Os vencedores da Trade Deadline 2025 da NBA
Passando 1 semana pós a semana louca da Trade Deadline do mercado de trocas da NBA decidi eleger os clubes que foram vencedores em relação a essas movimentações nesse período. Depois noutro artigo irei fazer dos derrotados, por isso vamos lá falar dos principais vencedores:
Cleveland Cavaliers: Foram buscar o DeAndre Hunter que está a fazer uma bela época e está a ser dos principais candidatos ao prêmio 6 Man (suplente do ano) e que vai dar á equipa dos Cavaliers uma boa opção de lançamento de triplo (em que está com uma eficácia de 40%) e vai ser uma peça defensiva de perímetro que era algo que a equipa necessitava. Em troca os Cavaliers deram apenas picks de 2ª ronda e picks swaps (que provavelmente não serão aplicadas) e Caris LeVert (que acabava contrato) e G. Niang (que com a recuperação do D. Wade iria perder minutos na rotação e espaço para jogar) ou seja não gastaram muita coisa para ter o DeAndre Hunter que pode elevar o nivel da equipa.
San Antonio Spurs: Outra equipa que aproveitou esta deadline para buscar uma necessidade que era na posição de base. Porque o S. Castle ainda é novo (aliás ele é rookie) e o Chris Paul obviamente com idade não vai jogar por muitos anos para além da sua previsível decaída física e de qualidade. Por isso os texanos foram buscar D. Fox que era um base estrela da equipa de Sacramento que tinha pedido para sair dos Kings, e com isso (e também com ajuda dos Bulls) os Spurs conseguiram fazer a troca em que não prescindiram de bons jogadores ativos da sua equipa e até deram os jogadores trocáveis como Tre Jones (que acabava contrato e com a vinda do Fox não fazia sentido a sua permanência) e Zach Collins (que perdeu bastante espaço da rotação e o contrato ficou algo pesado) e deram 4 picks de 1ª ronda (que algumas deram são de baixo valor) e 3 picks de 2ª ronda.
Los Angeles Lakers: Só na troca do Luka Doncic faz dos Lakers uns vencedores desta Deadline e não é só por causa de terem buscado este jogador, como o negócio em si é dito por muita gente que foi um “roubo”. Porque os Lakers deram Anthony Davis que atenção é um belo jogador e de enorme nível (talvez top 15 dos melhores do mundo), Max Christie que até está a fazer uma época de afirmação na NBA e apenas 1 pick de 1ª ronda. Sim mencionei a palavra “apenas” porque a meu ver neste negócio um jogador do nivel do Luka Doncic (top 4 ou 5 do mundo) e com apenas 25 anos, devia ter custado mais que apenas 1 pick de 1ª Ronda por isso aproveitaram bem esta grande oportunidade de negócio que os Dallas (de mão beijada) deram á equipa dos Lakers.
Los Angeles Clippers: Já esta equipa de LA fizeram trocas cirúrgicas sem gastar os principais ativos do plantel e deram picks de 2ª ronda. Resumidamente trocaram PJ Tucker (que não jogava), Mo Bamba (que teve mais outra época que não correspondeu), Terance Mann (que antes do regresso do Kawhi já tinha perdido a titularidade e agora com o regresso do mesmo perdeu ainda mais minutos e também estava a ter das suas piores épocas da carreira) e Bones Hyland (base que praticamente não contava) por Drew Eubanks (para ser o poste suplente) e Bogdan Bogdanovic (base experiente para vir do banco, que será um belo contribuidor de pontos e de playmaking que era algo necessário na equipa)
Miami Heat: É verdade que o pacote que receberam pela sua grande estrela Jimmy Butler não é assim muito especial, mas temos que ter em conta ao contexto/novela que foi causado pelo próprio jogador que não ajudou em nada a sua valorização para a sua troca. E com isso os Heat até tiveram um bom retorno com o Wiggins (que até estava a fazer uma boa época), Kyle Anderson (que será boa peça a vir do banco) e Davion Mitchell (bom base defensivo) e ainda receberam 1 pick de 1ª ronda protegida dos Warriors. Também de anotar que com esta troca os Heat baixaram o seu payroll e saíram da 1ª Apron.
Por fim menção honrosa para os Pelicans que conseguiram resolver a questão do Ingram ao trocar para os Raptors e que ainda sacaram 1 pick de 1ª ronda e um poste como Olynyk e também conseguiram sair da zona da Lux Tax, que com isso a equipa.