Os eleitos para o Campeonato do Mundo de andebol 2023

Bernardo GalanteDezembro 27, 20223min0

Os eleitos para o Campeonato do Mundo de andebol 2023

Bernardo GalanteDezembro 27, 20223min0
Já temos os eleitos de Portugal para o Mundial de Andebol 2023 com Bernardo Galante a explicar quem são os jogadores que vão jogar pelas Quinas

A Federação de Andebol de Portugal anunciou, na semana passada, a lista de convocados escolhida por Paulo Jorge Pereira para o estágio de preparação para o Mundial 2023, que se realizará na Polónia e Suécia.

São dezanove os nomes chamados para o estágio antecedente ao Mundial de 2023, contudo, Gabriel Cavalcanti – irmão de Alexandre – não viajará para a Suécia e seguirá então para a seleção Sub20. No restante, é uma lista que não surpreende.

Gustavo Capdeville (SL Benfica), Manuel Gaspar (HBC Nantes) e Miguel Espinha Ferreira (Cesson-Rennes) irão fechar as balizas lusas frente a Islândia, Hungria e a República da Coreia no Campeonato do Mundo a ser realizado em 2023. No entanto, no que toca a guardiões internacionais, houve uma grande e inesperada mexida no mercado – Manuel Gaspar deixou o Sporting Clube de Portugal para ingressar nos franceses do Nantes, onde passa a ser companheiro de Pedro Portela e Alexandre Cavalcanti.

Nas laterais, notam-se as ausências de Bélone Moreira, Gilberto Duarte, Salvador Salvador e João Ferraz (devido a lesão), contudo, nem assim se desce a qualidade das opções. Francisco Costa (Sporting CP) e Diogo Silva (AIX) são os laterais-direitos convocados, a eles, na primeira linha, juntam-se Alexandre Cavalcanti (HBC Nantes), André Gomes (MT Melsungen), Fábio Magalhães (FC Porto), Miguel Martins (Pick Szeged) e Rui Silva (FC Porto). No entanto, Gabriel Cavalcanti foi chamado para resguardar a vaga de André Gomes, que chega mais tarde por compromissos no clube alemão.

Na ponta-direita, foram chamados Pedro Portela (HBC Nantes) e António Areia, enquanto, para o lado esquerdo cabe a responsabilidade à dupla portista, composta por Leonel Fernandes e Diogo Branquinho.

O trio de pivôs é composto pelos mesmos do costume, sendo que, desta feita, Daymaro Salina (FC Porto) fica de fora. Luís Frade (FC Barcelona), Alexis Borges (SL Benfica) e Victor Iturriza (FC Porto) foram os escolhidos.
“Este primeiro estágio é um momento de regressar a novas rotinas, trataremos de, em alguns detalhes, ver os atletas de forma diferente, tendo em conta que alguns terão duas semanas de repouso, outros terão uma semana e outros apenas dois dias”, sublinhou Paulo Pereira ao ZeroZero.

Comparando com a pré-convocatória que continha 35 nomes, registam-se as saídas de Diogo Rêma, Diogo Valério, André Sousa, Carlos Martins, Gabriel Viana, Miguel Alves, Francisco Tavares, Pedro Oliveira, Sérgio Barros, Tiago Sousa, Gonçalo Vieira, João Gomes e Ángel Hernández.

A seleção portuguesa de andebol começou o seu estágio no dia de ontem, 26 de dezembro, terminando o mesmo a 30 de dezembro em Rio Maior. Nestes dias estão marcas várias sessões de treino, que irão anteceder a participação na Gjensidige Cup, em Trondheim, antes de rumar a Kristianstad com vista ao Campeonato do Mundo de Andebol.

Portugal está inserido no Grupo D do Campeonato do Mundo, perante a concorrência da República da Coreia, Islândia e Hungria, começando a sua campanha na competição no dia 12 de janeiro, frente à seleção islandesa.

Calendário | Seleção A Masculina:

Gjensidige Cup

05.01.2023 – 18h15 – Noruega x Portugal
07.01.2023 – 13h15 – Estados Unidos da América x Portugal
08.01.2023 – 13h15 – Portugal x Brasil

IHF World Championship 2023

12.01.2023 – 19h30 – Islândia x Portugal, RTP2
14.01.2023 – 17h00 – Portugal x Coreia do Sul, RTP2
16.01.2023 – 19h30 – Portugal x Hungria, RTP2


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS