Qual vai ser a equipa surpresa da próxima época da NBA?

João FerreiraJulho 30, 20185min0

Qual vai ser a equipa surpresa da próxima época da NBA?

João FerreiraJulho 30, 20185min0
Qual será a equipa surpresa deste ano? Veremos qual destas três equipa é que vai ser a principal surpresa.

Todos os anos há equipas surpresa, na melhor liga de basquetebol do mundo. Se o ano passado, houve equipas que surpreenderam como os Utah Jazz, com Donovan Mitchell em grande forma, e os Indiana Pacers, com Victor Oladipo, veremos quem serão este ano.

Todos os anos, durante/após a free agency fica a curiosidade para perceber quem é que foram as equipas que melhor se reforçaram e que melhor se encontram para enfrentar os desafios que são recorrentes na NBA.

Neste artigo, não vamos abordar as equipas que são certezas ou possíveis certezas nos playoffs da próxima temporada. Abordaremos sim as equipas que vão ser a grande surpresa da época

Dallas Mavericks: uma jovem, mas experiente surpresa

Estranho ter esta equipa na primeira posição para equipa surpresa? Olhando apenas para o ano passado seria, realmente, uma surpresa esta equipa conseguir ir aos playoffs este ano. No entanto existem muitas diferenças desde a equipa do ano passado para esta.

A equipa texana, campeã em 2011 (frente à super-equipa dos Miami Heat), que o ano passado tinha ficado num mísero 13º lugar da Conferência Oeste, ficou, este ano com um dos jogadores mais entusiasmante do Draft, Luka Doncic.

Foi MVP de Outubro  da Euroliga aos 19 anos, por um Real Madrid recheado de estrelas europeias. Pegou de estaca na equipa madrilena desde os 17 anos, o que revela bem o potencial que este jogador esloveno tem. 

Mas a equipa dos Mavs não se baseia apenas no jogador europeu! Esta free agency foi muito proveitosa para a turma de Dallas. Para além do Draft, receberam o experiente e sempre competente poste DeAndre Jordan.

O antigo membro do Big-3 dos LA Clippers viu uma oportunidade de crescer noutra equipa sem ser a equipa de California. Nos Mavs terá dois bases muito criativos e capazes de alimentarem a sua fome de bola junto à tabela (Doncic e Dennis Smith Jr.).

Para além destes 3 jogadores acredito piamente no aparecimento de um novo valor da NBA com o mesmo nome de outro grande jogador que já está a deixar a sua marca. É europeu, é grego, é um Atetokounmpo, mas é um Kostas Atetokounmpo. Este monstro é demasiado parecido com o irmão para ser verdade. Uma verdadeira bisarma que não tem problemas em jogar junto do cesto mas que também tem lançamento de 3 pontos (uma vantagem sobre o irmão). Vamos ver os estragos que faz em Dallas.

Uma desvantagem para o Mavs (e não querendo parecer ingrato) é a assinatura de um novo contrato com Nowitzki. Foi um jogador tremendo mas está numa fase da carreira onde a mobilidade é demasiado lenta para conseguir jogar. Fica o repto para a possível retirada a qualquer momento.

Denver Nuggets: a futura grande surpresa da NBA

A equipa do quase nos últimos dois anos! Ingrata a luta da equipa de Denver que ficaram sempre para trás no último jogo da época regular, mas que serviu muito para construírem um grupo forte e coeso, bem trabalhado e com ideias muito bem estruturadas.

Se existem muitas certezas nesta equipa como um dos melhores postes da NBA, Nikola Jokic ou o canadiano Jamal Murray, existem alguma dúvidas como é que a equipa vai superar a saída de alguns jogadores que eram muito importantes para a equipa como Wilson Chandler ou Kenneth Faried.

No entanto, esta equipa ficou com um dos jogadores mais brilhantes da NBA no Draft: Michael Porter Jr. O jogador norte-americano ficou para 16ª pick devido às dúvidas existentes em relação à condição física; porém, é um jogador que tem potencial para ser um All-Star daqui a 3/4 anos (se tanto, e se não tiver os problemas físicos que muitos olheiros previram).

A verdade é que Denver mexeu-se bem e ficou com um jogador que devia ter ficado em Boston mas que acabou por ser trocado para Kyrie poder vestir verde: Isaiah Thomas! O pequeno jogador não teve passagens felizes por Cleveland e pelos Lakers mas ninguém se esquece dos jogos fantásticos que fez em Boston. Um jogador fabuloso que, bem aproveitado pode, e vai dar, muito aos Nuggets.

Um futuro All-Star? (Foto:ESPN)

Chicago Bulls: a estranha surpresa

Ai, os Bulls!… Aquela equipa do touro vermelho, por onde passou o melhor jogador de sempre da NBA… Aquela equipa que fazia jogos magníficos… Aquela equipa que teve o MVP mais jovem de sempre…

Os últimos anos não têm sido nada representativos da história que os Bulls já tiveram. Discussões no balneário, ataques constantes ao treinador, um front office fraco. Tudo o que podia correr mal, correu aos Bulls.

Será este ano? Vamos lá ver: os Bulls receberam um alta pick do Draft, Wendell Carter Jr., mantiveram, até ver Zach LaVine (o melhor jogador da equipa) e ainda fizeram uma troca improvável ao receberem Jabari Parker.

Ainda têm um dos melhores rookies do ano passado, Lauri Markannen e mantêm jogadores como Kris Dunn e Denzel Valentine.

Pode não ser uma super equipa, mas tendo em conta o valor das equipas da Conferência Este, esta equipa dos Chicago Bulls vêm aqui uma muito boa oportunidade para conseguirem atacar um lugar nos playoffs do próximo ano.

O que é facto é que esta equipa tem muito valor (com um 5 inicial com Kris Dunn, Zach LaVine, Lauri Markannen, Jabari Parker e Robin Lopez pode ser temível) e pode vir a ser capaz de ser a principal surpresa não só na Conferência Este mas também na Conferência Oeste.

Será que os Bulls vão conseguir ultrapassar os maus últimos tempos?


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter