Os playoffs da NBA 2023/2024 estão (quase) aí!
Entramos no primeiro mês da postseason da NBA com um mix de certezas (poucas) e dúvidas (muitas mais), com menos de 10 jogos para cada equipa disputar na época regular e a apenas duas semanas do início do play-in. Mas afinal, o que é que já se pode esperar da segunda metade de abril, quando os playoffs da NBA estão quase a chegar?
OS CELTICS TERÃO VANTAGEM EM CASA
Contra qualquer oponente. Após mais uma offseason incontestavelmente bem-conseguida de Brad Stevens, a equipa de Boston voltará a ser uma das principais favoritas ao título. Porém, a incapacidade recente dos verdes em levar o troféu para casa coloca uma pressão acrescida a um plantel que deverá terminar a temporada com mais de 60 vitórias e, assim, ter vantagem caseira em qualquer confronto nas rondas a este ou numa hipotética final frente ao vencedor da conferência oeste. Será desta que Tatum e Brown afastam os fantasmas (*tosse, tosse* Miami Heat *tosse, tosse*)?
KP put up a double-double tonight and dominated both ends of the floor making him tonight's @Gatorade Player of the Game 💪 pic.twitter.com/8WN3sSTIPU
— Boston Celtics (@celtics) March 30, 2024
O PLAY-IN MAIS COMPETITIVO ATÉ À DATA
Num final de época mais marcado por vários elencos a tentarem escapar à lotaria do torneio de acesso às duas últimas vagas dos playoffs, do que pela luta por uma entrada no mesmo (os Rockets não deverão conseguir empurrar os Warriors do 10º lugar por terem um calendário bem mais complicado pela frente, os Nets já demasiado longe dos Hawks e quase matematicamente fora da corrida), o desfecho do play-in, principalmente a oeste, será completamente imprevisível. À data, Lakers e Warriors, campeões em 2020 e 2022 e equipas de LeBron James e Steph Curry, protagonizariam uma reedição do mesmo torneio em 2021, desta vez com uma das equipas a ficar automaticamente eliminadas da corrida à verdadeira postseason. A outra equipa enfrentaria o derrotado entre Kings, de Sabonis e Fox, e Suns, de Durant, Booker e Beal, num autêntico mata-mata que valeria o 8º lugar da conferência. Isto sabendo que tanto Mavericks de Doncic e Irving e Pelicans de Zion e Ingram não estão ainda a salvo de ter de disputar o torneio, apenas 2 jogos à frente de 7ºs e 8ºs.
No este, os confrontos poderão não ser tão entusiasmantes, principalmente o duelo entre Bulls e Hawks, com registos negativos e consideravelmente inferiores aos de 8º, 7º e demais classificados. Ainda assim, ao dia de hoje, a partida entre os dois primeiros do play-in da costa leste oporia os Heat de Butler e Adebayo frente aos 76ers do quase garantidamente já regressado Joel Embiid. O vencedor desse confronto, que ainda poderá ter Indiana Pacers ou Orlando Magic como protagonistas (Knicks e Cavs matematicamente possível, mas logicamente improvável), evitará defrontar a melhor equipa da época regular na 1ª ronda, tendo como adversário mais plausível os Bucks de Giannis e Lillard.
Buckets in Brooklyn: ROLL IT 🎞️ pic.twitter.com/N3hXWhRBdb
— Los Angeles Lakers (@Lakers) April 1, 2024
NOVAMENTE PLAYOFFS SUPER COMPETITIVOS
A tendência de nenhum campeão repetente nos últimos 5 anos, nem sequer presenças em finais consecutivas, se manter parece pouco ameaçada. E, ainda que Nuggets possam repetir o conquistado em 2023, as probabilidades de terem mais dificuldade em reerguer o troféu e de os envolvidos proporcionarem imenso espetáculo estão altíssimas. Nikola Jókic, Jayson Tatum, Shai Gilgeous-Alexander, Anthony Edwards, Giannis Antetokounmpo, Donovan Mitchell, Kawhi Leonard, Jamal Murray, Jaylen Brown, Damian Lillard, Paul George, Kristaps Porzingis ou James Harden. Um elenco de estrelas com nomes já confirmados, ou a meros dias de o serem, que estarão presentes nuns playoffs que arrancam já este mês.