rupp, Yolanda Hopkins, entre outros.

O surfista português Frederico Morais está a ter um desempenho notável na World Surf League (WSL) este ano. de momento na asutrália no round 3, onde procura cimentar já a sua posição e ficar fora do cut, cut que é os mais abaixo do ranking, ficam fora do circuito e são relegados para os challengers series da WSL. Para competirem nos Challengers Series apenas é dado a quem consegue garantira pontuação mínima para tentar no fina da época subir ao maior circuito de surf profissional, o World Championship tour (WCT), ou seja, é compsoto pelos top 8 de cada zona (Havai, EUA, Europa, Austrália, etc), esta divisão serve como quase um segunda hipótese a quem compete nos WCT voltar a subir, o nível desta competição é do melhor que existe.

Na divisão feminina, temos a Teresa Bonvalot, Yolanda Hopkings e Kika Veselko a competir nestes dias no Caparica Surf Fest 2024, que é a ultima etapa do circuito europeu para tentarem subir de divisão e almejar a subida no final do ano ao WCT de mulheres.

O nível que Portugal tem na divisão feminina é muito forte, no ano passado Teresa ficou a um ugar, sim um lugar do ranking para subir ao WCT, Yolanda e KIKA, ambas já com um currículo invejável, Yolanda campeã europeia wsl em título, e a Kika campeã mundial júnior.

É expectável que num futuro muito próximo tenhamos mais atletas nacionais nas principais divisões mundiais de surf, o WCT.

Apesar destes nomes estarem muito bem posicionados, já temos mais atletas nacionais que têm vindo a subir muito de nível, e com a profissionalização do surf, cada vez Portugal acolhe mais ateltas mundiais para treinarem. o exemplo do caparicano Guilherme Ribeiro que se encontra a um lugar de se qualificar para poder competir nos Challengers Series 24, a todos desejamos a maior das sortes para que consigam elevar o nome bem alto no surf mundial.

Noutro circuito, temos um charger, nome que o surfistas dão aos atletas que surfam ondas grandes, e ondas muito fortes em bancadas de pedra, é o Nicolau Von Rupp de Sintra, que tem ao longo dos anos, colocado o seu nome bem alto, no que respeita a surf de ondas grandes, convidado para o Tudor Nazaré big wave, Eddie Aikau ( evento só com convidados de todo o mundo), e tem mostrado muito surf em ondas muito pesadas.

A todos eles bom trabalho e continuem.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS